Cruzeiro
None

AMÉRICA

'Homem das assistências', Eduardo quer que América aproveite 'queda de moral' do Cruzeiro

Emprestado pelo Fluminense até o final do ano, meia já teve nome registrado no BID e pode estrear neste sábado, às 16h, no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro

postado em 27/05/2016 16:30 / atualizado em 27/05/2016 17:21

Rodrigo Clemente/EM
Recém-chegado ao América, o meio-campista Eduardo vive a expectativa de estrear pelo clube justamente num clássico contra o Cruzeiro. E, apesar das atuações irregulares do Coelho no Campeonato Brasileiro, o jogador quer se aproveitar da instabilidade do rival, que vem de uma derrota por 4 a 1 para o Santa Cruz, para vencer o duelo deste sábado, às 16h, no Mineirão.

“A gente sabe que, quando se vem de uma goleada, o moral baixa um pouco. A gente sabe que está tendo muitos jogos seguidos. Eles vêm de uma viagem também.  Jogamos aqui em Belo Horizonte (empate por 1 a 1 contra o Vitória), então a gente está, teoricamente, um pouco mais descansado. Então vamos tentar aproveitar isso para conseguir esses três pontos”, disse.

Eduardo só participou de um jogo na temporada até agora, quando ainda defendia o Fluminense, clube que o emprestou ao América. Apesar da expectativa de jogar contra o Cruzeiro, o meia admite que a falta de ritmo deve atrapalhar.

“Ritmo de jogo é fundamental. Não joguei muitas partidas este ano, mas vinha treinando normalmente. A gente sabe que para aguentar no ritmo os 90 minutos é difícil, principalmente para quem não vem jogando. Mas creio que dá para jogar grande parte do jogo, se ele (Givanildo Oliveira) optar por mim, e vamos ver até onde dá”, analisou.

O técnico Givanildo Oliveira não descartou a possibilidade da entrada de Eduardo, mas desconversou sobre quem será titular no clássico.

“No momento em que nós estamos atravessando, de jogo em cima de jogo, sem tempo para fazer um treino adequado, principalmente para os que chegaram agora, a escalação depende muito da conversa antes do jogo e depois na preleção. O Eduardo faz parte disso. Já está em condições, e nós estamos pensando no melhor time para esse jogo, já que o tempo foi muito curto do jogo passado para este”, disse o comandante.

Homem das assistências

Felipe Oliveira/EC Bahia/Divulgação
Se Eduardo jogar neste sábado, o América ganhará um armador que vem de boa temporada com a camisa do Bahia em 2015. Em 26 partidas com a camisa tricolor pela Série B do ano passado, o meio-campista marcou apenas um gol, mas chamou a atenção pelo número de assistências: nove.

Questionado sobre suas características, Eduardo não hesitou ao destacar que prefere atuar centralizado.

“Minha posição de origem é a de meia centralizado. Se precisar jogar pelos lados também, não tem problema. Mas minha função de origem é ali no meio, para poder articular as jogadas e dar assistências para os atacantes também. (Dar assistências) sempre foi a minha maior característica. Às vezes, muitos cobram para eu poder fazer mais gols. Mas, como foi nas Séries B de 2014 e 2015, eu briguei para ser o líder de assistências, e agora não é diferente”, afirmou.

Para o jogo contra o Cruzeiro, Eduardo terá a concorrência de Rafael Bastos pela faixa central do meio de campo. Se entrar como titular, o novo reforço pode substituir o atacante Victor Rangel, que foi colocado como dúvida pelo técnico Givanildo Oliveira. Com isso, Bastos seria deslocado para a direita e Tiago Luís jogaria como referência do ataque.

América e Cruzeiro fazem “jogo de seis pontos” neste sábado, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Empatados com um ponto, Raposa e Coelho ocupam a 18ª e a 19ª posições, respectivamente, e lutam para sair da zona de rebaixamento.

Tags: eduardo raposa coelho classico seriea cruzeiro cruzeiroec futnacional interiormg americamg