Cruzeiro
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Tropeços de rivais facilitam a vida do Cruzeiro

Empate entre Corinthians e Fluminense e tropeço do São Paulo diante do Figueirense deixam Cruzeiro ainda mais tranquilo na liderança

postado em 31/08/2014 19:35

Gustavo Marcondes /Correio Braziliense

Alexandre Guzanshe/CB/D.A Press

Quando o Campeonato Brasileiro parou para o recesso da Copa do Mundo, depois da nona rodada, o Cruzeiro já liderava a competição. Naquele momento, somava 19 pontos. A perseguição dos principais concorrentes ao título, porém, era ferrenha. Apenas três pontos atrás, Internacional, São Paulo, Corinthians e Fluminense, todos com 16, se apresentavam como fortes candidatos ao troféu. Nove jogos depois, as mesmas quatro equipes seguem a Raposa, mas a sensação é que nenhuma delas terá fôlego para atrapalhar o bicampeonato dos comandados de Marcelo Oliveira. Após o resultados de ontem, o segundo colocado, Internacional, está a oito pontos do líder.

O empate entre Corinthians e Fluminense, ontem, por 1 x 1, no Itaquerão, e o tropeço do São Paulo diante do Figueirense, também 1 x 1, em Florianópolis, deram o tom de como anda este Brasileirão: enquanto o Cruzeiro passeia com vitórias depois de vitórias — já são quatro seguidas, a última delas os 4 x 2 sobre a Chapecoense, no sábado —, os rivais sofrem com uma regular irregularidade.

O São Paulo, que iniciou a rodada na vice-liderança, viu a sequência de quatro vitórias interrompida ontem pelo empate com o Figueirense. Após perder vários gols no primeiro tempo, o tricolor viu o time catarinense abrir o placar com Giovanni Augusto, logo no início da etapa final. A igualdade só veio em cobrança de pênalti de Rogério Ceni, no fim da partida. O time paulista deixou, assim, a segunda posição para o Inter, que voltou a vencer, no sábado (1 x 0 sobre o Palmeiras), depois de duas derrotas seguidas.

Corinthians e Fluminense, que também já ocuparam o posto de principal perseguidor ao Cruzeiro, tinham o dever de vencer o jogo de ontem para se reafirmar como candidatos ao título, mas ficaram no 1 x 1 e devem brigar mesmo pelo posto no G-4, hoje com os paulistas. O Timão, que não conseguiu vencer duas partidas seguidas desde o recomeço pós-Copa, está a 10 pontos da Raposa, enquanto o tricolor carioca, que só ganhou uma das últimas cinco partidas, tem 12 de desvantagem para o líder.

Recordes

A uma rodada do fim do primeiro turno, o time celeste tem até o momento a maior folga na liderança neste momento do campeonato. Desde que o Brasileirão passou a ter 20 times na era dos pontos corridos, em 2006, a equipe que chegou à metade do torneio com mais pontos de vantagem sobre o vice-líder foi o São Paulo, em 2007, seis à frente do Botafogo naquela ocasião. O tricolor paulista venceu o torneio com quatro rodadas de antecedência.

A Raposa ainda pode bater o recorde de pontos em um turno do Brasileirão (com 20 equipes). Se vencer o Fluminense, no próximo domingo, no Maracanã, chegará aos 45 e baterá a marca do Atlético-MG de 2012, que fez 42 nas primeiras 19 rodadas. No caso de empate com o tricolor carioca, o Cruzeiro igualaria a marca do grande rival.