Cruzeiro
None

Cruzeiro joga futebol de pouca inspiração e sai derrotado pelo Fluminense por 2 a 1

Tricolor Carioca dá um salto na tabela e a Raposa segue no meio, sem engrenar

postado em 07/09/2011 23:49 / atualizado em 08/09/2011 01:34

VIPCOMM/Divulgação


O Cruzeiro ainda não apresenta evolução na “era Emerson Ávila”. Na noite desta quarta-feira, atuando como mandante, a equipe celeste teve uma apresentação ruim e foi derrotada pelo Fluminense por 2 a 1. Fred marcou de pênalti no primeiro tempo e abriu o marcador. Marquinho ampliou na segunda etapa. Montillo foi o autor do tento da Raposa, no Parque do Sabiá, em Uberlândia.

A 22ª rodada está em andamento – três jogos acontecem nesta quinta feira -, mas o Cruzeiro já sabe a sua posição: 12º, com 28 pontos. O Fluminense sobe na tabela e fica em 6º, com 34 pontos. Na próxima rodada, a Raposa desafia o Santos, na Vila Belmiro, sábado. O Tricolor Carioca recebe o Corinthians, no domingo.




Domínio carioca com jogo aéreo

Apesar de o palco do jogo ser o Parque do Sabiá, o Fluminense era quem parecia ser o mandante. A equipe de Abel Braga detinha o comando das ações ofensivas no primeiro tempo e buscava o primeiro gol com mais afinco. As jogadas aconteceram sobretudo pelo lado esquerdo da defesa celeste, onde Gabriel Araújo tinha dificuldades na marcação.

Sem poder de articulação no meio-campo – Montillo era a única peça que tentava boas jogadas – e com pouca movimentação do setor ofensivo, o Cruzeiro esteve preso na defesa e trabalhava para não tomar gol.

Logo aos cinco minutos, a equipe carioca já assustava. Carlinhos cruzou da esquerda, mas a bola não foi bem colocada e Fred não alcançou. A origem do lance foi um erro de saída de bola celeste. Seis minutos depois, um cruzamento foi certeiro. O zagueiro Leandro Euzébio se posicionou bem, atrás de Léo, mas testou para fora.

VIPCOMM/Divulgação
Parecia fácil girar a bola no setor defensivo da Raposa. Aos 15 minutos, Ciro recebeu bola invertida dentro da área e finalizou. Mas o chute não ganhou força suficiente para bater Fábio, que defendeu.

O Cruzeiro chegou ao seu primeiro chute da partida aos 20 minutos, com Montillo. O meia, no entanto, não teve sucesso. Quem deu trabalho foi, novamente, o Tricolor Carioca. Marquinho fez bom cruzamento da direita e Fabrício conseguiu salvar, mandando a bola para escanteio.

Se, pelo alto, não entrava, o argentino Lanzini tentou com um chute longo. Após roubar a bola de Fabrício, ele arriscou mas não obteve êxito. Assim como Charles, do lado oposto do gramado. O volante celeste finalizou de longe e a bola foi para fora.

Insistência vira gol, mas de pênalti

O Fluminense criava mais oportunidades e conseguiu sair em vantagem no marcador. Aos 33 minutos, Léo segurou Fred, que caiu dentro da área. Guilherme Ceretta apontou a penalidade. O próprio atacante, ex-Cruzeiro, cobrou e fez a torcida carioca feliz. Fred preferiu não comemorar.

Depois do gol, houve uma boa oportunidade para cada equipe. Ciro teve chance de ampliar. Ele recebeu passe na área e bateu na saída de Fábio. A bola explodiu no goleiro celeste e a defesa aliviou o perigo.

O Cruzeiro tentou ter mais poder ofensivo mas falhava na criação de jogadas. Aos 44 minutos, Keirrison sofreu falta na entrada da área. Montillo teve boa chance mas cobrou para longe do gol de Cavalieri.

Cruzeiro volta do intervalo mais ousado

No intervalo, Emerson Ávila optou por tirar duas peças que não estavam bem no primeiro tempo para lançar o Cruzeiro ao ataque. Saíram Gabriel Araújo e Anselmo Ramon. Entraram Élber e Roger, que começou bem a segunda etapa.

O Cruzeiro passou a se movimentar melhor no setor ofensivo. Aos 10 minutos, Roger driblou Gum e finalizou perigosamente, mas a bola foi para fora. Antes, Keirrison também tinha assustado, obrigado Diego Cavalieri a fazer uma boa defesa.

Fluminense marca o segundo

O Cruzeiro tentava o empate, mas ele ficou ainda mais longe, apesar do bom começo de segundo tempo.

Aos 15 minutos, Lanzini achou Fred na cara do gol. O camisa 9 finalizou e Fábio fez ótima defesa. Na sequência do lance, o Fluminense continuou com a posse de bola. Da intermediária, saiu um bom cruzamento para Marquinho, livre, finalizar e aumentar a vantagem tricolor.

Para piorar a situação celeste, Fábio deixou o campo aos 20 minutos. Ele havia tomado uma pancada na cabeça e não se sentia bem em campo, optando por ser substituído. Rafael foi acionado.

Correio de Uberlândia
Montillo é o ponto de lucidez

No seu pior momento da partida, o Cruzeiro conseguiu marcar um gol. Montillo demonstrou que é o diferencial do time celeste e chamou a responsabilidade. Em jogada individual na intermediária, ele abriu espaço e bateu no cantinho de Diego Cavalieri, que não alcançou, aos 24 minutos.

Abel Braga resolveu reforçar a defesa e colocou o zagueiro Digão no lugar de Lanzini, aos 34 minutos. A partida caminhava para o fim sem grandes lances de emoção. Mas Montillo tentava o gol de empate. Aos 33 minutos, o argentino fez boa jogada individual, mas bateu sem equilíbrio, facilitando a vida de Diego Cavalieri.

Cruzeiro 1 x 2 Fluminense

Cruzeiro
Fábio (Rafael, aos 21º do 2ºT); Marquinhos Paraná, Naldo, Leo e Gabriel Araújo (Élber, intervalo); Leandro Guerreiro, Fabrício, Charles e Montillo; Keirrison e Anselmo Ramon (Roger, intervalo)
Técnico: Emerson Ávila

Fluminense
Diego Cavalieri, Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Diogo, Rodrigo, Marquinho e Lanzini (Digão, aos 31min do 2ºT); Ciro (Rafael Sóbis, aos 31min do 2ºT) e Fred (Rafael Moura, aos 36min do 2ºT)
Técnico: Abel Braga

Motivo: 22ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Parque do Sabiá, em Uberlândia
Data: 7/9/2011 (quarta-feira), às 21h50
Árbitro: Guilherme Ceretta de Lima
Assitentes: Emerson Augusto de Carvalho e Rogério Pablos Zanardo
Gols:
Fred (FLU), de pênalti, aos 34min do 1ºT;
Marquinho (FLU), aos 17min do 2ºT;
Montillo (CRU), aos 24min do 2ºT
Cartões amarelos: Marquinho (FLU) e Marquinhos Paraná (CRU)
Cartão vermelho: Não houve