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Contrato de fidelização assegura ao Cruzeiro vantagens no novo Mineirão

Por mandar 100% dos jogos no estádio, clube celeste terá mais camarotes, não pagará aluguel e terá espaços exclusivos para seu torcedor, como loja oficial e bar temático

postado em 14/11/2012 15:41 / atualizado em 14/11/2012 16:25

Gilmar Laignier/Superesportes

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O Cruzeiro oficializou, nesta quarta-feira, o acordo para mandar 100% dos seus jogos no Mineirão. O Superesportes apurou com o presidente da Minas Arena, Ricardo Barra, e o diretor de marketing do Cruzeiro, Marcone Barbosa, alguns detalhes do contrato, não revelados na apresentação do acordo.

Exclusividade

Por ter assinado um contrato de fidelidade com o Mineirão, o Cruzeiro terá alguns benefícios no estádio. A loja oficial, o bar temático e o museu, por exemplo, foram cedidos sob a condição de o clube jogar 100% dos seus jogos no estádio. “Não é previsto em contrato de concessão ceder ao clube uma loja, como foi cedida ao Cruzeiro, isso é um benefício pela fidelização”, explicou Ricardo Barra.

O benefício não fere o edital de parceria público-privada, pois, na teoria, não há privilégio ao Cruzeiro, uma vez que todos os clubes podem fechar o mesmo acordo de fidelização com o estádio. Mas, na prática, o Atlético não poderá assinar um contrato com a Minas Arena para mandar 100% das partidas, já que mandará prioritariamente seus jogos no Independência. Dessa forma, o Cruzeiro deverá ser o único clube a atrelar sua marca ao estádio, por meio de tais espaços comerciais.

Aluguel

Segundo o presidente da Minas Arena, o Cruzeiro não pagará aluguel para jogar no estádio. Os clubes que não fizerem contrato de fidelização têm duas opções. Uma é assinar o contrato por partida padrão, que oferece condições iguais para qualquer clube do mundo que queira jogar no Mineirão. Nesse caso, o aluguel padrão é de 10% da renda da partida e os clubes lucram com o restante da bilheteria e com o estacionamento em seus jogos. Outra opção é tentar acordo pontual para abonar a taxa de 10% de aluguel, desde que haja outros benefícios para a concessionária, a serem negociados. O Atlético mantém conversas com a Minas Arena para tentar o segundo tipo.

Camarotes

O contrato padrão por partida no estádio prevê que o clube que mandar seu jogo no Mineirão receba um camarote para acomodar a diretoria e seus convidados naquele duelo. Por causa da exclusividade, o Cruzeiro terá direito a três camarotes por partida para vender e explorar patrocinadores em seus jogos, além de acomodar a diretoria e convidados. “O camarote cedido aos clubes que jogarem no estádio terá um critério diferente para o Cruzeiro, pois o clube terá três camarotes para trabalhar com patrocinadores, por causa da fidelização”, ratificou Ricardo Barra.

Receita

Qualquer clube que jogar no Mineirão por meio do contrato padrão lucrará com a receita líquida do estacionamento e com sua própria bilheteria, da qual terá à disposição 54 mil ingressos para comercializar. O modelo de aluguel do estádio é o mesmo adotado no Independência, por exemplo, de 10% da renda da partida. A diferença é que, no Horto, o Atlético divide os lucros com a BWA em partidas de outros clubes. Já no Mineirão, o Cruzeiro não terá lucros em jogos de outros times, mas terá espaços de exploração comercial (mais camarotes, loja, bar temático) em seus jogos, além de não pagar o aluguel.