Cruzeiro
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

No jogo da taça, Cruzeiro é surpreendido e perde para o Bahia no Mineirão

Derrota não desanimou a torcida, que fez coro de "tricampeão" na despedida de BH

postado em 01/12/2013 19:07 / atualizado em 01/12/2013 23:04

Gustavo Andrade /Superesportes

Ramon Lisboa/EM/DA Press

No dia de receber a taça do tricampeonato nacional, o Cruzeiro não completou a festa com uma vitória, mas a torcida não demonstrou qualquer desânimo. Em sua despedida do Mineirão nesta temporada, o time celeste saiu atrás no placar, buscou o empate, mas foi derrotado por 2 a 1 pelo Bahia, com um gol aos 45 minutos do segundo tempo.

Embora o Cruzeiro tenha dominado todo o primeiro tempo, foi o Bahia quem balançou as redes na etapa inicial, com Marquinhos Gabriel. Já nos minutos finais de jogo, Vinícius Araújo empatou, mas Anderson Talisca impôs a segunda derrota cruzeirense no Mineirão em 2013. O Tricolor de Aço jamais havia derrotado a Raposa no Gigante da Pampulha em 20 jogos disputados até este domingo.

Campeão brasileiro com quatro rodadas de antecedência, o Cruzeiro encerrará sua participação na competição diante do Flamengo, no Maracanã. O duelo entre o dono da taça do Brasileirão e o vencedor da Copa do Brasil poderá ter data alterada, e ser realizado no sábado. Já o Bahia acabou com as chances de rebaixamento, assegurando a permanência na Primeira Divisão. Na última rodada, o Tricolor receberá o desesperado Fluminense em Salvador.

Surpresa baiana

Na festa da entrega da taça, dois protagonistas do título se despediram ainda no primeiro tempo. Artilheiro do Cruzeiro ao lado de Borges, Ricardo Goulart se chocou com o goleiro Marcelo Lomba e foi substituído por Willian. Mais tarde, Everton Ribeiro, eleito o craque do Brasileirão, se queixou de dor na coxa e deu lugar a Júlio Baptista.

Quem muito comemorou na etapa inicial foi Marquinhos Gabriel. O meia do Bahia recebeu passe preciso de William Barbio e tocou na saída de Fábio, abrindo o placar aos 14 minutos.

Em desvantagem, o Cruzeiro se lançou ao ataque para buscar o empate. Embora tenha pressionado muito, a equipe teve dificuldades para ameaçar o goleiro Marcelo Lomba. Já Fábio foi acionado para difícil defesa em chute de longe de Anderson Talisca.

Aos 36 minutos, a insatisfação dos jogadores do Cruzeiro com o placar se estendeu a arbitragem. Em jogada de Dagoberto pela direita, Titi caiu na área e o camisa 11 pênalti ao se chocar com o zagueiro do Bahia. No entanto, o árbitro nada marcou. Logo depois, o time celeste teve sua melhor chance no primeiro tempo. Em falta cobrada da intermediária, Souza se posicionou por trás da zaga e cabeceou rente à trave. O volante ainda esteve perto de marcar em cobrança de falta que exigiu boa defesa de Marcelo Lomba.

Bahia não resiste à pressão, mas marca no fim

O Cruzeiro voltou para do intervalo disposto a completar a festa com um triunfo. O segundo tempo foi de grande pressão e a jogada aérea, a principal alternativa de ataque do time celeste.

Borges teve boa chance aos 8 minutos, quando William Barbio errou na tentativa de despachar para o ataque. A bola sobrou para o camisa 9, que finalizou por cima do gol. Em novas investidas do Cruzeiro, o goleiro Marcelo Lomba se tornou um dos protagonistas da partida. Num escanteio cobrado por Dagoberto, Júlio Baptista cabeceou com força e o goleiro se esticou para a defesa.

Aos 25 minutos, o Cruzeiro conseguiu superar o goleiro do Bahia, mas o gol foi anulado. Em lance confuso na área, Vinícius Araújo, em posição irregular, desviou para o gol, obrigando Marcelo Lomba a fazer uma defesa incrível. Na sobra, Souza balançou as redes, mas o jogo já estava paralisado.

Mesmo com a derrota parcial, a torcida celeste não demonstrou desânimo. Trocas de passes foram acompanhadas do coro de “olé”. O grito de “tricampeão” também ecoou nas cadeiras do Gigante da Pampulha.

A torcida teve mais motivos para festejar aos 39 minutos do segundo tempo. Dagoberto cobrou escanteio, Bruno Rodrigo cabeceou e Vinícius Araújo empurrou para o gol: 1 a 1. A festa só não foi completa porque Anderson Talisca, em contra-ataque do Bahia, marcou o gol da vitória do Bahia, que se mantém na Série A.

Cruzeiro 1 x 2 Bahia

Cruzeiro

Fábio; Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Lucas Silva e Souza; Everton Ribeiro (Júlio Baptista), Ricardo Goulart (Willian) e Dagoberto; Borges (Vinícius Araújo)
Técnico: Marcelo Oliveira

Bahia
Marcelo Lomba; Rafael Miranda, Titi, Demerson e Raul; Fahel, Hélder, Anderson Talisca e Marquinhos Gabriel (Diones); William Barbio (Fabrício Lusa) e Fernandão (Souza)
Técnico: Cristóvão Borges

Motivo: 37ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Mineirão
Data: 1º de novembro (domingo)
Gols: Marquinhos Gabriel, aos 14 minutos do 1º tempo; Vinícius Araújo, aos 39 minutos; e Anderson Talisca, aos 45 minutos do 2º tempo
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Assistentes: Marcia Bezerra Lopes Caetano (RO) e Fabiano da Silva Ramires (ES)
Cartões amarelos: Dagoberto (Cruzeiro) e Fahel (Bahia)

Público pagante:  47.999

Público presente: 48.112

Renda: R$ 2.424.925,00

Tags: taça bahia cruzeiro cc