Cruzeiro
None

Misto mantém o tom

Em seu primeiro jogo na defesa do título, celestes fazem valer a força do grupo e trazem os três pontos de Salvador

postado em 21/04/2014 09:56

Estado de Minas /

Mesmo jogando com uma equipe reserva, o Cruzeiro estreou no Campeonato Brasileiro de 2014 com vitória, ao fazer 2 a 1 no Bahia, em Salvador, ontem à tarde, graças a gols de cabeça do volante Nílton e do atacante Marcelo Moreno – Anderson Talisca diminuiu para o time baiano.

Apenas o goleiro Fábio foi escalado pelo técnico Marcelo Oliveira, que preservou os demais titulares para a sequência da temporada, principalmente o jogo de volta das oitavas de final da Copa Libertadores, quarta-feira da semana que vem, contra o Cerro Porteño, em Assunção.

Assim, até mesmo diante do São Paulo, domingo, em Uberlândia, não está certa a volta dos principais atletas. “Temos duas situações: se não promovermos a volta dos titulares, ele ficarão tempo demais sem atuar antes de uma partida decisiva; se os escalarmos, corremos o risco de perdermos alguém por contusão. A princípio temos a intenção de colocar o time principal, mas vamos esperar a reapresentação dos atletas”, disse o treinador, que vai liberar seus comandados após o desembarque no aeroporto de Confins, no início da noite de hoje, até a manhã de quarta-feira.

Qualquer que seja a decisão, porém, os cruzeirenses estarão tranquilos. Afinal, o time reserva já tinha dado demonstração de força no Campeonato Mineiro, o que repetiu na estreia no Nacional, ainda que o gol da vitória tenha saído apenas aos 44min da etapa final.

Com o resultado, a Raposa amplia a invencibilidade diante do Bahia em terras baianas. A última derrota do Cruzeiro na Boa Terra foi em 28 de abril de 1995, (2 a 1, pela Copa do Brasil). “Mais uma vez comprovamos a força do nosso grupo. Parabéns a toda a equipe, que lutou o jogo todo pela vitória”, declarou o volante Nílton.

No jogo de ontem, os visitantes procuraram ir logo à frente e aos 4min Egídio fez boa assistência para Willian, mas Marcelo Lomba conseguiu abafar na pequena área. Fábio só teve de trabalhar aos 15min, quando pegou cruzamento fraco de Rhayner. Aos 18min foi a vez de Willian desperdiçar. Depois de cruzamento da esquerda, ele apareceu livre na área e completou de primeira, mas por cima.

GOLS O Tricolor da Boa Terra voltou mais animado do intervalo. Depois de suportar pressão por cerca de cinco minutos, o time celeste procurou voltar a comandar as ações, colocando a bola no chão. Quando forçou um pouco, aos 9min, Borges conseguiu concluir para o gol, mas por cima. Cinco minutos depois, Souza arriscou da entrada da área e acertou a trave direita do gol baiano.

Aos 17min, porém, Nílton complEtou de cabeça escanteio cobrado por Marlone na direita e abriu o marcador. Dois minutos depois Rafinha chutou de fora e Fábio, ao tentar dominar, soltou nos pés de Rhayner, que não consegui aproveitar. Quando parecia ter o jogo controlado, o Cruzeiro teve um pênalti contra, cometido por Nílton em Rhayner, aos 33min. Anderson Talisca bateu com muita consciência, deslocando Fábio.

O time celeste teve a chance da vitória aos 40min, em boa cabeçada de Alisson que saiu rente à trave. Mas quem acertou o toque de cabeça foi Marcelo Moreno, que completou nova cobrança de escanteio de Marlone e garantiu os três pontos.


CAMPANHA
Além de valer três pontos, o jogo entre Bahia e Cruzeiro, ontem, na Fonte Nova, em Salvador, foi marcado não só pela entrega mútua de faixas de campeões estaduais, mas também pelo lançamento de uma campanha contra qualquer tipo de preconceito e discriminação por parte da CBF. Intitulada “Somos Iguais”, a iniciativa é uma resposta a casos recentes envolvendo o cruzeirense Tinga e o santista Arouca, além do árbitro da Federação Gaúcha de Futebol, Márcio Chagas da Silva.


Bahia 1 X 2 Cruzeiro

Bahia
Marcelo Lomba; Diego Macedo, Demerson, Titi e Pará; Fahel, Rafael Miranda (Pittoni 30 do 2º), Lincoln (Rafinha 16 do 2º)e Anderson Talisca; Maxi Biancucchi (Jeam 22 do 2º)e Rhayner
Técnico: Marquinhos Santos

Cruzeiro
Fábio; Mayke, Leo, Wallace e Egídio; Nílton, Tinga (Willian Farias 23 do 2º), Souza e Marlone; Willian (Alisson 23 do 2º) e Borges (Marcelo Moreno 28 do 2º)
Técnico: Marcelo Oliveira

Estádio: Fonte Nova
Gol: Nílton 17, Anderson Talisca 35 e Marcelo Moreno 44 do 2º
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: Flávio Gomes Barroca e Lorival Cândido das Flores (RN)
Cartão amarelo: Nílton, Fahel, Rhayner, Willian, Tinga, Pará, Titi, Willian Farias
Pagantes: 9.348
Renda: R$ 261.678,50