Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Em busca de reciclagem, diretor da base do Cruzeiro vai à Europa visitar Barcelona e Porto

Recém contratado, Klauss Câmara tentará buscar conhecimento nos grandes clubes

postado em 22/07/2014 09:00 / atualizado em 21/07/2014 21:03

Arquivo Pessoal
Recém contratado pelo Cruzeiro, o diretor da base Klauss Lopes Câmara embarca nesta terça-feira para a Europa. O objetivo do clube é reciclar os mecanismos do trabalho realizados na Toca da Raposa I e buscar atualização com profissionais de grandes equipes internacionais. No plano de voo, estão os centros de treinamento do Barcelona, na Espanha, e do Porto, de Portugal.

Em entrevista ao Superesportes, Klauss deu detalhes da viagem e contou o objetivo da visita aos clubes europeus. “Nosso objetivo é aprender, ganhar conhecimento, ver todo funcionamento de clubes que são excelências na formação de atletas no mundo. Avaliar não só a questão de aprendizado, mas a questão de como é desenvolvido o trabalho, para que a gente possa não copiar, mas adaptar e criar um modelo de formação do Cruzeiro”, pontuou.

Celeiro de craques e formador do maior jogador da atualidade, o Barcelona receberá o dirigente cruzeirense na parada mais importante da viagem. “Escolhemos o clube pelo relacionamento que tenho com alguns profissionais. O Barcelona, especialmente, por ter na história um modelo consistente, case de sucesso no que diz respeito à formação de jogadores”, afirmou. A visita ao Porto, basicamente, terá o mesmo propósito.

“Sei que as metodologia do Porto são aplicadas. Os conteúdos muito bem criados e executados. Quero presenciar isso e vivenciar na prática, para acabar de estruturar um modelo que já tenho e que quero aplicar na base do Cruzeiro”, revelou.

A ideia do Cruzeiro ainda é de ampliar os vínculos e aumentar o número de intercâmbio entre as equipes. Klauss revelou a ideia do clube de levar profissionais e, possivelmente, jogadores aos clubes estrangeiros. “Com relação ao intercambio de conhecimento, jogadores, é possível. Vamos conversar. Não só de atletas, como de profissionais, que também é muito importante. O Brasil tem muita coisa que pode ser ensinada”, disse.

Desde a eliminação do Brasil na Copa do Mundo, na goleada histórica sofrida diante da Alemanha, especialistas e torcedores passaram a questionar com mais vigor o método de formação dos atletas dentro dos clubes. Em entrevista recente à TV Globo, o atacante Neymar, principal estrela do futebol brasileiro, afirmou que enxerga equívocos no trabalho categorias inferiores dos clubes nacionais.

Para o dirigente cruzeirense, os clubes daqui precisam conhecer os métodos internacionais para adaptarem à realidade brasileira. “Acho que as palavras reciclagem e reformulação são fundamentais para o futebol brasileiro. Com relação a adotar o método europeu, pra mim essa não é a receita que devemos utilizar. Precisa existir a criação de métodos para que profissionais possam atuar no futebol brasileiro. Coisas que existem no modelo europeu, adaptado às condições brasileiras. Temos que buscar o que eles tem, o que fazem, métodos, conteúdos, e aplicar em um projeto nosso”.

Tags: cruzeiro intercâmbio klauss categorias de base