Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Líder, faça chuva ou faça sol

Depois de custar a balançar a rede no primeiro tempo, Cruzeiro dispara no segundo, goleia Figueirense, no Mineirão, consolida liderança e segue firme rumo ao tetra

postado em 27/07/2014 08:31

Rodrigo Clemente/EM/D. A Press


O Cruzeiro deu mais uma prova de que é mesmo o principal candidato ao título do Campeonato Brasileiro pela quarta vez, segunda consecutiva. Em noite de chuva, nesse sábado, no Mineirão, o time celeste impôs 5 a 0 ao Figueirense, com quatro gols no segundo tempo, em sua quarta vitória consecutiva e a nona em 12 jogos. Os números são mesmo impressionantes. Além da vantagem confortável sobre as demais equipes, a Raposa já marcou 28 gols (média de 2,33 por partida), consolidando o ataque mais positivo da competição. Agora, ela fará dois jogos fora de casa: sábado, contra o Botafogo, no Maracanã, e uma semana depois, diante de outro catarinense, o Criciúma, no Heriberto Hulse.

Nesse sábado, as dificuldades só surgiram no primeiro tempo. O campo muito molhado dificultou o toque de bola do Cruzeiro, que demorou um pouco a entender a melhor forma de jogar. Quando fez isso, passou a dominar as ações. Aos 15min, Marquinhos arriscou de fora da área, mas Tiago Volpi desviou pela linha de fundo. Mas os catarinenses se mostraram mais adaptados às condições do gramado e criaram duas boas chances com Pablo. Na primeira, ele bateu cruzado para boa defesa de Fábio. Na segunda, invadiu a área, passou por Leo, mas demorou a definir, mandando para fora, já sem ângulo.

Quando parte da torcida começava a mostrar certa impaciência, Luan deslocou Ricardo Goulart na área, aos 38min, em pênalti duvidoso. Lucas Silva cobrou rasteiro e a bola ainda bateu na trave antes de entrar. Como era de se esperar, o gol fez o Figueira sair mais para o jogo e dar mais espaço ao Cruzeiro, que por pouco não ampliou aos 44min. Marcelo Moreno ganhou do marcador e bateu bem, para excelente defesa de Tiago Volpi.

“Graças a Deus o gol saiu. O Figueirense deve sair mais no segundo tempo e vamos ter mais espaço para tentar ampliar o placar”, comentou o lateral-direito Ceará. Nem foi preciso esperar o adversário avançar, pois o segundo e o terceiro gols ocorreram antes dos 5min da etapa final. Marquinhos, de primeira, logo no primeiro minuto, balançou as redes depois de ajeitada de Marcelo Moreno na meia-lua. Aos 4min, Dedé escorou de cabeça cobrança de falta de Éverton Ribeiro da direita e ampliou.

MUDANÇAS E MAIS GOLS


Com a vitória garantida, o técnico Marcelo Oliveira tratou de poupar alguns atletas, dar ritmo a outros e testar novas opções. Foi o que fez, por exemplo, ao pôr o armador Marlone no lugar do atacante Marcelo Moreno. Mas foram os titulares absolutos Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart os responsáveis pelo quarto gol. O primeiro cruzou para a cabeçada certeira do segundo, que se consolida como artilheiro da competição (oito) e da equipe na temporada (17).

Ainda houve tempo para mais um, de Dagoberto, aos 33min. Ele aproveitou cruzamento de Mayke da direita e fechou a conta, levando a torcida ao delírio no Mineirão, no embalo de sábado à noite do líder.

FICHA TÉCNICA
Cruzeiro 5 x 0 Figueirense

Cruzeiro: Fábio; Ceará (Mayke 26 do 2º), Dedé, Leo e Egídio; Lucas Silva, Henrique, Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart e Marquinhos (Dagoberto 20 do 2º); Marcelo Moreno (Marlone 23 do 2º)
Técnico: Marcelo Oliveira
Figueirense: Tiago Volpi; Luan (Leandro Silva 34 do 2º), Nirley, Marquinhos e Cereceda (Felipe 17 do 2º); Paulo Roberto, Rivaldo, Kléber e Marco Antônio; Pablo (Everaldo 11 do 2º) e Ricardo Bueno
Técnico: Argel Fucks
Estádio: Mineirão
Gols: Lucas Silva 30 do 1º; Marquinhos 1, Dedé 4, Ricardo Goulart 27 e Dagoberto 33 do 2º
Árbitro: Gilberto Rodrigues Castro Júnior (PE)
Assistentes: Clóvis Amaral da Silva e Albino Andrade Albert Júnior (PE)
Cartão amarelo: Marco Antônio
Pagantes: 21.190
Renda: R$ 926.038

Tags: líder marcelo vitória seriea brasileiro mineirão figueirensesc cruzeiro