Cruzeiro
None

SÉRIE A

Pela perfeição só fechar a defesa

Líder do Brasileiro, Cruzeiro tem melhores ataque e desempenho dentro de fora de casa, mas time deixa a desejar quando o quesito é o número de gols sofridos no campeonato

postado em 31/07/2014 08:24 / atualizado em 31/07/2014 08:27

Eugênio Moreira /Estado de Minas

EDÉSIO FERREIRA / EM DA PRESS
O Cruzeiro faz excelente campanha no Campeonato Brasileiro. É o líder com cinco pontos de vantagem sobre o segundo colocado, Corinthians, tem o melhor ataque e o melhor desempenho como mandante e como visitante. Apenas num ponto a equipe do técnico Marcelo Oliveira deixa a desejar: o número de gols sofridos.

Até aqui, foram 12 gols em 12 rodadas. É o pior desempenho entre os sete primeiros colocados – o São Paulo, na oitava posição, sofreu 15 gols. Em apenas três partidas a Raposa deixou o campo sem sofrer gol: nas vitórias sobre Sport (2 a 0, no Mineirão), Flamengo (3 a 0, no Parque do Sabiá) e Figueirense (5 a 0, no Mineirão, na rodada passada).

Apesar dos números ruins, a zaga não tem deixado de se destacar. Antes da interrupção para a Copa do Mundo, Bruno Rodrigo teve boas atuações – agora se recupera de cirurgia no pé direito. O garoto Wallace, negociado com o Braga, de Portugal, também não comprometeu nas oportunidades que teve quando os titulares foram poupados para a Copa Libertadores. O consagrado Dedé esteve irregular até se machucar no joelho direito, mas foi bem no retorno contra o Figueirense e até marcou gol. Manoel, contratado ao Atlético-PR, estreou demonstrando personalidade e categoria.

Mas quem vem mantendo uma boa regularidade desde o início do Brasileiro é Leo. “Trabalhei para ter esse momento, sempre aprimorando no dia a dia para chegar a esse momento. Estou sempre pensando em evoluir e crescer. A competitividade é grande e temos de estar sempre bem”, afirmou o zagueiro, que, no entanto, não considera esta sua melhor fase. “Já vivi grandes momentos. Hoje é muito bom por sermos os líderes do Brasileiro, por estarmos fazendo bons jogos e mantendo uma regularidade, com a cabeça tranquila e focada.”

Nos nove jogos que fez pelo Brasileiro, Leo teve a oportunidade de jogar ao lado de Wallace, Bruno Rodrigo, Manoel ou Dedé. “Nunca tive problema de lado para jogar. Procuro me adaptar (ao companheiro) o mais rápido possível”, afirmou. “Temos jogadores de qualidade, que dão conta do recado. Isso é bom para o grupo, para o Cruzeiro, para todo mundo.”

FAVORITO Para Leo, o favoritismo que vem sendo apontado para a equipe conquistar mais um título brasileiro não vai atrapalhar o rendimento. “Estamos com os pés no chão, sabendo que vamos encontrar dificuldades. Há muita rodada pela frente ainda, é um campeonato longo. Podem acontecer derrotas e empates e serão momentos que teremos de superar”, afirmou.

Por isso, Leo pede atenção na próxima partida, sábado, contra o Botafogo, às18h30, no Maracanã. “Será um jogo difícil contra uma equipe de jogadores experientes e de qualidade, fora de casa. Temos de montar nossa estratégia, jogar com inteligência, imprimir nosso ritmo para sair com a vitória”, recomendou o zagueiro celeste.

No coletivo que comandou ontem à tarde, na Toca da Raposa, Marcelo Oliveira fez apenas uma modificação, já esperada, em relação ao time que goleou o Figueirense: o lateral-direito Mayke substituiu Ceará, contundido na coxa direita.