Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Júlio Baptista adere à campanha da Esclerose Lateral Amiotrófica e leva água gelada na cabeça

Jogador desafiou zagueiro Dedé, também do Cruzeiro

postado em 19/08/2014 21:06

Redação /Superesportes



O meia-atacante Júlio Baptista, do Cruzeiro, aderiu nesta terça-feira à campanha que divulga a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença degenerativa do sistema nervoso, e que tenta arrecadar fundos para a Associação Pró-cura da ELA. Assim como outros jogadores, como Marcelo e Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, e Neymar, do Barcelona, ele aceitou o desafio de tomar um banho de água gelada e doar uma quantia para a entidade.

Antes de tomar o “banho gelado”, Júlio desafiou o também cruzeirense Dedé.

A Esclerose Lateral Amiotrófica ganhou repercussão internacional após famosos como Mark Zuckerberg, Bill Gates, Cristiano Ronaldo, Justin Timberlake, Jennifer Lopes e Lady Gaga publicarem vídeos em que derrubavam um balde com água e gelo sob suas cabeças. A campanha é uma iniciativa da ALS Association e, segundo comunicado oficial no site da instituição, já arrecadou US$ 15,6 milhões no período de 29 de julho a 18 de agosto. Nos Estados Unidos, é conhecida como doença de Lou Gehrig, em referência ao jogador de beisebol norte-americano, Henry Louis Gehrig, que morreu aos 36 anos por causa da enfermidade. A ideia é simples: uma celebridade ‘desafia’ outras três a doar U$ 100 ou jogar a água gelada na cabeça. Quem aderiu, tem feito os dois.

A versão brasileira da campanha é uma iniciativa de Andreza Diaferia Kuhlmann, diretora da Associação Pró-cura da ELA. No último sábado, ela pediu ajuda a um jornalista brasileiro que contatou o jogador de futebol Marcelo. Foi ele quem deu o pontapé na campanha por aqui e desafiou Neymar, Luciano Hulk e Paulo Gustavo. Ivete Sangalo, Ana Maria Braga e Fátima Bernardes são alguns dos nomes que também já se solidarizaram com a causa.

A esclerose lateral amiotrófica é uma doença rara degenerativa, que paralisa os músculos do corpo sem atingir as funções cerebrais. Ela é provocada pela degeneração no primeiro neurônio motor superior no cérebro e no segundo neurônio motor inferior na medula espinhal. Esses neurônios são células nervosas especializadas que, ao perderem a capacidade de transmitir os impulsos nervosos, dão origem à doença. A principal consequência é a perda de força e atrofia muscular.

Leia mais sobre a doença e a campanha no portal Saúde Plena

Tags: Júlio Baptista campanha ela gelo balde cruzeiro dedé