Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Cruzeiro a mil no Gigante

Com direito a goleada, clube alcançou vitória de número mil no Mineirão

postado em 28/08/2014 11:00

Eugênio Moreira /Estado de Minas

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

A goleada por 5 a 0, ontem, sobre o Santa Rita-AL, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, marcou a milésima vitória do Cruzeiro no Mineirão. Nos quase 49 anos do estádio, a Raposa disputou 1.592 partidas, o que dá aproveitamento de quase 63% – são ainda 352 empates e 240 derrotas. Nesses jogos, o time celeste marcou 3.234 gols e sofreu 1.281.

Cada jogador e cada torcedor têm sua vitória marcante, qualquer que seja o motivo: a primeira vez que foi ao Gigante da Pampulha, uma companhia especial, um resultado que valeu título, um gol de placa ou mesmo uma goleada como a de ontem. Mas algumas partidas são inesquecíveis para qualquer cruzeirense.

Um dos melhores jogos disputadas no Mineirão, se não o melhor, foi a vitória do Cruzeiro sobre o Internacional por 5 a 4, em 7 de março, pela Copa Libertadores de 1976. A goleada sobre o Santos por 6 a 2, na decisão da Taça Brasil de 1966, representou o crescimento do futebol mineiro. Há ainda os 4 a 1 sobre o River Plate na decisão da Libertadores de 1976, as duas goleadas por 5 a 0 sobre o Atlético, em duas decisões consecutivas do Mineiro – em 2008 e 2009.

Outros triunfos ficaram marcados pela conquista de títulos, como o da Libertadores de 1997, com o magro 1 a 0 sobre o Sporting Cristal; das três Copas do Brasil (de 1993, com 2 a 1 sobre o Grêmio; de 2000, com outro 2 a 1, mas diante do São Paulo; e de 2003 com 3 a 1 sobre o Flamengo) e do Brasileiro de 2003, com a vitória por 2 a 1 sobre o Paysandu.

Esse levantamento leva em consideração os jogos do time profissional do Cruzeiro, mesmo aqueles em que a Raposa foi a campo uma formação mista, como na Copa Centenário de Belo Horizonte em 1997. Não entraram na conta as partidas pelo Campeonato Mineiro de Aspirantes, disputado na década de 1960, e por torneios inícios.

Mais títulos O técnico Marcelo Oliveira comentou a marca histórica alcançada pelo time: “É uma honra, um orgulho. Mil vitórias no Mineirão mostram o que representa esta história bonita do Cruzeiro”. O treinador, no entanto, avisa que deseja ficar marcado na história do clube com mais títulos. “O mais importante é buscar mais. O que marca sua história em um clube são as conquistas e vamos atrás destas duas, com trabalho e união”, declarou Marcelo, referindo-se ao Campeonato Brasileiro e à Copa do Brasil em disputa.

Tags: santa rita mineirao vitoria milesima cruzeiro