Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Quebra-cabeça celeste

Com quatro jogadores em seleções, Cruzeiro já começa a pensar no Fluminense

postado em 01/09/2014 11:00

Silas Scalioni /Estado de Minas

O Cruzeiro já garantiu o título simbólico de campeão do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, tem um time embalado em casa e conta com um grupo de jogadores altamente qualificado. Resumindo: é mais do que favorito para o bicampeonato consecutivo. Mas ainda terá alguns desafios nesta caminhada, como a ausência de jogadores importantes convocados para as seleções principal e olímpica. Um risco com que terá de conviver a partir de domingo, quando enfrenta o Fluminense, no Maracanã, às 16h, pela última rodada do turno. Para o confronto com o tricolor carioca, a Raposa terá os desfalques certos de Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart (convocados para a seleção principal) e Lucas Silva e Alisson (que vão servir à olímpica).

O atacante Alisson é o menor dos problemas para o técnico Marcelo Oliveira montar a equipe. Apesar de ser importante e estar entrando constantemente, ele não é titular. No jogo contra a Chapecoense, por exemplo, quando fez um gol, entrou no lugar de Willian. Já para a vaga de Lucas Silva a tendência é a escalação de Nílton, sempre a primeira opção na substituição de um dos volantes titulares. Até aí, portanto, aparentemente não há grande problema na armação do time. A questão maior é quanto às ausências do atacante Ricardo Goulart e do armador Éverton Ribeiro, titularíssimos de Marcelo Oliveira.

As opções podem ser a entrada de Dagoberto, que poderia simplesmente exercer a função do atacante ou cair mais pelas pontas, com Willian sendo deslocado para o meio; de Marlone como armador ou Júlio Baptista, como em dupla função, no meio-campo e no ataque. Além disso, a Raposa conta com Marquinhos, que já atuou algumas vezes como titular jogando pelo lado esquerdo do setor ofensivo.

A decisão da comissão técnica e da diretoria de futebol de montar um grupo de qualidade (praticamente dois bons atletas por posição) servirá exatamente para momentos como esse. Internamente, o conceito é de que nenhum deles foi contratado como reserva. Essa teria sido uma das razões que levaram o Cruzeiro a descartar pedido de adiamento do confronto, embora fosse direito do clube.

Além dos desfalques já certos, o Cruzeiro corre o risco de ficar também sem Dagoberto. O atacante reclamou de problema físico depois da vitória por 4 a 2 sobre a Chapecoense. O técnico Marcelo Oliveira antecipou que ele é dúvida para o compromisso contra o Santa Rita, quarta-feira, em Arapiraca (Alagoas), pela Copa do Brasil. O treinador acredita que a contusão não é séria e que para domingo não seria problemas, mas aguarda uma reavaliação médica.

A delegação cruzeirense embarca hoje para Maceió em dois voos. A comissão técnica vai às 8h30, e os jogadores, às 10h14. À tarde haverá trabalho em uma academia de musculação próxima do hotel e amanhã um treinamento às 16h no CT do Corinthians Alagoano. Na quarta-feira, todos seguem de ônibus às 9h30 para Arapiraca. No Mineirão, o time celeste venceu por 5 a 0.

PROPOSTA Sobre suposta proposta do exterior por Ricardo Goulart, no valor de 16 milhões de euros, a diretoria celeste afirma que não está negociando o atleta. A oferta teria sido feita pelo Monaco-FRA. Janela de transferências internacionais se fecha hoje.