Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Tudo azul no Mineirão

Cruzeiro fecha a primeira metade do Brasileiro com aproveitamento total no estádio e com 92,6% como mandante

postado em 02/09/2014 08:37

Eugênio Moreira /Estado de Minas

ALEXANDRE GUZANSHE / EM DA PRESS
A força do Mineirão e da torcida tem sido exaltada por jogadores e comissão técnica do Cruzeiro desde o ano passado. Mas a importância do estádio no título brasileiro de 2013 e na grande campanha de 2014 também pode ser comprovada pelos números. Com oito pontos de vantagem sobre o vice-líder, o Internacional, e o título simbólico do primeiro turno assegurado com duas rodadas de antecedência, a Raposa encerrou a primeira metade do Nacional como melhor mandante e com 100% de aproveitamento no Gigante da Pampulha.

A equipe de Marcelo Oliveira venceu os sete jogos que disputou no Mineirão – dois antes da paralisação para a Copa do Mundo. Foram 21 gols marcados (média de três) e apenas cinco sofridos (menos de um por partida). O artilheiro no local é Ricardo Goulart. Ele marcou seis gols, mas nenhum deles nos dois últimos jogos. Marcelo Moreno, que se igualou ao companheiro na artilharia do Brasileiro, com nove, fez quatro na Pampulha.

A média de público pagante do Cruzeiro no Mineirão é de 24.117 – o total é de 168.819. A partida de maior presença de torcedores na competição foi a goleada de 3 a 0 sobre o Santos, em 17 de agosto, com 39.215. A de menor foi justamente a primeira: 3 a 2 sobre o Coritiba, em 17 de maio, com 11.603.

Ainda como mandante, a Raposa disputou duas partidas no Parque do Sabiá. Cumprindo perda de mando de campo determinada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, o time enfrentou o São Paulo em 27 de abril, pela segunda rodada, e cedeu o empate por 1 a 1 nos acréscimos, perdendo seus únicos pontos em casa no atual Brasileiro. Em 1º de junho, na nona rodada, com o Mineirão já entregue à Fifa para a Copa do Mundo, o Cruzeiro voltou a Uberlândia e goleou o Flamengo por 3 a 0.

O aproveitamento celeste como mandante é disparado o melhor da competição: 92,6%. O Internacional está em segundo lugar, com 77,8%: em nove jogos, o Colorado venceu sete e perdeu dois. Somente o Botafogo também está invicto em casa, mas, em sete partidas, ganhou quatro e empatou três.

DESDE 2013 A boa performance no Mineirão vem desde a reinauguração do estádio, em 2 de fevereiro do ano passado. Em 2013, foram 23 vitórias em 26 jogos e 69 gols marcados (média de três por jogo). Na campanha do tri, o Cruzeiro tropeçou apenas diante do Santos (0 a 0), do São Paulo (0 a 2) e do Bahia (1 a 2) – nesse último jogo, já tinha o título garantido três rodadas antes. A equipe terminou como a melhor mandante.

Em 2014, apenas na Copa Libertadores o time não manteve o desempenho em casa. Em cinco partidas na Pampulha, empatou três: 2 a 2 com o Defensor, pela primeira fase; 1 a 1 com o Cerro Porteño, nas oitavas de final; e 1 a 1 com o San Lorenzo, nas quartas, resultado que adiou o sonho do tri. No Estadual, a única vez que não ganhou no local foi no 0 a 0 com o Atlético, na segunda partida decisiva, que lhe deu o título.

Tags: Campeonato Brasileiro Mineirão Cruzeiro seriea