Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Decisão antecipada

Líder do Brasileiro, Cruzeiro encara o São Paulo, segundo colocado, disposto a aumentar a vantagem na ponta da classificação. Tricolor tenta segurar a disparada da Raposa

postado em 14/09/2014 08:53 / atualizado em 14/09/2014 13:58

Paulo Galvão /Estado de Minas

Rodrigo Clemente/EM//D.A Press


Apontado por muitos como a “decisão” ou “uma das decisões” do Campeonato Brasileiro de 2014, São Paulo e Cruzeiro, neste domingo, às 16h, na capital paulista, promete, no mínimo, ser um dos melhores jogos da competição. Afinal, ambas as equipes têm jogadores capazes de decidir, vários deles com passagens pela Seleção Brasileira, atuam de forma ofensiva – tanto que têm os melhores ataques do torneio –, têm goleiros que são ídolos de suas torcidas, treinadores que já provaram competência e vivem ótima fase.

Enquanto na terra da garoa o goleiro e capitão Rogério Ceni vem dizendo que o tricolor paulista pode dizer adeus ao título se for derrotado, na Toca da Raposa II o discurso é de confiança, mas também de respeito. Afinal o único empate como mandante foi justamente contra o adversário de hoje, no primeiro turno, em jogo disputado em Uberlândia, pois o Mineirão já estava entregue à Fifa para a Copa do Mundo.

Por isso, a ordem é ter atenção total, tanto defensiva quanto ofensivamente. “Será um jogo aberto, pois o São Paulo estará em casa e nós temos nossa forma de jogar. Acho que será uma partida de muitas oportunidades e deve sair ganhando quem tiver o poder de decisão maior”, argumenta o técnico Marcelo Oliveira, que já alertou os comandados para os perigos que o adversário representa, principalmente do meio para frente, no qual atletas como Kaká, Paulo Henrique Ganso, Alexandre Pato e Alan Kardec podem desequilibrar. “Não vamos fugir de nossas características, mas temos de saber que se deixar alguns dos jogadores deles pensar, ficará complicado.”

A preocupação defensiva não significa, porém, que o Cruzeiro abrirá mão de atacar. Ao contrário, a intenção é também dar trabalho à retaguarda são-paulina, que para muitos é o calcanhar de aquiles da equipe. “Trata-se de um jogo importante. Se vencermos vamos abrir 10 pontos de vantagem. Então, é procurar fazer o melhor para sair com a vitória do Morumbi”, diz o armador Ricardo Goulart, autor do gol que possibilitou ao Cruzeiro virar sobre o Bahia, na quinta-feira, no Mineirão, o décimo dele no Nacional, se igualando ao companheiro Marcelo Moreno, outra arma da Raposa para bater o São Paulo.

Outro que foi à rede contra os baianos, o também armador Éverton Ribeiro, acredita que o importante será o time se mostrar mobilizado, como vem fazendo em praticamente todos os jogos neste Brasileiro. “Por estar em casa, diante de sua torcida, e também pela situação na tabela, o São Paulo certamente vai querer a vitória. Então, temos de jogar com inteligência e, principalmente, aproveitar as chances que surgirem”, declara.

MITO VOLTA

Se na frente o Cruzeiro é forte, atrás também. Ainda mais porque vai contar com a volta de Dedé, livre de suspensão, que formará dupla com Leo. O jogador se mostra bastante confiante em ajudar a equipe, ainda que saiba o quão difícil deverá ser parar os atacantes do tricolor paulista. “O São Paulo é muito forte, tem o Ganso voltando a jogar bem, o Pato também melhorou a forma física e está readaptado ao futebol brasileiro, o Souza fez dois gols na última rodada. Ou seja, temos de estar muito atentos com todos os jogadores deles”, afirma ele, para quem será muito importante não dar brechas. “Quando eles chegam na cara do gol, não desperdiçam. Vamos tomar todos os cuidados necessários.”

Além da volta de Dedé, o Cruzeiro terá o volante Nílton no lugar do suspenso Henrique. Já na lateral esquerda, Egídio, recuperado de fratura na mão esquerda, deve reaparecer.


FICHA TÉCNICA


São Paulo X Cruzeiro
São Paulo: Rogério Ceni; Auro, Rafael Tolói, Edson Silva e Alvaro Pereira (Michel Bastos); Denilson, Souza, Ganso e Kaká; Alexandre Pato e Alan Kardec
Técnico: Muricy Ramalho
Cruzeiro: Fábio; Mayke (Ceará), Dedé, Leo e Egício (Ceará); Lucas Silva e Nílton; Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart e Dagoberto (Alisson); Marcelo Moreno
Técnico: Marcelo Oliveira
Estádio: Morumbi
Horário: 16h
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves e José Antônio Franco Filho (RS)
TV: Globo e pay-per-view

CONFRONTO DIRETO
Cruzeiro x São Paulo
GERAL (71 jogos)
17 Vitórias 33
21 Empates 21
72 Gols 102

BRASILEIROS (53 jogos)
10 Vitórias 28
15 Empates 15
52 Gols 82


Raios-x dos rivais no brasileiro

CRUZEIRO
46 pontos
Líder
14 vitórias
4 empates
2 derrotas
43 gols marcados
19 gols sofridos
12 jogos de invencibilidade (9 vitórias e 3 empates)

SÃO PAULO
39 pontos
Vice-líder
11 vitórias
6 empates
3 derrotas
35 gols marcados
22 gols sofridos
8 jogos de invencibilidade (6 vitórias e 2 empates)

Tags: seriea cruzeiro saopaulosp brasileiro lideranca