Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Willian não consegue mostrar futebol de 2013 e tem queda de produção no Cruzeiro após novela

Números do "bigode" são piores do que os registrados durante o último Brasileirão

postado em 19/09/2014 09:00 / atualizado em 19/09/2014 13:24

Tiago Mattar /Superesportes

Rodrigo Clemente/EM/D.A. Press
Se em 2013 o atacante Willian foi xodó da torcida cruzeirense e um dos retratos da conquista do Campeonato Brasileiro, em 2014 a história reserva capítulos diferentes. Após o esforço do Cruzeiro na compra de seus direitos econômicos, sacramentada em 26 de julho, o artilheiro não tem mostrado o mesmo faro de gols ou sequer auxiliado o líder, de forma incisiva, a manter seu trono.


Adquirido pela Raposa por 3,5 milhões de euros (a serem pagos até fevereiro de 2017), Willian apresenta números muito inferiores ao do último ano. Neste Brasileirão, por exemplo, balançou as redes apenas uma vez – na vitória contra o Internacional, em 25 de maio, antes mesmo de ter seu novo contrato formalizado. Em 2013, o atacante cruzeirense marcou em sete oportunidades, no mesmo torneio.

Outros números também mostram a diferença de rendimento do “bigode”. No ano passado, segundo números do Footstas, Willian teve 27 finalizações certas no Brasileirão. Em 2014, no início do segundo turno, ele soma apenas cinco. Em 2013, foram 11 cruzamentos acertados e 32 dribles concluídos. Já na atual temporada, são apenas seis cruzamentos e oito fintas. Mesmo considerando que ainda faltam 16 jogos para o fim da competição, o resultado do atacante mostra grande queda.

Desde que acertou sua permanência em Belo Horizonte, Willian atuou em oito jogos pela Raposa. Sete no Brasileirão e um pela Copa do Brasil - no jogo da volta contra o Santa Rita, em Arapiraca. Em dois deles, foi titular durante os 90 minutos. Em outros dois acabou entrando no decorrer da partida e no restante foi substituído por Alisson, Henrique ou por seu xará Willian Farías.

Nas assistências, o atacante também não mostra muito brilho em 2014. Desde que foi comprado pela Raposa, Willian serviu apenas Ricardo Goulart, na vitória contra o Santos, no Mineirão. Em todo o Brasileiro, foram apenas mais duas: contra Coritiba e Sport, no primeiro turno. Na excursão do Cruzeiro aos Estados Unidos, o atacante ajudou o zagueiro Manoel a marcar um gol. Só no Brasileirão do ano passado, o jogador deu sete assistências.

O técnico Marcelo Oliveira parece ciente da queda de produção do atacante. Já na partida contra o Bahia, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, no meio da última semana, Willian foi barrado e deu lugar a Marquinhos. No duelo seguinte, contra o São Paulo, no Morumbi, e contra o Atlético-PR, no Mineirão, o jovem Alisson compôs o setor de ataque e convenceu.

"O Alisson é um jogador importante. Tirei ele no decorrer do jogo contra o Atlético-PR para não correr risco de levar algum outro cartão e ficar fora do clássico. Naturalmente, ele é titular e está jogando muito bem”, elogiou Marcelo Oliveira, após a vitória contra o time paranaense, nessa quarta.

Confira a trajetória de Willian desde que o “bigode” foi comprado pelo Cruzeiro:

- Botafogo 1 x 1 Cruzeiro, dia 2/8, no Maracanã (entrou no decorrer da partida)
- Criciúma 0 x 0 Cruzeiro, dia 9/8, no Heriberto Hulse (entrou no decorrer da partida)
- Cruzeiro 3 x 0 Santos, dia 18/8, no Mineirão (jogou como titular a partida completa)
- Cruzeiro 1 x 0 Grêmio, dia 21/8, no Mineirão (jogou como titular e foi substituído por Alisson)
- Goiás 0 x 1 Cruzeiro, dia 24/8, no Mineirão (jogou como titular e foi substituído por Henrique)
- Cruzeiro 4 x 2 Chapecoense, dia 30/8, no Mineirão (jogou como titular e foi substituído por Alisson)
- Santa Rita 1 x 2 Cruzeiro, dia 3/9, em Arapiraca (jogou como titular a partida completa)
- Fluminense 3 x 3 Cruzeiro, dia 7/9, no Maracanã (jogou como titular e foi substituído por Willian Farías)
- Cruzeiro 2 x 0 Atlético Paranaense, dia 17/9, no Mineirão (entrou no decorrer da partida)

Tags: bigode rendimento 2013 cruzeiro números willian