Cruzeiro
None

SÉRIE A

Erguer a cabeça para seguir rumo ao tetra

Ordem no Cruzeiro é esquecer a derrota para o Atlético e se concentrar em somar o máximo de pontos e manter a vantagem na liderança

postado em 23/09/2014 11:00 / atualizado em 23/09/2014 08:46

Paulo Galvão /Estado de Minas

A derrota no clássico ainda dói na pele cruzeirense, mas na Toca da Raposa II a ordem é se concentrar nos próximos compromissos pelo Campeonato Brasileiro, diante de Coritiba, amanhã, e Sport, sábado, ambos fora casa, para seguir tranquilo na liderança. Para isso, a equipe celeste aposta nos fatores de ter a melhor campanha como visitante neste Nacional e de ter feito uma boa partida contra o maior rival, ainda que tenha perdido por 3 a 2.

Em 11 jogos nos quais não era dono do mando de campo este ano, o Cruzeiro venceu cinco, empatou três e perdeu três. Assim, somou os mesmos 18 pontos que o São Paulo como visitante, mas o tricolor paulista mandou um jogo a mais no Morumbi, tendo aproveitamento menor, além de levar desvantagem nos critérios de desempate.

“Temos de somar pontos, mesmo com os jogos sendo fora de casa. Se for possível, queremos trazer dois resultados positivos. Vamos para cima dos adversários”, garante o lateral-direito Mayke, para quem será importante o Cruzeiro jogar com muita inteligência. “Primeiro, vamos pensar no Coritiba, que tem jogadores muito rápidos na frente e deverão vir para cima, pois estão em situação difícil no Brasileiro. Temos de estar atentos e também buscar aproveitar as chances que surgirem, pois marcar um gol poderá facilitar as coisas.”

Ele reconhece que todos ficaram abatidos no domingo. Porém, já levantaram a cabeça, “pois na tabela não mudou nada. Temos de encarar os próximos jogos e voltar a vencer”. Ele se refere ao fato de a Raposa seguir sete pontos à frente do São Paulo, que perdeu o clássico para o Corinthians, também no domingo.

Nem mesmo a baixa do armador Alisson, que teve constatada lesão na coxa esquerda e desfalcará o time pelo menos até contra o Sport, tira a confiança dos cruzeirenses. Apesar de o prata da casa estar sendo um dos melhores da equipe, eles acreditam ter jogadores de qualidade para substituí-lo.

“O Alisson tem muita qualidade, é rápido e vai para cima dos adversários. Vai fazer falta, mas temos outros jogadores de muita capacidade, que podem dar excelente resultado. O professor (Marcelo Oliveira) vai escolher o melhor”, argumenta Mayke.

Entre os que postulam a vaga do camisa 29, estão Dagoberto, Willian e Marquinhos. Já Marlone e Neílton correm por fora. No segundo tempo do clássico, o escolhido foi Dagoberto, mas o treinador celeste pode optar por outro.

A definição deve sair depois do treino que o Cruzeiro fará na tarde de hoje no Ecoestádio, em Curitiba, fechando a preparação para pegar o Coxa. Na quinta-feira, a delegação azul e branca seguirá direto para Recife, onde pega o Sport.

AMIZADE No jogo de amanhã, o Coritiba não poderá contar com o atacante Élber, emprestado justamente pelo Cruzeiro. O fato é comemorado por Mayke, que destaca a competência do companheiro de Toca da Raposa I, onde foram formados. “Ainda bem que o Élber não joga, se não, ia arrumar uma correria ali pelo meu lado”, afirma ele, rindo.