Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Perto de fim de empréstimo a clube chinês, Anselmo Ramon aguarda Cruzeiro por futuro

Cedido ao Hangzhou Greentown, atacante tem contrato com Raposa até 2016

postado em 31/10/2014 12:30 / atualizado em 31/10/2014 12:45

Redação /Superesportes

Hangzhou / Site oficial

Nos últimos anos, o futebol chinês se fortaleceu mundialmente. Drogba, Anelka e Conca são alguns dos jogadores que desfilaram pelos campos do país asiático. Destaque do Cruzeiro no início da década, Montillo permanece na China, assim como o técnico Cuca e o atacante Vagner Love. Lá também foi o destino escolhido por Anselmo Ramon em 2014. Emprestado pela Raposa ao Hangzhou Greentown, o atacante está próximo de encerrar a passagem pela Ásia ainda sem definição de qual será seu futuro.

Anselmo Ramon tem contrato com o Cruzeiro até o fim de 2016 e não sabe se terá novas oportunidades na Toca da Raposa. “Agora não vou fazer planos. Quero somente descansar para pensar em todas as possibilidades. O Cruzeiro é um grande clube e qualquer jogador gostaria de atuar com essa camisa. Eu me sinto à vontade com ela. Se tiver que retornar, também ficaria feliz, mas depende de muitas coisas”, disse.

A Liga Chinesa se encerra no início de novembro. Em 28 jogos, o atacante contabiliza 16 gols. Além dos bons números no futebol asiático, um outro panorama poderia beneficiar Anselmo Ramon na busca por novas chances no Cruzeiro. Os dois centroavantes do elenco atual estão próximos do fim de contrato. Enquanto Borges, que conviveu com muitas lesões neste ano, tem vínculo até o final desta temporada, Marcelo Moreno está emprestado pelo Grêmio e, assim, a permanência do boliviano depende de negociação com o Tricolor Gaúcho.

Porém, Anselmo Ramon não descarta permanecer no futebol chinês. “Ainda não tenho definido o que vai acontecer no futuro. Tudo pode acontecer. Quero agora, neste mês de novembro, descansar e ficar um pouco com a família. Vou deixar tudo com meus empresários. Se tiver que permanecer na China, ficarei feliz também, pela boa fase que estou passando e pelo carinho do povo chinês comigo”, observou.

Mesmo à distância, o atacante acompanha o Cruzeiro na busca pelo tetracampeonato brasileiro e o penta da Copa do Brasil. “Fico feliz pelo bom desempenho do clube nesta temporada novamente. Pelo investimento que fez, o Cruzeiro merece grandes conquistas. Esse sucesso não é à toa. É fruto de planejamento e muito trabalho de todos no clube. Tenho conversado com alguns companheiros, até porque acompanho tudo e fico na torcida de longe”, disse.

Adaptação dentro e fora de campo


Com experiência anterior na Ásia, a adaptação à China não apresentou muitos obstáculos. “A adaptação foi rápida, até pelo fato de ter jogado no Japão (no Kashiwa Reysol, em 2010). Não tive muitas dificuldades. A China é um país grande e tem suas dificuldades como outro qualquer. O idioma do futebol é universal. Temos um tradutor e isso facilita nossa vida dentro e fora de campo. Sobre a alimentação, é bem diferente do Brasil, mas procuramos sempre comer o mais próximo do que temos no Brasil, tanto nos supermercados, quanto nos restaurantes”, destacou.

Anselmo Ramon encontrou dentro de campo uma das principais diferenças em relação ao Brasil. O atacante admite que os chineses ainda estão muito distantes tecnicamente. “Eles são muito rápidos, alguns técnicos, mas o futebol chinês ainda está em evolução e vai melhorar nos próximos anos, sem nenhuma dúvida. Os jogadores estrangeiros que chegam ajudam nisso. Eles investem em atletas consagrados para que isso aconteça, para que possa ajudar nesta evolução”, analisou.

O Hangzhou Greentown é o 13º colocado da Liga Chinesa. Apesar de não ter brigado pelo título, Anselmo Ramon faz balanço positivo de sua temporada no país. “Não tenho dúvida que essa passagem na China está sendo importante para mim, principalmente pelo fato de ter jogado quase todas as partidas e ter feito gols. Estava precisando dessa sequência. Vou guardar essa temporada na memória e espero ter deixado uma boa impressão no futebol chinês”, ressaltou.

Tags: anselmo cruzeiro emprestimo china