Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Tabelinha com a matemática

Se vencer os dois próximos jogos, ambos em casa, Cruzeiro tem a possibilidade de pôr a mão na taça na mesma rodada em que festejou o título antes de confirmá-lo no ano passado

postado em 31/10/2014 11:20 / atualizado em 31/10/2014 12:25

Eugênio Moreira /Estado de Minas

Juarez Rodrigues/EM/D.A Press
O Cruzeiro vem repetindo neste Campeonato Brasileiro aspectos da campanha vitoriosa do ano passado, quando conquistou o tricampeonato. Com jogos no Mineirão nas duas próximas rodadas – domingo, às 17h, contra o Botafogo, e dia 9, às 19h30, diante do Criciúma –, a equipe de Marcelo Oliveira tem a possibilidade de se aproximar do feito alcançado na 33ª rodada de 2013: ao vencer o Grêmio por 3 a 0, em 10 de novembro, na Pampulha, a Raposa pôs as mãos na taça e, mesmo dependendo de confirmação matemática, os jogadores, em campo, e a torcida, no estádio e nas ruas, fizeram a festa antecipada pelo título.

Com vitórias sobre Botafogo e Criciúma, adversários que estão na zona do rebaixamento, o Cruzeiro, na pior das hipóteses, manterá os cinco pontos de vantagem para o vice-líder, São Paulo, a cinco rodadas do fim da competição. Se o tricolor paulista tropeçar, fora de casa, contra Criciúma e/ou Vitória, a diferença aumentará – e com ela a tranquilidade para as partidas restantes. Mesmo com os empates de 1 a 1 contra Palmeiras e Figueirense nas duas últimas rodadas, a projeção para o bicampeonato celeste continua alta. Segundo cálculos dos matemáticos, a chance de a taça continuar na Toca da Raposa varia de 78,9% a 90%.

Os quatro pontos perdidos para o Verdão em casa e para os catarinenses fora, com gol nos acréscimos, fizeram com que a campanha deste ano ficasse abaixo da de 2013. Depois de terminar o turno com três pontos a mais do que na edição anterior, a equipe celeste perdeu fôlego, principalmente a partir da 23ª rodada, com o revés por 3 a 2 para o Atlético, no Mineirão. No returno do campeonato passado, o time foi derrotado apenas na 27ª rodada, para o São Paulo, por 2 a 0, na Pampulha.

A recuperação na campanha do tri também foi mais rápida. Depois da derrota para o Galo no jogo seguinte ao do São Paulo, o Cruzeiro venceu o Fluminense e, mesmo com nova queda diante do Coritiba, emplacou três vitórias consecutivas até o jogo decisivo contra o Grêmio. Agora, a equipe ainda não conseguiu dois triunfos seguidos no returno – o melhor momento foi a sequência contra Coritiba (2 a 1), Sport (0 a 0) e Internacional (2 a 1).

BOA VANTAGEM Outra diferença para 2013 tem sido o desempenho dos concorrentes. Em ambos os anos, os vice-líderes se alternaram, mas no atual campeonato, a distância tem sempre ficado inferior à do anterior, embora ainda seja considerável, pois nunca está abaixo dos quatro pontos – somente na primeira rodada do returno a vantagem de 2014 foi superior.

No início do segundo turno de 2013, o Botafogo era o principal perseguidor do Cruzeiro, mas logo foi superado pelo Grêmio, que também não se firmou na vice-liderança e foi ultrapassado pelo Atlético-PR. Quando venceu o tricolor gaúcho por 3 a 0, a Raposa abriu 13 pontos de vantagem para o Furacão, o que lhe possibilitou garantir o título na rodada seguinte, quatro antes do final.

Dificilmente essa marca será repetida em 2014, já que, na melhor das hipóteses, em caso de duas vitórias celestes e duas derrotas do São Paulo, além de tropeços de Atlético e Internacional, nas próximas rodadas, a diferença chegará a 11 pontos – será necessária mais uma rodada favorável para que o título possa ser confirmado com quatro jogos de antecipação.


FALTA POUCO

90%
probabilidade de o Cruzeiro ser tetracampeão para o paulista Chance de Gol

85%
perspectiva de título celeste segundo o gaúcho Infobola

78,9%
chances de conquista cruzeirense de acordo com o Dpto. de Matemática da UFMG

Tags: cruzeiro título chances cálculos matemática seriea