Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Expectativa pelo presente de Natal

postado em 20/12/2014 08:27

Eugênio Moreira /Estado de Minas

O torcedor do Cruzeiro ainda aguarda o presente de Natal prometido pelo presidente Gilvan de Pinho Tavares na quinta-feira, na solenidade de sua posse para o segundo mandato. O dirigente não falou nomes nem mesmo a posição do provável contratado, mas tudo indica que o atacante Leandro Damião, do Santos, deve reforçar o tetracampeão brasileiro em 2015. “Eu não vou falar o nome, mas é um jogador que viria para fazer parte deste elenco fabuloso e jogar. Não seria para compor. Seria para ser titular”, disse Gilvan.

A posição mais carente da equipe para a próxima temporada é a de atacante de área. O boliviano Marcelo Moreno, emprestado pelo Grêmio, não deve continuar na Toca da Raposa, e Borges teve seu contrato encerrado. “Não é que o Cruzeiro desistiu de manter o Marcelo Moreno. O momento do futebol brasileiro não é para se fazer grandes investimentos. O custo de aquisição do Marcelo Moreno, dos direitos econômicos mais o salário, tornou a negociação inviável. Não podemos fazer loucura, porque não podemos contratar um jogador só. Temos de acabar de montar o elenco”, justificou o presidente celeste.

Um sonho recorrente do torcedor é o atacante Fred, que ficou numa situação difícil no Fluminense com o fim do patrocínio da Unimed. Gilvan lembra que a contratação do jogador que defendeu o Cruzeiro em 2004 e 2005 também não é fácil: “O Fred é um sonho antigo do Cruzeiro, mas o custo dele é caro, tanto pelos direitos econômicos quanto pela questão salarial. Então não adianta pensar no que não podemos fazer agora”.

Assim, o atacante mais perto de um acerto é mesmo Leandro Damião, de 25 anos. O procurador do jogador, Vinícius Prates, já declarou que ele deve sair do Santos e buscar novos ares para tentar recuperar a boa fase que teve no Internacional e o levou à Seleção Brasileira. O empresário até já revelou que acertou sua parte com o Cruzeiro e pressiona a nova diretoria santista para liberá-lo.

VITRINE O Santos pagou R$ 42 milhões por Leandro Damião em dezembro de 2013, com dinheiro emprestado pelo grupo Doyen Sports. Como o atacante não deu retorno em campo, um empréstimo para o Cruzeiro, que disputará a Copa Libertadores, poderá servir de vitrine para uma futura transferência internacional. Um empecilho para o negócio, no entanto, é o alto salário de Leandro Damião. Jogadores poderão ser envolvidos na negociação.

Gilvan garante que não se precipitará e somente comentará sobre jogadores depois de finalizada a negociação. “Só depois de assinar o contrato eu falo de algum atleta. Não quero correr riscos de algum negócio não dar certo e ficar mal com a imprensa e com a torcida do Cruzeiro. Em negócios de jogadores, seja com o clube que for, a gente não revela as bases para não atrapalhar”, explicou o presidente.