Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Se valer a primeira impressão...

Em sua estreia pela equipe profissional, o armador Marcos Vinícius foi um dos raros destaques no empate com o Mamoré. Treinador admite que atleta pode ter mais chances

postado em 27/03/2015 08:23 / atualizado em 27/03/2015 08:25

EM DA PRESS
As poucas coisas boas para o Cruzeiro no empate por 1 a 1 com o Mamoré, na noite de quarta-feira, no Mineirão, foram a retomada da liderança do Campeonato Mineiro, o oitavo gol de Leandro Damião em oito jogos pelo Estadual e o desempenho do armador Marcos Vinícius. Logo em seu primeiro jogo na equipe profissional, ele entrou no lugar do volante Willian Farias durante o segundo tempo e deixou excelente impressão, se candidatando a resolver um dos principais problemas da equipe celeste na temporada: a armação das jogadas.

A boa atuação arrancou elogios do sempre contido técnico Marcelo Oliveira. “Ele tem treinado muito bem, é um armador que tem boa finalização de fora da área, bom passe. Nós o colocamos como segundo volante para que tivéssemos mais poder ofensivo. Ele foi bem, fez a jogada do gol e tentou outras”, avaliou o treinador, que já estuda dar novas oportunidades ao jogador. “O ideal para um jovem como ele era estrear com o time ganhando, jogando na armação, sua posição de origem, em uma situação positiva. Mas ele mostrou qualidade. Vamos continuar observando-o e, quando possível, utilizando-o um pouco mais.”

Aos 20 anos, Marcos Vinícius chegou em novembro ao Cruzeiro, emprestado até 31 de dezembro pelo Náutico para a equipe júnior, com 50% dos direitos federativos fixados em R$ 900 mil. O clube celeste tem até 30 de junho para exercer a opção de compra.

Depois de disputar o Campeonato Brasileiro Sub-20 em 2014, o atleta foi incorporado ao grupo principal em janeiro. Ele chegou a ficar fora dos planos de Marcelo Oliveira, que acabou convencido pelo coordenador técnico das categorias de base, Raul Plassmann, e pelo superintendente da base, Bruno Vicintin, a dar chances à promessa, que foi titular do profissional do Náutico quando tinha apenas 16 anos.

Assim, se sente pronto para ser escalado de novo com a camisa celeste. “Estou acostumado a jogos importantes, inclusive pela Série A do Brasileiro. Enfrentei o Cruzeiro em 2013, como titular (no primeiro turno). Venho tendo oportunidades e, aos poucos, vou ganhando espaço”, declara o jogador, que gostou da atuação diante do Mamoré, quando fez a jogada que resultou no gol de Leandro Damião. “Entrei bem no jogo, fiz o que o treinador pediu. Trabalhando certinho no dia a dia, as coisas vão acontecendo naturalmente.”

Ele se define com “um jogador que gosta de partir para cima e também deixar os atacantes na cara do gol”. Marcos Vinícius revela ter Paulo Henrique Ganso como um exemplo no futebol. Porém, acredita ser mais rápido que o são-paulino, a quem procura observar sempre para “aprimorar o passe e ter a mesma qualidade”.

ESTRUTURA Para evoluir cada vez mais na carreira, ele aposta em tudo que o Cruzeiro pode oferecer. “Com todo respeito ao Náutico, a estrutura daqui é outra. Você tem outro ânimo para trabalhar, para fazer tudo que você sabe. O Cruzeiro é grande e todos os jogadores querem estar aqui e daqui ir ainda mais longe na carreira”, afirma o atleta, que se adaptou rapidamente ao profissional, no qual tem Marquinhos como o melhor amigo.

Ele mora sozinho em Belo Horizonte, o que não deve durar muito, pois está procurando apartamento para trazer da Bahia a mãe. Além disso, teve o primeiro filho há pouco tempo, o que, segundo ele, acaba ajudando para galgar cada vez novos degraus. “A responsabilidade aumenta.”


QUEM É ELE
Marcos Vinícius de Jesus Araújo
Posição: armador
Nascimento: 26/12/1994, em Marabá (PA)
Altura/Peso: 1,77m/74kg
Clubes: Naútico (2010-2014) e Cruzeiro (desde novembro de 2014)
Características: boa visão de jogo, tem técnica apurada e finaliza bem de média e longa distâncias
Contrato com o Cruzeiro: até 31 de dezembro, quando o clube celeste tem a opção de adquirir 50% dos direitos
1 jogo fez Marcos Vinícius com a camisa celeste


ESTRELADAS...
SEM LESÃO

Substituído no intervalo do empate com o Mamoré por 1 a 1, devido a desconforto na parte posterior da coxa esquerda, o zagueiro Paulo André foi submetido a exame de ressonância magnética ontem, que não indicou lesão. Mesmo assim, visando preservá-lo para a sequência da temporada, a comissão técnica deverá deixá-lo de fora do jogo contra a URT, domingo, em Patos de Minas, pela 10ª rodada do Campeonato Mineiro. Manoel e Bruno Rodrigo brigam pela vaga.

INTERCÂMBIO
Em acordo com o Ministério da Cultura e do Esporte do Cazaquistão, o Cruzeiro receberá 26 jogadores sub-15 daquele país na Toca da Raposa II durante os três próximos anos. Pelo que foi acertado, os garotos irão aprimorar os aspectos táticos, técnicos e físicos na prática do futebol, sob a supervisão de profissionais do clube celeste. Todo o projeto é bancado pelo governo cazaque e, além de dinheiro, rende valorização à marca da Raposa fora do Brasil.