Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Estratégia contra o desgaste

postado em 17/04/2015 08:53 / atualizado em 17/04/2015 08:57

Rodrigo Clemente / EM DA PRESS
Enquanto os jogadores que enfrentaram o Huracán na terça-feira, em Buenos Aires, apresentavam semblante bem mais descansado depois de um dia de folga, o técnico Marcelo Oliveira seguia ontem buscando formas para que o Cruzeiro atinja dois objetivos nos próximos jogos, ambos no Mineirão: classificar-se à decisão do Campeonato Mineiro, pelo menos empatando com o Atlético no domingo, e às oitavas de final da Copa Libertadores, vencendo o Universitario de Sucre, terça-feira.

Para facilitar um pouco a sua vida, o treinador terá a volta de Alisson, poupado na Argentina. E ainda aguarda para saber se terá os também atacantes Marquinhos, que aprimora a forma física depois de se recuperar de contusão na coxa direita, e Judivan, que está com a Seleção Brasileira Sub-20 na Europa. Com os três à disposição, Marcelo poderá traçar uma estratégia que lhe permita “guardar” algumas cartas para o duelo internacional, uma vez que ficou claro o desgaste dos atletas pelas duas partidas com intervalo de 49 horas. O que se repetirá agora.

Como não enfrentou o Huracán, Alisson se sente pronto para voltar no domingo. “Queria jogar na Argentina, mas a comissão técnica achou melhor me deixar de fora, pois os exames mostraram que eu tinha 95% de chances de voltar a sofrer contusão muscular. Assim, pude descansar e me sinto inteiro para atuar no clássico”, afirmou o camisa 11, que sofre com lesões musculares na coxa esquerda desde o fim do ano passado.

Ele se mostra muito animado para a sequência decisiva, ainda que ela seja desgastante e vá exigir bastante do grupo. Mesmo assim, a exemplo dos companheiros, evita se meter na polêmica da data do segundo jogo das semifinais. “Vamos deixar isso para a diretoria e nos concentrar em um compromisso de cada vez.”

Se Alisson está praticamente confirmado, Marquinhos ainda depende de avaliação. Ontem, ele se exercitou em um dos campos da Toca da Raposa, ao lado do zagueiro Bruno Rodrigo, que sofreu pancada nas costas durante treinamento e se esforça para ficar também à disposição.

Quanto a Judivan, tem retorno previsto para amanhã. Ele participou de período de preparação da Seleção Brasileira Sub-20 para o Mundial da Nova Zelândia, entre maio e junho. Se chegar bem, deverá ser relacionado para o clássico.

OPÇÕES Além dos que estão voltando, Marcelo tem boas opções para poupar jogadores em uma partida ou outra. No domingo, por exemplo, Fabiano entrou no lugar de Mayke na lateral direita. Como o zagueiro Paulo André está suspenso na Libertadores, o técnico pode optar por preservar Leo para o jogo contra os bolivianos. Na lateral esquerda, Fabrício é opção óbvia para substituir Mena, já poupado do treino de ontem à tarde.

Entre os volantes, além dos titulares Willians e Henrique, Marcelo tem Willian Farias, Felipe Seymour e os garotos Eurico e Bruno Edgar. Do meio para a frente, se Marquinhos não puder atuar no domingo, Willian deverá ser mantido. Já para preservar De Arrascaeta e Leandro Damião, o treinador tem as opções de Gabriel Xavier e Henrique Dourado. A definição deverá ocorrer no treino que Marcelo comanda hoje de manhã, mas dificilmente a escalação será divulgada antecipadamente.

ESTRELADAS

DONO DO APITO

O paulista Luiz Flávio de Oliveira ou o paranaense Héber Roberto Lopes será o árbitro de Cruzeiro x Atlético. O sorteio entre eles será hoje à tarde, na Federação Mineira de Futebol. Os assistentes já foram definidos: o catarinense Kléber Lúcio Gil e o paranaense Bruno Boschilla.

INTERESSE?
A imprensa baiana divulgou ontem que o Cruzeiro estaria contratando ao Vitória o volante Flávio Medeiros, de 19 anos, que está na Seleção Sub-20, mas a diretoria celeste não confirma. Em troca, jogadores fora dos planos de Marcelo Oliveira iriam para Salvador.