Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Noite Estrelada

Diante de quase 60 mil torcedores, celestes confirmam supremacia histórica sobre o River Plate e conseguem vitória que encaminha classificação às semifinais da Libertadores

postado em 22/05/2015 08:43 / atualizado em 22/05/2015 11:22

AFP


Gilmar Laignier

Enviado especial a Buenos Aires

Em um jogo muito disputado, em que a transpiração superou a inspiração na maior parte do tempo, o Cruzeiro justificou a fama de “Bestia Negra” ao vencer o River Plate-ARG por 1 a 0, gol de Marquinhos, ontem à noite, em Buenos Aires, no jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores. Assim, precisa apenas do empate no jogo de volta, quarta-feira, no Mineirão, quando a torcida deverá empurrar a equipe rumo às semifinais – os ingresso para os sócios-torcedores estão à venda desde a última sexta-feira.

Além de ter ficado em situação confortável, a Raposa se tornou a equipe brasileira com o maior número de vitórias na principal competição entre clubes do continente. São 86 triunfos, um a mais que o São Paulo, a quem eliminou nas oitavas de final.

Antes de pensar no segundo jogo com os argentinos, o time celeste vai encarar a Ponte Preta, domingo, às 18h30, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Será o primeiro jogo no Gigante da Pampulha, que não deve ter grande público, pois todas as atenções já estão voltadas para quarta-feira – é possível que alguns titulares sejam poupados contra o time de Campinas.

“Tenho certeza que a torcida vai encher o Mineirão e nos incentivar bastante”, disse o técnico Marcelo Oliveira, que fez questão de enaltecer o clima de tranquilidade com que o Cruzeiro foi recebido no Monumental de Nuñez, cuja segurança foi reforçada depois dos incidentes no jogo entre River Plate e Bocar Juniors, em La Bombonera, na semana passada, quando atletas millonarios foram atingidos por ácido atirado por torcedores rivais.

Até por isso, o clima antes da partida foi de certa apreensão de ambas as partes. O Cruzeiro, porém, não se intimidou pelo estádio lotado e logo aos 2min fez os argentinos sentirem frio na barriga, com Manoel completando para fora falta cobrada por Marquinhos. Na sequência, Henrique arriscou da entrada da área, mandando por cima.
Só a partir dos 10min os torcedores do River voltaram a cantar mais alto. Aos 16min, aproveitando saída de bola errada de Henrique, os donos da casa só não abriram o placar porque Fábio saiu nos pés de Gutiérrez. O próprio colombiano levantou os torcedores aos 30min, ao bater com perigo. O time celeste só respondeu aos 32min, mas Leandro Damião, que saiu de posição irregular e sofreu falta, concluir para fora ao invadir a área.

Com o Cruzeiro se desarticulou, com setores longe um do outro, o River Plate aproveitou para tentar pressionar. Porém, também não conseguiu criar situações claras de gol.

O time celeste começou a etapa final exatamente com a primeira, tendo chance de marcar. Aos 6min, Bruno Rodrigo conseguiu cabecear, mas errou o alvo, mandando à esquerda.

MUDANÇAS
Tentando deixar a Raposa mais forte, Marcelo Oliveira colocou Gabriel Xavier no lugar do apagado De Arrascaeta. Em um de seus primeiros lances, ele serviu Willian, que driblou o marcador dentro da área e bateu cruzado, só não marcando porque Vangioni tirou quase em cima da linha.

Com os visitantes melhores, foi natural que a torcida começasse a ficar impaciente. Ainda que continuasse cantando, a insatisfação foi ouvida a cada passe ou chance errada.

Só aos 22min é que os torcedores do River voltaram a sorrir. Depois de boa tabela, Gutiérrez saiu na cara de Fábio, mas chutou por cima.

Quando o time celeste parecia satisfeito com o 1 a 1, acabou abrindo placar. Aos 36min, Leandro Damião disputou na área e a bola sobrou para Gabriel Xavier, que finalizou. A bola bateu em Barovero e sobrou para Marquinhos, livre, só empurrar para a rede, calando o Monumental de Núñez.

A partir de então, o time celeste se retraiu para garantir a vitória. Já o River Plate tentou ir para o abafa, mas se mostrou pouco inspirado. Assim, a minoria celeste deixou Buenos Aires muito contente.