Cruzeiro
None

CRUZEIRO

AFIRMAÇÃO

No Mineirão colorido de azul, Cruzeiro busca chegar pela sétima vez à semifinal da Libertadores. Como venceu em Buenos Aires, até empate com River Plate é suficiente

postado em 27/05/2015 09:29 / atualizado em 27/05/2015 09:33

Leandro Couri/EM/D.A Press
Visto com desconfiança depois de reformular sua equipe no início da temporada e por não ter conseguido chegar à final do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro tem grande chance de mostrar que continua forte mesmo com tantas mudanças. Para isso, basta confirmar a classificação às semifinais da Copa Libertadores, de preferência com outra vitória sobre o River Plate, hoje, às 22h, no Mineirão lotado – a vaga também será possível com empate, depois da vitória por 1 a 0 em Buenos Aires na semana passada. As duas últimas fases da competição serão disputadas depois da Copa América.

A equipe celeste já deu, na própria competição, duas demonstrações do que é capaz, amenizando a pressão sobre a queda em mata-matas na era Marcelo Oliveira. Contra o São Paulo, no jogo de volta das oitavas de final, devolveu o 1 a 0, mas poderia ter se classificado sem a necessidade da disputa de pênaltis, em que acabou levando a melhor. E na metade inicial do duelo com o River, embora menos envolvente, ela foi competitiva e acabou vencendo também de 1 a 0.

Os dois triunfos consecutivos reacenderam de vez a esperança da China Azul, que já vislumbra a possibilidade de comemorar pela terceira vez o título. Se passar pelos millonarios, o Cruzeiro chegará à sétima semifinal da Libertadores, repetindo o que ocorreu em 1967, 1975, 1976 (campeão), 1977 (vice), 1997 (campeão) e 2009 (vice).

Os jogadores sabem que o momento é ideal para a afirmação. E prometem atenção total em toda a partida. “Em fase decisiva de Libertadores, você não pode dar bobeira. Estaremos em casa e vamos procurar ter tranquilidade para conquistar o resultado”, afirma Leandro Damião, artilheiro da equipe na temporada, com 13 gols, e também na competição, com quatro.

Para o atacante, o jogo desta noite será tão aberto quanto o de quinta-feira, no Monumental de Núñez. Por isso, se mostra otimista, pois acha que, quanto mais espaço tiver, melhor para o Cruzeiro. “Nosso time está bem na defesa. Precisamos crescer um pouco mais ofensivamente. Treinamos bastante e tomara que a gente consiga ajeitar uma bolinha para fazer o gol, que nos deixará em condição excelente para garantir a vaga.”

A torcida promete “inflamar” o Mineirão no apoio ao time, com muito barulho, papéis piscados e celulares piscando. Os torcedores torcem por isso, mas sabem que não devem se empolgar, sob o risco de ser surpreendidos. “Marcelo Oliveira já pediu para não entrarmos em oba-oba, no clima de já ganhou. Afinal, trata-se de um adversário forte, que certamente jogará para tentar a vitória, e temos de estar atentos. Não é porque ganhamos lá que vamos relaxar, ao contrário”, afirma o zagueiro Manoel.

NOVIDADE NO BANCO O técnico deve repetir a escalação do jogo de ida. Novidade mesmo, só no banco: Alisson foi relacionado. Para que o armador ganhasse ritmo, porque ficou mais de um mês se tratando de contusão, Marcelo o aproveitou no segundo tempo do empate por 1 a 1 com a Ponte Preta, domingo, pelo Brasileiro.

Cruzeiro x River Plate

Cruzeiro: Fábio; Mayke, Manoel, Bruno Rodrigo e Mena; Willians, Henrique, Marquinhos, De Arrascaeta e Willian; Leandro Damião. Técnico: Marcelo Oliveira

River Plate: Barovero; Mammana, Maidana, Funes Mori e Vangioni; Ponzio, Kranevitter, Sánchez e Martínez; Teo Gutiérrez e Mora (Cavenaghi). Técnico: Marcelo Gallardo

Estádio: Mineirão
Horário: 22h
Árbitro: Wilmar Roldan (COL)
Assistentes: Wilson Berrio e Alexander Guzmán (COL)
TV: Globo, Sportv e Fox Sports

Tags: interiormg libertadores cruzeiro river plate