Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Sem marcar há mais de 300 minutos, Cruzeiro não terá autor de um terço dos gols no ano

Em branco nos últimos três jogos, time não contará com Damião contra Atlético-PR

postado em 02/07/2015 14:48 / atualizado em 02/07/2015 14:51

Guilherme Testa/Light Press/Cruzeiro

Derrotado nas últimas três rodadas do Brasileirão, o Cruzeiro está agora a apenas um ponto da zona de rebaixamento. A má fase passa pela improdutividade do ataque. Os comandados de Vanderlei Luxemburgo já acumulam 309 minutos sem marcar gols (incluído o acréscimo registrado nas súmulas).

A última vez em que o Cruzeiro balançou as redes foi na sétima rodada. Na vitória sobre o Vasco, por 3 a 1, em São Januário, Leandro Damião anotou o terceiro tento do time celeste aos 28 minutos do segundo tempo. Na tentativa de encerrar o jejum, contra o Atlético-PR, neste sábado, a Raposa terá de lidar justamente com a ausência de seu artilheiro.

Suspenso por três cartões amarelos, Damião é responsável por um terço dos gols marcados pelo Cruzeiro na temporada. O camisa 9 anotou 15 dos 45 tentos da equipe em 2015. Ele superou os goleiros adversários nove vezes no Campeonato Mineiro, quatro na Libertadores e outras duas no Brasileirão. Os dois gols de Damião na competição nacional foram justamente diante do Vasco.

O baixo rendimento do centroavante no Brasileirão é reflexo também da falta de criatividade ofensiva de toda a equipe. Nos reveses diante de Chapecoense, Coritiba e Grêmio, todos pelo placar de 1 a 0, o Cruzeiro finalizou 33 vezes, de acordo com levantamento do Footstats. Porém, apenas 30% dessas finalizações tiveram o caminho do gol adversário.

Para substituir Damião contra o Atlético-PR, Vanderlei Luxemburgo pode optar pelo também centroavante Henrique Dourado. Entretanto, o treinador mostrou que pode recorrer a outras alternativas táticas. Na derrota para o Grêmio, o camisa 9 foi substituído no intervalo por Allano. Outra alteração realizada para o início da etapa final teve a entrada de Marcos Vinícius na vaga de Marquinhos.

Antes do duelo com o Furacão, Luxemburgo comandará apenas um treinamento. A atividade será realizada na tarde desta sexta-feira, na Toca da Raposa II. Além de definir o substituto de Leandro Damião, o treinador terá de escolher quem herdará a vaga do atacante Willian, também suspenso por três cartões amarelos.

Os números do jejum cruzeirense:

Vasco 1 x 3 Cruzeiro

17 minutos regulamentares e outros 4 de acréscimo

Cruzeiro 0 x 1 Chapecoense
90 minutos regulamentares e outros 8 de acréscimo

Coritiba 1 x 0 Cruzeiro
90 minutos regulamentares e outros 6 de acréscimo

Grêmio 1 x 0 Cruzeiro
90 minutos regulamentares e outros 4 de acréscimo

*para tempo de acréscimo, foi considerada informação das súmulas do Brasileirão

Tags: luxemburgo atlético-pr gols jejum seriea cruzeiro