Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Do entusiasmo à aceitação pelas derrotas: os discursos de Vanderlei Luxemburgo no Cruzeiro

Pentacampeão brasileiro, treinador tenta evitar rebaixamento inédito da Raposa

postado em 28/08/2015 08:00 / atualizado em 27/08/2015 20:22

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press

Um dos técnicos mais vitoriosos da história do futebol brasileiro, Vanderlei Luxemburgo parece ter se acostumado aos resultados negativos. No Cruzeiro, já são nove derrotas em 18 partidas. Para quem poderia esperar indignação de alguém tão habituado a levantar troféus, Luxa apresenta um discurso de aceitação após os reveses.

Comandante do Cruzeiro na conquista da Tríplice Coroa, Luxemburgo reassumiu a equipe em junho, quando o time havia somado apenas um ponto nas quatro rodadas iniciais do Campeonato Brasileiro. Diante de um início promissor, com três vitórias consecutivas, sobre Flamengo, Atlético e Vasco, o treinador chegou a cogitar mais uma conquista nacional para a Raposa. “Foi importante para as pessoas enxergarem o Cruzeiro como o bicampeão que está chegando”, disse após o triunfo por 3 a 1 em São Januário.

Como não poderia deixar de ser, o otimismo perdeu espaço na medida em que as vitórias deram lugar a resultados negativos. Na primeira derrota, diante da Chapecoense, em pleno Mineirão, Luxemburgo apontou dificuldades em consequência da postura defensiva do adversário. No entanto, ele mantinha a opinião de que o Cruzeiro tinha uma “perspectiva boa”, como fez após derrota para o Grêmio, em Porto Alegre.

Já depois do revés diante do Fluminense, Vanderlei Luxemburgo disse que o resultado negativo era normal. Discursos similares foram adotados em derrotas fora de casa contra São Paulo, Palmeiras e Corinthians. O treinador ainda avaliou como “normal” o empate sem gols com o Internacional, no Mineirão. “O resultado de hoje é normal. Não é normal contra Joinville, contra Chapecoense, contra Avaí. Esses são resultados ruins e estão fazendo a diferença. Um jogo como o do Inter, pela envergadura, é um resultado normal”, analisou naquela ocasião.

Eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil pelo Palmeiras, com duas derrotas, Luxa vê agora o Cruzeiro em contagem regressiva para o fim da temporada 2015. Todavia, para que encerre o ano na Toca, ele precisa amenizar o risco de uma queda inédita para a Série B. A 18 rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, a Raposa está a apenas um ponto da zona de rebaixamento.

As análises de Luxemburgo após os 18 jogos em que comandou o Cruzeiro nesta temporada:

Cruzeiro 1 x 0 Flamengo - Brasileirão

“Aqui tem Marcelo e jogadores. Eu cheguei hoje, não sou mágico, não há um tubo de ensaio. Isso aqui pertence ao Marcelo e aos jogadores, que conquistaram essa vitória. Eu dei uma experiência minha. De repente você entra em uma zona de tranquilidade, pensa que não precisa mais sofrer para ganhar, isso precisa ser despertado de novo nos jogadores, essa ambição, entusiasmo. Só tentei provocar isso neles”

Atlético 1 x 3 Cruzeiro - Brasileirão
“Para ganhar aqui, tínhamos que fazer algo diferente, e os jogadores fizeram. Se não era proibido ganhar do Atlético no Independência, também não é proibido que briguemos pelo título”

Vasco 1 x 3 Cruzeiro - Brasileirão
“Foi importante para subir na tabela e ganhar respeito dos adversários, para as pessoas enxergarem o Cruzeiro como o bicampeão que está chegando, encostando no bloco da frente”

Cruzeiro 0 x 1 Chapecoense - Brasileirão
“Jogamos contra equipes que se equivalem: Vasco no campo do Vasco, Flamengo e Atlético em clássicos. A Chapecoense jogou por uma bola. E o time estava muito desfalcado. Temos jogadores que entram e mudam o jogo, Gabriel e Alisson dão uma rabiscada. Num jogo desse, você tem de ter jogador de drible. Contra equipe forte, o Cruzeiro vai se equiparar”

Coritiba 1 x 0 Cruzeiro - Brasileirão
“Sobre a instabilidade, tudo que a gente falar é complicado, vocês vão interpretar como vocês quiserem. Se eu falar que temos jogadores no DM, nas seleções, que não temos o elenco, vai parecer desculpa. Essa coisa de o Cruzeiro não estar totalmente definido e os jogadores entregues para definirmos realmente aquilo que nós queremos... (enquanto isso) nós vamos sofrer bastante”,

Grêmio 1 x 0 Cruzeiro - Brasileirão
“Jogamos com determinação e aplicação, e o adversário encontrou uma jogada de penetração e conseguiu o pênalti. Tivemos chances de matar o jogo e não fizemos. No futebol, as coisas acontecem. Estamos chateados com a terceira derrota, mas temos perspectiva muito boa”

Cruzeiro 2 x 0 Atlético-PR - Brasileirão
“Teve um nervosismo em função do começo da partida e também pela posição na tabela, como estávamos ali e cobranças que tivemos. Mas depois que o time encaixou no time do Atlético-PR, nós tivemos o domínio do jogo. Pois o Atlético-PR é um time muito tático e veloz. Então a equipe teve de jogar bem. Mas foi um bom jogo e a vitória foi fundamental para nós, temos tranquilidade de ir jogar fora, com o Fluminense”

Fluminense 1 x 0 Cruzeiro - Brasileirão
“Claro que é mais uma derrota, mas perder para o Fluminense aqui é um resultado normal, pode acontecer. O importante é que a equipe lutou, se apresentou bem e criou algumas situações, muito poucas, mas estamos evoluindo”

Cruzeiro 1 x 0 Goiás - Brasileirão
“O torcedor é o centroavante que ajuda a colocar a bola para dentro. Esse comportamento do torcedor foi fantástico. O momento ainda é de incertezas. Estamos em reformulação, fazendo mudanças. A torcida tem de entender que esse processo existe em todos os clubes. O time é campeão e tem de pagar as contas. O dinheiro não foi só para o Cruzeiro. É um processo doído de reformulação. Há uma perspectiva boa para frente, jovens jogadores, elenco bom, de bons caráteres. Vamos continuar trabalhando. O torcedor foi fundamental”

Cruzeiro 1 x 1 Avaí - Brasileirão
“Estamos tentando encontrar o melhor caminho dentro do Campeonato Brasileiro. Variantes de esquema tático. Vamos sofrer em um campeonato difícil, e uma pontuação que não estamos acostumados”

São Paulo 1 x 0 Cruzeiro - Brasileirão
“Perder para o São Paulo foi normal. Tivemos duas, três bolas com o Damião. Aconteceram coisas boas também”

Sport 0 x 0 Cruzeiro - Brasileirão
“Na entrevista coletiva de sexta-feira, pude demonstrar para vocês que as mudanças não são porque quero, mas porque tenho de buscar a situação ideal. Em Minas, todos querem que o time bicampeão entre em campo, mas o bicampeão acabou. Não temos jogadores como Ricardo e Everton. São características diferentes. Tenho outros jogadores. Tenho de buscar a equipe analisando a situação de cada jogador”

Cruzeiro 2 x 1 Palmeiras - Brasileirão
“O torcedor deu uma demonstração que abraçou a equipe. Vamos enfrentar dificuldades contra o Palmeiras, seja aqui ou lá. São grandes jogos, e precisamos somar pontos no Brasileiro. Estamos no caminho certo, ainda distantes de algumas coisas que queremos, mas no caminho certo”

Joinville 3 x 0 Cruzeiro - Brasileirão
“Foi a pior partida do Cruzeiro sob meu comando. Depois de duas atuações maravilhosas, contra Sport e Palmeiras, caímos muito o nível técnico, a pegada. Aqui, o campo é mais apertado, o Joinville sabe jogar aqui e nós não soubemos. Mérito deles e foi o pior jogo do Cruzeiro sob meu comando”

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
Cruzeiro 0 x 0 Internacional
- Brasileirão
“O resultado de hoje é normal. Não é normal contra Joinville, contra Chapecoense, contra Avaí. Esses são resultados ruins e estão fazendo a diferença. Um jogo como o do Inter, pela envergadura é um resultado normal”

Palmeiras 2 x 1 Cruzeiro - Copa do Brasil
“A partir de agora, vou colocar o seguinte: essa coisa da remodelação e transição vai até certo momento. Hoje, eu já cobrei o seguinte: temos que ter atitude de quem está no Cruzeiro. Temos 19 jogos do Brasileiro e uma Copa para terminar a temporada. Temos que ter atitude de Cruzeiro. Já falamos muito de transição, agora temos que mostrar atitude e construir”

Corinthians 3 x 0 Cruzeiro - Brasileirão
“O resultado contra o Corinthians, uma derrota não é anormal, pela nossa posição. É um resultado que poderia acontecer. O Corinthians é o líder da competição. Jogando aqui, perde muito pouco. Acho que o resultado de perder para o Corinthians é normal. A maneira como perdemos, com três erros, que é complicada (...) É complicado. Terá um momento em que você terá de sair de uma para outra (competição). Dentro da realidade do futebol, o privilegiado tem de ser o Campeonato Brasileiro. Não tem dúvida nenhuma. Mas, vamos convocar o torcedor para quarta-feira. A gente quer passar, pode dar moral para a gente. É uma situação de conquistar alguma coisa, avançar e mostrar que está no caminho certo”

Cruzeiro 2 x 3 Palmeiras - Copa do Brasil
“O torcedor está chateado e pedindo minha saída, mas peço o contrário. Vamos passar por momentos difíceis, mas não vamos cair para a Segunda Divisão. Podem me vaiar, pedir fora Luxa, xingar, ofender, mas incentive a equipe, caminhe junto, vamos precisar do torcedor”

Tags: luxemburgo cruzeiro