Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Mano se inspira na cartilha do Pep

Fiel à máxima de Guardiola de que é fundamental arrumar a defesa para que o ataque funcione bem, treinador do Cruzeiro exalta sequência sem sofrer gol, mas quer mais

postado em 06/10/2015 11:00 / atualizado em 06/10/2015 11:20

AFP PHOTO / CHRISTOF STACHE
Mano Menezes aprendeu com Pep Guardiola: “Se a equipe defender bem, tenho certeza de que estará muito preparada para atacar bem”. Seguindo os ensinamentos do espanhol, que comanda o Bayern, o treinador gaúcho parece ter dado jeito na defesa do Cruzeiro, que chegou ao terceiro jogo consecutivo sem sofrer gol no Campeonato Braileiro, no 0 a 0 com o Grêmio, domingo, no Mineirão.

É a melhor sequência defensiva celeste na competição, segunda melhor na temporada, igualando as vitórias sobre Villa Nova e América, pelo Campeonato Mineiro, e Mineros-VEN, pela Copa Libertadores, em março. Contra o Atlético-PR, quarta-feira da próxima semana, em Curitiba, ela terá a chance de igualar a melhor série no ano, de quatro partidas, obtida entre fevereiro e março, quando ficou quatro partidas sem ser vazada, nos triunfos sobre Boa e Tupi, pelo Estadual, e nos empates com Universitário de Sucre-BOL e Huracán, pelo torneio continental.

Levando-se em conta que o Brasileiro tem adversários de melhor nível técnico, a sequência é realmente positiva, mas não o suficiente para deixar Mano satisfeito. “A gente não pode parar nunca. Quando você se acomoda e acha que está tudo bom, no jogo seguinte a cobrança vem mais forte”, declara o técnico, que vê seu trabalho de pouco mais de um mês dar resultados. “Melhoramos bastante e o fato de não levarmos gol nos últimos três jogos confirma isso.”

Ele agora espera ver a equipe evoluir mais não apenas na defesa. “Vejo na prática a melhora, uma empatia grande, entendimento do modelo de trabalho, comprometimento. A tendência é crescer. Acredito muito no futebol com essa característica e podemos, sim, melhorar cada vez mais, trabalhando a confiança a partir dessa segurança que estamos mostrando.”

REGULAR
Os jogadores concordam com o chefe. Entre eles Manoel, um dos destaques da fase ascendente da equipe, que só não participou de uma partida neste Brasileiro, o 1 a 1 com a Ponte Preta, no Mineirão, pela terceira rodada, quando o Cruzeiro atuou com equipe mista por estar nas quartas de final da Libertadores, em que acabaria eliminado pelo River Plate. O zagueiro, de 25 anos, tem demonstrado desenvoltura independentemente do companheiro de setor. Na competição, já compartilhou a zaga com Bruno Rodrigo, Paulo André e Leo, além de Douglas Grolli, no segundo tempo da vitória sobre o Coritiba.

Revelado pelo Atlético-PR, próximo adversário celeste, Manoel espera que o Cruzeiro siga sem sofrer gol, mas o ataque volte a marcar para o time ter um desfecho digno de temporada.


ENQUANTO ISSO...
Protesto de Dedé

Se já vem mostrando evolução desde a chegada de Mano Menezes, a defesa do Cruzeiro deve ficar mais forte em 2016. Em fase final de recuperação de cirurgia no joelho direito, Dedé tem possibilidade, ainda que pequena, de ficar à disposição do técnico ainda este ano. “Nossa intenção é deixá-lo pronto para voltar no ano que vem, em ritmo de pré-temporada”, afirma, com cautela, o médico Sérgio Freire Júnior. O zagueiro, em tom irritado, recorreu ontem ao Twitter para protestar contra críticas de uma emissora de TV por assinatura e negar que esteja saindo da Toca da Raposa. “Vem passar o que eu estou passando para ver o que é bom. Ficar ali sentadinho falando m... e mentira é muito mole”, O outro ainda vai e diz que vou ser reforço para o Cruzeiro se eu sair. Bicampeão brasileiro, há dez meses machucado, e ainda tome crítica” e “Só rindo. Segunda vez que comentarista da Fox me coloca no Palmeiras sem existir absolutamente nada”, escreveu Dedé