Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Entenda o que cada clube precisa para conquistar a vaga restante na Copa Libertadores de 2016

São Paulo é o favorito para se classificar; Cruzeiro corre por fora

postado em 23/11/2015 14:50 / atualizado em 23/11/2015 14:54

EM DA PRESS / AFP e Santos Divulgação
Quem ficará com a última vaga da Copa Libertadores via Campeonato Brasileiro?

Corinthians e Atlético já estão garantidos. Segundo a UFMG, o Grêmio também já pode comemorar. “As chances do Grêmio são maiores que 99,99%, por isso arredondamos para 100%. Para perder a vaga, tem que contar com uma combinação muito improvável”, explica o professor de matemática Gilcione Nonato Costa, um dos responsáveis pelo grupo de estudos de probabilidades no futebol da UFMG.

Com o empate contra o Palmeiras (1 a 1), a probabilidade celeste diminuiu: passou de 3,3% para 0,94%. “A situação do Cruzeiro é muito difícil. Como não venceu no fim de semana, agora depende ainda mais de outros resultados. Tem que secar Inter e São Paulo, que não podem vencer. E tem que torcer contra o Sport também”, afirmou.

O São Paulo é a equipe que tem a maior chance de ficar com a última vaga. “Enfrenta o Figueirense e o Goiás, sendo que este último pode estar rebaixado”, disse o matemático.

Vale ressaltar que se o Santos, que também está na briga, ficar entre os quatro primeiros e vencer a Copa do Brasil, o quinto colocado herda a vaga via Brasileiro.

Ponte Preta e Palmeiras têm chances remotas, mas não foram incluídos em função dos quadros improváveis.

Entenda o que cada clube precisa para se classificar à Copa Libertadores:

Grêmio – Um empate já basta. Caso perca os dois últimos jogos, precisa que São Paulo e Internacional não apliquem goleadas nas duas partidas finais. O curioso é que tanto a UFMG quanto o Chance de gol já consideram o Grêmio matematicamente na Copa Libertadores.

Probabilidade de se classificar para a Libertadores
UFMG – 100%
Chance de gol – 100%
Infobola – 99%


São Paulo – Apesar de estar na quarta colocação, não depende apenas dos próprios resultados. Tem a mesma pontuação do Internacional, 56 pontos, mas leva vantagem no saldo de gols. Precisa vencer os dois jogos finais e torcer para que o Colorado não tire a diferença de saldo, que hoje é de 5 gols.

Probabilidade de se classificar para a Libertadores
UFMG – 52,2 %
Chance de gol – 46,8%
Infobola – 51%

Internacional – Precisa vencer os dois jogos finais e tirar a diferença no saldo para o São Paulo, que é de 5 gols.

Probabilidade de se classificar para a Libertadores
UFMG – 34,1%
Chance de gol – 23,7%
Infobola – 33%


Santos – Precisa vencer os dois jogos finais e torcer por insucessos de São Paulo e Internacional. Pode se classificar via Copa do Brasil. Faz a final da competição com o Palmeiras.

Probabilidade de se classificar para a Libertadores
UFMG – 12,1%
Chance de gol – 28,8%
Infobola – 15%


Cruzeiro – Tem que vencer os dois jogos finais e torcer contra os rivais diretos. São Paulo e Inter não podem vencer nem uma das últimas partidas. Já o Santos pode somar no máximo três pontos, caso contrário não será alcançado. O Cruzeiro também tem que secar o Sport, que tem um ponto a mais.

Probabilidade de se classificar para a Libertadores
UFMG – 0,94%
Chance de gol – 0,4%
Infobola – 1%


Sport – Assim como o Cruzeiro, o clube pernambucano tem que vencer os dois jogos finais e torcer contra os rivais diretos. São Paulo e Internacional não podem vencer. Isso porque mesmo se o Sport conquistar as duas vitórias restantes, fica em desvantagem em número de vitórias.

Probabilidade de se classificar para a Libertadores
UFMG – 0,62%
Chance de gol – 0,3%
Infobola – 1%

Tags: internacionalrs santossp gremio santossp saopaulosp inter cruzeiro seriea libertadores