Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Sem tirar o pé

Embora seja pequena a chance matemática de conseguir vaga na Libertadores, Cruzeiro vai manter o ritmo forte em busca de outros objetivos com Mano Menezes

postado em 24/11/2015 11:00 / atualizado em 24/11/2015 11:47

Paulo Filgueiras/EM/D.A Press
Com chances diminutas de se classificar à Copa Libertadores do ano que vem depois do empate por 1 a 1 com o Palmeiras, em São Paulo, o Cruzeiro se prepara para terminar a temporada mantendo a boa fase. Assim, vai buscar vencer Joinville, domingo, em Belo Horizonte, e Internacional, dia 6, em Porto Alegre, para ampliar a série invicta – atualmente de 12 jogos – e também tentar entrar direto nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2016.

Para isso, precisa ser a primeira equipe fora da zona de classificação para o torneio continental. No ano passado, o Fluminense garantiu a vaga mesmo tendo ficado em sexto lugar, uma vez que o Atlético, quinto colocado, faturou a Copa do Brasil. Tal situação poderá se repetir caso o Santos melhore sua posição e ganhe o torneio mata-mata – inicia amanhã a decisão com o Palmeiras.

Os cruzeirenses, porém, preferem não fazer novas contas, talvez para não se decepcionar como está ocorrendo em relação à briga pela vaga na Libertadores. A arrancada obtida desde a saída de Vanderlei Luxemburgo orgulha todos no clube e a intenção é mantê-la até o fim, entrando em 2016 em alto-astral e buscando títulos.

“Temos de manter este bom momento e nada melhor para isso do que vencendo os dois jogos que nos restam. É o que queremos, terminar bem o ano”, afirma o volante Willians. “O momento é de pensar positivamente. São muitas partidas de invencibilidade no Campeonato Brasileiro e isso é o mais importante no momento. Agora, vamos jogar em casa e buscar mais três pontos e depois em Porto Alegre, para encerrar a competição na parte de cima da tabela”, diz o também volante Ariel Cabral, que chegou em agosto e cresceu de produção com a equipe.

Já o armador Marcos Vinícius, autor do gol no empate com os palmeirenses, jogou a toalha para a vaga na Libertadores – o que não o impede, porém, de querer que a Raposa conquiste duas vitórias nos compromissos que restam em 2015. “Vamos procurar fechar bem a temporada, vencendo os jogos que faltam. Nosso time batalhou bastante, mas não foi o suficiente para vencer o Palmeiras”, argumenta.

DESFALQUE
Sem poder contar com o armador De Arrascaeta, suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo, o técnico Mano Menezes começa a pensar no substituto para o jogo com o Joinville. Gabriel Xavier, recuperado de edema na coxa direita, surge como favorito à vaga, mas o treinador pode optar por mudar o esquema, colocando um jogador mais fixo na frente, como Leandro Damião ou mesmo Vinícius Araújo. Allano, outra opção, ainda tratava até a semana passada de pancada no tornozelo esquerdo.

PRIMEIRO REFORÇO

A diretoria do Cruzeiro não quer comentar qualquer negociação antes do fim do Brasileiro, mas já trabalha para montar a equipe para 2016. Um dos nomes mais próximos da Toca é o do volante Jean, atualmente no Fluminense. Ele teria aceitado a proposta da Raposa, apresentada antes da do Palmeiras, que seria superior. O jogador tem 29 anos e foi formado pelo São Paulo.

BARCA CELESTE
Além da chegada de reforços, a diretoria também analisa quem vai deixar o clube. Mano Menezes já disse que pretende trabalhar com cerca de 30 jogadores (11 a menos que o grupo atual), indicando que a “barca” celeste será grande. Também está sendo estudada a situação de alguns atletas que estão emprestados.