Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Depois de renovação contratual, Júlio Baptista encerra ano com planos frustrados no Cruzeiro

Meia não conseguiu atingir expectativa de voltar a grandes atuações na Raposa

postado em 26/11/2015 08:00 / atualizado em 25/11/2015 17:23

Ramon Lisboa/EM/D.A Press
Em 2013, Júlio Baptista foi apresentado pelo Cruzeiro saindo de um carro-forte no Mineirão. A ação do departamento de marketing do clube procurava destacar a importância do meia que retornava ao Brasil com o status de estrela. Na Toca da Raposa, ele foi coadjuvante na conquista dos Campeonatos Brasileiros de 2013 e 2014. Já a temporada atual se aproxima do fim com planos frustrados para o antigo camisa 10 do time celeste.

Em recuperação de um edema na coxa direita, Júlio Baptista não deve defender o Cruzeiro contra o Joinville, neste domingo, no penúltimo jogo do Brasileirão. Até aqui, ele esteve em campo em apenas três jogos oficiais em 2015. Em nenhum deles, o meia permaneceu em campo por mais de 45 minutos.

Na segunda rodada do Campeonato Mineiro, Júlio Baptista entrou no intervalo do empate entre Cruzeiro e Caldense, por 1 a 1. Depois daquele jogo, ele foi submetido a uma cirurgia no joelho direito, feita em Barcelona, para corrigir uma lesão na cartilagem. O procedimento foi feito em fevereiro pelo médico catalão Ramon Cugar Bartomeu. Foram sete meses afastado dos gramados.

Durante o período de recuperação, a renovação contratual de Júlio Baptista ficou em xeque. Ele tinha vínculo com o clube até o fim de julho. No início de abril, o supervisor de futebol do Cruzeiro, Benecy Queiroz, informou, em conversa informal na Toca da Raposa II, que não haveria proposta para um novo contrato. Entretanto, um acordo foi anunciado em 22 de julho.

Esperança frustrada

Para manter Júlio Baptista, o Cruzeiro acertou um contrato por produtividade. O presidente Gilvan de Pinho Tavares defendeu que a permanência do meia poderia suprir a necessidade de contratação de um outro jogador para a posição.

“Ele reduzirá um pouco o salário nos dois primeiros meses, até estar em plenitude técnica. Depois, retorna ao patamar de salários de grandes jogadores do Cruzeiro. Não revelamos salários, mas será bem remunerado. Ele está com pressa de voltar a jogar e ser útil ao Cruzeiro. Unimos o útil ao necessário. Teríamos de ficar com ele até o fim da recuperação (por causa da legislação esportiva). Ele concordou em reduzir o salário para mostrar que pode recuperar bom futebol. Acho que pode ser um atleta que procurávamos, sem o custo de direitos”, explicou o presidente um dia após anúncio de um acordo para a permanência até o fim desta temporada.

“Ele veio com badalação grande de astros que nos levaram aos campeonatos nacionais de 2013 e 2014, fez parte efetiva daquela equipe, foi bastante utilizado. Ele foi de muita utilidade. É um atleta extremamente experiente. Agora, recuperado de um incômodo que vinha muito antes da cirurgia, temos esperança de que volte a ser o Júlio que veio para o Cruzeiro”, complementou Gilvan.

Porém, os planos de Júlio Baptista de voltar a jogar em grande nível ainda em 2015 foram frustrados. Tampouco foi bem sucedida a aposta do Cruzeiro em tê-lo como um dos destaques da equipe. No Brasileirão, o meia esteve em campo durante apenas 33 minutos, incluídos os acréscimos.

Após a cirurgia no joelho direito, o jogo da volta aos gramados foi contra o Coritiba, na 28ª rodada do Brasileirão. Júlio Baptista entrou no segundo tempo da vitória cruzeirense por 2 a 0. Três rodadas depois, ele participou dos minutos finais do empate com o Avaí, por 1 a 1.

Embora tenha permanecido apenas sete minutos em campo diante do Avaí, Júlio Baptista retornou a Belo Horizonte com queixa de dores na coxa direita. Desde aquele jogo, disputado em 31 de outubro, ele segue no departamento médico. O clube não informa prazo para recuperação. Depois de enfrentar o Joinville neste domingo, o Cruzeiro encerrará sua participação no Campeonato Brasileiro no domingo seguinte, diante do Internacional, em Porto Alegre.

Tags: cruzeiro júlio baptista