Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Incertezas na Toca

Busca por reforços e renovações já estão na pauta do Cruzeiro. Mas, antes, clube precisa confirmar a permanência de Mano Menezes, assediado pelo futebol chinês

postado em 01/12/2015 11:00 / atualizado em 01/12/2015 09:55

RODRIGO CLEMENTE / EM DA PRESS
A apenas uma rodada do fim da temporada e sem maiores pretensões no Campeonato Brasileiro do que ampliar para 14 a sequência de jogos invicto, o Cruzeiro começa a colocar em prática o planejamento para 2016. Mas, para definir com quais jogadores renovará contratos e buscar reforços, a cúpula celeste precisa da confirmação da permanência do técnico Mano Menezes, assediado pelo futebol chinês. Nos bastidores, os cartolas celestes já trabalham com a possibilidade de Mano ser seduzido pela proposta do Shandong Luneng (ele seria o substituto de Cuca) e têm até um plano B: o auxiliar e ex-jogador da Raposa, Deivid. A multa rescisória de Mano é de R$ 7 milhões e o vínculo com a Raposa vai até dezembro de 2017.

Na noite desta segunda-feira, em entrevista ao programa Bem Amigos, do canal Sportv, Mano admitiu ter recebido uma “sondagem” dos chineses: “Depois do jogo de domingo (contra o Joinville), disse para a diretoria do Cruzeiro que eu havia recebido uma sondagem e que a proposta oficial chegaria no início da semana. Falei com eles que ouviria a proposta”.

Mano afirmou, no entanto, que só negociaria com o Shandong depois de definida a situação de Cuca. Garantiu, também, não ter reunião marcada com os dirigentes cruzeirenses para tratar de seu futuro, justamente por não ter recebido ainda a proposta oficial. “Não acho legal falar de sondagem, até em respeito à torcida do Cruzeiro, que me recebeu com muito carinho”, afirmou, listando o que pesaria em caso de transferência: “Não é só a parte financeira, mas também é, pois depende do quanto é. Tem também a situação dos clubes, muitos não estão conseguindo cumprir seus compromissos financeiros. Além disso, a gente não sabe como estará o país nos próximos dois anos”.

Ele demonstrou preocupação também com a instabilidade da profissão de treinador no Brasil: “Hoje, estou em lua de mel com o torcedor, e aí tudo funciona, mas sei que vem o outro momento, a cobrança por títulos, e aí o trabalho pode não servir mais”.

RENOVAÇÃO

Entre os jogadores que ficam sem contrato este ano no Cruzeiro está uma dupla experiente: o lateral-direito Ceará, de 35 anos, e o volante Charles, de 30. O primeiro termina a temporada como titular, mesmo tendo a concorrência de atletas mais jovens, como Mayke, de 23, e Fabiano, de 24. Já o segundo passou o ano de 2014 inteiro treinando separado do grupo principal, foi reintegrado em fevereiro pelo então técnico Marcelo Oliveira, ganhou chances também com Vanderlei Luxemburgo e agora com Mano – como na vitória por 3 a 0 sobre o Joinville, quando marcou o segundo gol em belo chute de fora da área.

Os dirigentes celestes são evasivos ao comentar o futuro dos dois jogadores. “Nosso discurso sempre foi de foco no objetivo que era a vaga na Libertadores. A partir do momento que isso deixou de ser possível, vamos iniciar as conversas com quem está nessa situação e com outros que, mesmo com contrato em vigor, tenham dúvida sobre o futuro”, diz o diretor de futebol Thiago Scuro.

Valorizado, o volante Willinans estaria na mira do Flamengo, mas diz que não pretende sair do clube. “Continuo no Cruzeiro em 2016, de preferência ganhando títulos”.

MUDANÇAS


Mano Menezes terá de fazer mudanças no Cruzeiro para a despedida da temporada, contra o Inter, em Porto Alegre. O goleiro Fábio recebeu o terceiro cartão amarelo e deve dar lugar a Rafael. O mesmo ocorreu com o zagueiro Paulo André. Como Bruno Rodrigo está contundido, Douglas Grolli, contratado no início do ano, pode ter a chance de ser titular pela primeira vez. O lateral-esquerdo Fabrício não pode jogar por ter sido emprestado pelo Colorado – Mena e Pará disputam a posição.


TRANQUILIDADE

Os volantes Henrique e Ariel Cabral, substituídos no jogo com o Joinvile por problemas físicos, não deverão ser problema para domingo. O brasileiro sofreu pancada no pé e o argentino voltou a sentir dor muscular. Na semana passada, ele ficou fora de dois treinos pelo mesmo motivo.

Tags: cruzeiroec Mano Menezes Cruzeiro