Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Cruzeiro anuncia saída de quatro jogadores

Clube não renovará contratos de Ceará, Charles, Leandro Damião e Júlio Baptista

postado em 01/12/2015 15:41 / atualizado em 01/12/2015 16:42

Ramon Lisboa, Gladyston Rodrigues, Rodrigo Clemente e Juarez Rodrigues/EM/D.A Press

O Cruzeiro anunciou, na tarde desta terça-feira, que não renovará os contratos de Charles, Leandro Damião, Ceará e Júlio Baptista. Todos eles tinham vínculo com o clube celeste até o fim deste ano, mas o clube se antecipou e informou que eles estão liberados dos treinos e do último jogo da equipe, contra o Internacional, no domingo, em Porto Alegre.

As situações de Charles, Damião e Júlio Baptista já eram esperadas pela torcida. Já o lateral Ceará acabou prejudicado por causa dos problemas físicos ao longo de sua passagem pelo Cruzeiro. Ele esteve em campo em apenas 56,2% das partidas desde que se apresentou ao clube, em 5 de julho de 2012. 

Em 2015, Ceará participou de 24 dos 64 jogos disputados pelo Cruzeiro. Grande parte das ausências no início deste ano foram consequências de sacrifícios na temporada passada. Na final da Copa do Brasil de 2014, contra o arquirrival Atlético, o Cruzeiro encontrava obstáculos para definir quem ocuparia a lateral direita. Mayke se recuperava de um edema na coxa direita, enquanto Ceará se queixava de problemas musculares. Embora não estivesse em condições ideais, o camisa 2 foi titular. Ter atuado no sacrifício teve consequências para o início de 2015.

Ceará até participou de amistoso do Cruzeiro contra o Londrina, na pré-temporada, mas, posteriormente, ficou afastado dos gramados até março, quando retornou em jogo contra o Villa Nova, pelo Estadual. No início de abril, o lateral-direito foi submetido a uma cirurgia no joelho direito para corrigir uma lesão no menisco. Ele voltou a defender a Raposa no fim de maio, em partida contra a Ponte Preta, pelo Brasileirão. O longo período no departamento médico durante o primeiro semestre o levou a participar de apenas um jogo da equipe na Copa Libertadores.

Ao fazer uma autoavaliação, Ceará admitiu que pouco participou nos primeiros meses de 2015. “No primeiro semestre, infelizmente, algumas lesões me tiraram do gramado. Fiz poucos jogos no primeiro semestre. Depois que retornei na cirurgia no joelho, com um pouco de dificuldade, devido ao incômodo que ainda sentia, mas, uma vez que esse incômodo foi amenizando, consegui dar uma sequência de jogos”, observou.

Aos 35 anos, o lateral-direito encerrou sua passagem pelo Cruzeiro como titular. Ele esteve em 15 das últimas 18 partidas disputadas pelo Cruzeiro.

Tags: charles ceará cruzeiro mercadobola seriea Júlio Baptista Leandro Damião