Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Bruno Vicintin justifica saída do lateral Ceará e indica proximidade de reforços no Cruzeiro

Clube ainda aguarda resposta de Mano para finalizar planejamento para 2016

postado em 01/12/2015 18:01 / atualizado em 01/12/2015 18:47

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
O Cruzeiro ainda aguarda pela resposta de Mano Menezes sobre sua permanência na Toca ou saída para o Shandon Luneng, da China, para definir os últimos detalhes do planejamento para a próxima temporada. Todavia, a diretoria já anunciou as primeiras medidas para 2016. Em entrevista coletiva nesta terça-feira, o vice-presidente de futebol Bruno Vicintin justificou as saídas de Ceará, Charles, Júlio Baptista e Leandro Damião.

“Sobre os quatro atletas, são decisões difíceis. Mas, o Cruzeiro aderiu ao Profut. O Cruzeiro tem de abaixar a folha. O jeito mais fácil de abaixar são os contratos acabando. Infelizmente, os contratos em vigor, não temos como rescindir”, disse o dirigente.

“O Charles é muito querido no clube, tem muitos serviços prestados ao clube. O Damião é baita profissional, fez 18 gols pelo clube, é uma pessoa 100%. Ele tem imbróglio entre fundo de investimento e o Santos. O Júlio Baptista também teve muitos serviços prestados ao clube. Conversei com ele, e ele entendeu. O Ceará foi uma decisão muito difícil, ele tem caráter excepcional. Infelizmente, temos três laterais com contrato. Decidimos não renovar com ele para manter os mais novos”, acrescentou.

O Profut é um programa de refinanciamento das dívidas e também da saúde financeira dos clubes. As equipes não podem gastar mais do que 70% de seu orçamento com futebol. A questão de economia foi apontada por Vicintin como a principal razão para a saída de Ceará, único titular entre os quatro dispensados.

“A decisão do Ceará foi dificílima. A do Charles também foi, é um cara muito querido. O Ceará é titular, com muitos serviços prestados para o clube. Fiz questão de estar na reunião (com o Ceará). Sou homem de negócios. A torcida tem de entender que o clube tem de se adequar às regras. Não foi decisão técnica e pessoal. Foi decisão financeira”, afirmou o vice-presidente de futebol do Cruzeiro.

Mais saídas e reforços “engatilhados”

Vicintin destacou que o clube celeste terá de “enxugar” ainda mais o elenco para 2016, além de ter controle sobre as contratações. “Nosso grande desafio é contratar com qualidade diminuindo a folha. Temos uma série de atletas que voltam de empréstimo, que vão ser emprestados, que podem ser vendidos. O Cruzeiro tem 78 atletas sob contrato hoje”, explicou.

O dirigente revelou que o Cruzeiro está próximo de concluir as primeiras contratações para a próxima temporada. “Como a gente vem falando, até pelo número de atletas que temos, vamos contratar pouco e com qualidade. Serão três a cinco nomes. Já temos alguns engatilhados e esperamos passar a vocês em breve”, observou.

Três retornos para a Toca


Além das contratações, o Cruzeiro aproveitará jogadores que voltam de empréstimos. Vicintin indicou que dois deles dependem ainda da definição sobre treinador. “Podemos falar dois jogadores. Um com certeza é o Elber (que estava no Sport). Depois tem dois que discutimos com Mano que são Souza (Bahia) e Neilton (Botafogo). Como fomos pegos de surpresa com a proposta da China, temos de analisar”, disse.

Tags: seriea interiormg mercadobola