Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Paciência com Dedé: comissão técnica evita queimar etapas em volta de zagueiro ao time

Deivid indica cautela na escalação de jogador que ficou parado por mais de um ano

postado em 05/02/2016 09:30 / atualizado em 05/02/2016 09:55

Rodrigo Clemente/EM D.A Press

O ano de 2015 testou a paciência do zagueiro Dedé. Submetido a duas cirurgias para corrigir uma lesão no joelho direito sofrida em novembro de 2014, o defensor passou por tratamento lento e cauteloso antes de voltar a trabalhar com bola. Na reta final da temporada passada, Dedé foi relacionado em dois jogos do Campeonato Brasileiro – vitória sobre o Joinville, no Mineirão, por 3 a 0; e derrota para o Internacional, no Beira-Rio, por 2 a 0 –, mas não entrou em campo. O tão sonhado retorno ficou reservado para 2016, sob o comando do técnico Deivid. Depois de muita ansiedade, o “Mito”, como é carinhosamente chamado pela torcida, disputou o amistoso contra o Rio Branco, no Espírito Santo, (vitória por 2 a 0) e a estreia no Estadual diante da URT, em Belo Horizonte (empate por 0 a 0).

Entretanto, todo cuidado é pouco com Dedé, reserva na vitória de virada sobre o Tombense por 2 a 1, quarta-feira passada, em Muriaé. A comissão técnica entende sua importância no grupo, porém evita queimar etapas. Segundo Deivid, o jogador deve revezar com Bruno Rodrigo e Manoel nas próximas partidas no Mineiro e na Primeira Liga.

“O Dedé ficou um ano sem jogar. É muito arriscado jogar duas partidas seguidas com ele. Ele está ganhando na parte técnica e física ao longo da competição. Temos que ser inteligentes ao colocá-lo no time”, afirmou o comandante. O Cruzeiro entra em campo contra o Tupi no domingo, dia 14 de fevereiro, às 17h, no Mineirão.

Contra a URT, o camisa 26 foi titular e suportou os 90 minutos. De acordo com o Footstats, Dedé foi o terceiro atleta que mais completou passes na equipe – 77 certos e cinco errados. Ele também apareceu em outros fundamentos: desarmes (2), rebatidas (6), faltas cometidas (4) e faltas recebidas (3). Com relação aos lançamentos, errou as sete tentativas.

Ciente da qualidade do zagueiro que marcou oito gols em 87 jogos pela Raposa (desde maio de 2013), Deivid diz que o retorno definitivo será feito mediante conversas com colegas de trabalho. “A gente tem que ser inteligente. Precisamos conversar com a comissão técnica e dar a confiança necessária a ele”.

Além de Dedé, Bruno Rodrigo e Manoel, o Cruzeiro tem outras quatro alternativas para a zaga. Recuperados de lesão, Leo e Alex estão aprimorando a parte física e devem trabalhar com bola em breve. Já Douglas Grolli e Bruno Viana vêm treinando normalmente, porém jogaram pouquíssimas vezes pelo clube.

Tags: deivid dedé cruzeiro seriea futnacional interiormg técnica comissão zagueiro