Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Foco agora na defesa

Diante da instabilidade do time nas partidas do início da temporada, Deivid recua na ideia de usar uma formação ofensiva e já ensaia a equipe com três volantes

postado em 12/02/2016 11:00 / atualizado em 12/02/2016 11:31

RODRIGO CLEMENTE / EM DA PRESS
O Cruzeiro vem de vitória sobre o Tombense, na casa do adversário, mas o técnico Deivid ainda não está satisfeito com o desempenho da equipe. Por isso, mais do que trocar peças, ele estuda mudar o esquema de jogo, dando mais consistência defensiva ao time – maior problema nas quatro partidas disputadas até agora: uma amistosa, uma pela Primeira Liga e duas pelo Campeonato Mineiro. Esta semana, Deivid testou duas vezes formações diferentes apostando no 4-3-1-2 em vez do 4-2-3-1, usado no início da temporada. Os jogadores tiveram alguma dificuldade, mas, no geral, o time foi mais firme atrás e mais forte na frente, o que será fundamental para uma boa temporada, a começar pelo jogo com o Tupi, domingo, às 17h, no Mineirão, pela terceira rodada do Estadual.

Na opinião dos atletas, a mudança é boa. “Os atacantes ficaram mais soltos e os laterais também. Apesar de recuar um jogador da frente, ficamos mais ofensivos”, afirma o zagueiro Dedé, para quem é fundamental que todos entendam o que o treinador quer: “Está todo mundo buscando se adaptar. Nos últimos dois treinos a formação deu certo”.

Para ele, até pelo fato de o time ter atuado com três volantes no segundo semestre do ano passado, o esquema tem mais chance de ser bem-sucedido. “A formação pretendida neste início de ano é bem inteligente, mas todo mundo precisa estar ligado o tempo todo. Com três volantes, ficamos mais bem postados, o treinador sabe o que faz”, diz.

No treino de ontem à tarde, a maior novidade foi a entrada do argentino Sánchez Miño como homem mais avançado no meio-campo. Ele teve o suporte de Henrique, Marcos Vinícius e Ariel Cabral, com Alisson e Rafael Silva na frente. A defesa, por sua vez, foi formada por Mayke, Dedé, Manoel e Fabrício. Hoje, Deivid poderá confirmar a escalação.

O certo é que os 2 a 1 de virada, sobre o Tombense deixou a Toca da Raposa II mais tranquila. Porém, todos sabem que a pressão voltará em caso de tropeço diante do Tupi – o Cruzeiro estreou no Mineiro empatando sem gols com a URT, também diante da torcida. “A gente vem de uma vitória, e isso alivia a tensão. Mas nossa obrigação no Cruzeiro é sempre ganhar, ainda mais em se tratando de campeonato estadual, com todo respeito aos times do interior. Então, a pressão existirá sempre”, argumenta Dedé.

CONFIANÇA Se for confirmado para enfrentar o Tupi, o zagueiro fará seu terceiro jogo desde que voltou aos gramados após se recuperar de cirurgia no joelho direito há um ano. A felicidade é tamanha que ele acredita que o mais importante no momento é poder ajudar o Cruzeiro, ainda que nos treinos – Dedé foi poupado contra o Tombense: “Minha maior preocupação era treinar sem dor. Quanto a parte física, não vejo problema, pois sou muito dedicado. Estou mesmo muito motivado, até porque reflito todo dia sobre tudo o que passei e agradeço a Deus por estar de volta”.

ESTRELADAS...

DE FORA

Ainda se recuperando de lesão muscular na coxa esquerda, sofrida no início da semana passada, o atacante Willian está praticamente vetado para enfrentar o Tupi. Ontem, o jogador novamente ficou fora das atividades em campo e deve ser preservado para os próximos compromissos da Raposa.

LIBERADO
Depois de o volante Federico Gino ter o nome publicado no Boletim Informativo Diário (Bid) da CBF, a diretoria do Cruzeiro espera regularizar o mais rápido possível a situação do argentino Lucas Romero. Apresentado na sexta-feira, ele precisa cumprir uma série de protocolos antes de vestir a camisa celeste.

Tags: cruzeiroec seriea mineiro2016 Cruzeiro Campeonato Mineiro