Cruzeiro

PRIMEIRA LIGA

Com Elber e Rafael decisivos, Cruzeiro vence Atlético-PR em despedida da Primeira Liga

Enquanto meia participou dos dois tentos, goleiro defendeu pênalti nos acréscimos

postado em 09/03/2016 21:21 / atualizado em 10/03/2016 09:34

Rodrigo Clemente/EM D.A Press

Elber e Rafael foram os protagonistas da vitória de virada dos reservas do Cruzeiro sobre o Atlético-PR por 2 a 1, nesta quarta-feira, no Mineirão, pela última rodada do Grupo C da Primeira Liga. Enquanto o meia participou dos dois gols – deu assistência para Douglas Coutinho anotar o primeiro e marcou o segundo em belíssima finalização na gaveta –, o goleiro defendeu cobrança de pênalti de Nikão nos acréscimos da etapa final. O destaque negativo ficou por conta do pequeno público de 4.476 pagantes, o menor desde a reinauguração do Gigante da Pampulha, em janeiro de 2013.


Eliminado antes do confronto, o Cruzeiro encerra sua participação na Liga com quatro pontos. Além da vitória sobre o Atlético-PR, o time perdeu do Fluminense no Mineirão, por 4 a 3, e empatou com o Criciúma no Heriberto Hulse, por 1 a 1. Já o Furacão, que soma seis pontos, está classificado à semifinal ao menos como melhor segundo colocado. Para avançar em primeiro, terá de torcer por tropeço do Flu diante do Criciúma nesta quinta-feira, às 20h30, no Mário Helênio, em Juiz de Fora (MG).

A Raposa voltará a campo na próxima terça-feira (15/03), às 20h30, contra o Uberlândia, no Mineirão, pela sétima rodada do Estadual. Os comandados de Deivid lideram a competição, com 14 pontos, um a mais que o vice-líder Atlético.

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DA PRIMEIRA LIGA 2016

O jogo

Estádio vazio, chances escassas de gol e dois times sonolentos. Quem compareceu ao Mineirão na noite desta quarta-feira na certa sentiu “preguiça” de assistir ao primeiro tempo de Cruzeiro x Atlético-PR. Com um time formado em sua maioria por reservas, o clube celeste até teve mais posse de bola, segundo o Footstats (58,8% a 41,2%), mas só fez o goleiro Weverton trabalhar duas vezes: em finalização fraca do meia Elber, logo a 1min de jogo, e numa falta cobrada por Fabrício, aos 36min. No mais, muita troca de passes entre os volantes Federico Gino, Uillian Correia e Marciel e participação nula do trio ofensivo composto por Pisano, Douglas Coutinho e Elber. O Furacão também não incomodou tanto a defesa cruzeirense, mas uma falha do zagueiro Manoel, aos 32min, deixou o atacante Pablo Felipe livre para chutar no canto esquerdo e fazer 1 a 0.

Para tentar corrigir os problemas de criatividade, o técnico interino Pedrinho, que substituiu o suspenso Deivid, colocou Allano, jogador de velocidade, no lugar de Uillian Correia no intervalo. A improdutividade, porém, continuou alta. Aos 18min, Alex ganhou a vaga de Pisano e fez sua estreia como profissional. A partir dali, o Cruzeiro começou a melhorar. Aos 31min, uma bela troca de passes entre Fabrício e Elber terminou em finalização de Douglas Coutinho para as redes: 1 a 1. Três minutos depois, Elber voltou a aparecer, dessa vez pelo lado direito de ataque. Ele soltou a bomba na gaveta e virou a partida: 2 a 1. Aos 38min, já com Rafael Silva no lugar de Coutinho, Allano exigiu grande defesa de Weverton em chute de fora da área.

Tudo parecia controlado pelo Cruzeiro, quando, aos 47min, o árbitro Leandro Pedro Vuaden viu toque de mão do zagueiro Manoel dentro da área e assinalou penalidade máxima. Depois de alguns segundos de discussão, enfim o armador Nikão ajeitou a bola na marca da cal para executar a cobrança. O ex-jogador de Atlético e América escolheu o lado esquerdo, mas Rafael acertou o canto, segurou firme a bola e garantiu a única vitória cruzeirense na Primeira Liga.



CRUZEIRO 2X1 ATLÉTICO-PR

CRUZEIRO
Rafael; Fabiano, Bruno Viana, Manoel e Fabrício; Federico Gino, Uillian Correia (Allano, no intervalo) e Marciel; Pisano (Alex, aos 18min do 2ºT), Douglas Coutinho (Rafael Silva, aos 36min do 2ºT) e Elber
Técnico: Pedrinho (Deivid suspenso)

ATLÉTICO-PR
Weverton; Eduardo, Christian Vilches, Paulo André e Pará (Roberto, aos 12min do 2ºT); Deivid e Otávio; Nikão, Pablo Felipe (Anderson Lopes, aos 26min do 2ºT) e Marcos Guilherme (Giovanny, aos 38min do 2ºT); Walter
Técnico: Bruno Pivetti (interino)

Gols: Douglas Coutinho, aos 31min, Elber, aos 34min do 2ºT (CRU); Pablo Felipe, aos 32min do 1ºT (APR)
Cartões amarelos: Rafael Silva, aos 39min do 2ºT (CRU); Deivid, aos 36min do 1ºT. Pará, aos 3min, Paulo André, aos 16min, Eduardo, aos 24min, Weverton, aos 39min do 2ºT (APR)
Motivo: 3ª rodada do Grupo C da Primeira Liga
Estádio: Mineirão
Data: quarta-feira, 9 de março de 2016
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden
Assistentes: Rafael da Silva Alves e Leirson Peng Martins
Público: 4.476 pagantes
Renda: R$ 79.211,00


Tags: atleticopr interiormg seriea futnacional primeiraliga cruzeiro rafael elber