Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Cruzeiro leva vantagem em troca: veja como Robinho e Lucas podem ajudar time celeste

Fundamentais em 2015, ex-jogadores do Palmeiras vivem momento instável em São Paulo, mas podem ser importantes para o restante da temporada da Raposa

postado em 28/04/2016 08:00 / atualizado em 28/04/2016 18:11

Cesar Greco/SEP
No início da noite dessa terça-feira, Cruzeiro e Palmeiras anunciaram uma troca de jogadores que movimentou o mercado do futebol brasileiro: os laterais Fabiano e Fabrício saem do clube celeste para a chegada do também lateral Lucas e do meio-campista Robinho. Pelo desempenho dos jogadores nesta temporada, o clube celeste se deu bem na negociação. Apesar dos altos e baixos, os palmeirenses foram titulares em boa parte do ano, enquanto os laterais do Cruzeiro não conseguiram se firmar no time do ex-técnico Deivid.

Com as contratações, a Raposa vai remontando o elenco para o restante da temporada. Mas, afinal, como os novos reforços podem ajudar o Cruzeiro? Quais as principais características de Robinho e Lucas?

Para responder às perguntas, o Superesportes utilizou informações do Futdados e do Footstats, sites especializados em estatísticas sobre futebol, e analisou o desempenho recente do novos contratados.

Robinho

Alvo antigo da diretoria do Cruzeiro, Robinho chega ao novo clube com status de titular. Foram 72 jogos oficiais em pouco mais de um ano de Palmeiras. No clube paulista, desempenhou diferentes funções no meio de campo e tem como trunfo justamente a polivalência.

Prefere jogar mais recuado, como segundo ou terceiro homem do meio de campo. No Palmeiras, no entanto, precisou assumiu a função de armador central, especialmente após as sucessivas lesões de Cleiton Xavier. Alternou altos e baixos no setor e chegou a ser deslocado para os lados no 4-2-3-1 montado por Marcelo Oliveira, dando espaço para o atacante Dudu atuar improvisado no centro.

Reprodução/Footstats

Apesar das críticas, era um dos líderes do elenco e desempenhou papel importante no clube paulista, distribuindo 23 assistências - oito delas em 2016. Homem das bolas paradas, foi destaque na decisão da Copa do Brasil, quando cobrou a falta que resultou no segundo gol do Palmeiras.

O bom chute de média distância é outra das características de Robinho. Na atual temporada, ele tem bom aproveitamento nas finalizações: em 20 tentativas, 12 foram em direção ao gol - duas delas acabaram no fundo das redes adversárias. Em toda passagem pelo Palmeiras, marcou 11 gols. Os mais conhecidos foram contra o arquirrival São Paulo, por cobertura (veja no vídeo abaixo).


Uma das dificuldades de Robinho, no entanto, é a falta de aproximação à área adversária. A inconstância também atrapalhou o desempenho do meio-campista, que vinha sendo criticado por parte da torcida.

Robinho continuou como titular após a chegada de Cuca ao clube paulista. No entanto, perdeu lugar cativo e foi substituído nas últimas sete partidas do alviverde. Em 2016, atuou em 21 partidas oficiais e fez 26 desarmes.

No Cruzeiro, a posição em que Robinho será utilizado dependerá das ideias do novo treinador celeste, ainda indefinido. Pode atuar tanto recuado, nas funções de Romero e Ariel Cabral, quanto mais adiantado, no lugar ocupado por Arrascaeta no time montado por Deivid.

Lucas

Forte arma ofensiva do Palmeiras em 2015, o lateral direito Lucas terá a concorrência de Mayke no Cruzeiro, mas também chega com status de titular.

Disputou 71 partidas pelo clube paulista - 19 delas nesta temporada. Viveu grande fase no início de 2015, quando chegou, inclusive, a ser capitão do time. Na passagem por São Paulo, fez três gols e distribuiu oito assistências - a maioria delas em bolas levantadas na área. Era um dos principais trunfos ofensivos da equipe, tanto na época de Oswaldo de Oliveira, quanto na de Marcelo Oliveira.

Reprodução/Footstats

Teve uma queda de desempenho no final da temporada 2015, que terminou com expulsão na final da Copa do Brasil. Pelo chão, é eficiente na parte defensiva. No entanto, foi muito criticado nas bolas aéreas, devido à baixa estatura (1,74m). Foi o 17º jogador que mais errou passes no último Brasileirão (169).

Com a chegada de Cuca ao Palmeiras, Lucas perdeu espaço e foi substituído pelo volante Jean na lateral direita. Nesta temporada, fez 26 desarmes, deu uma assistência e não marcou nenhum gol.

Tags: cruzeiro cruzeiroec interiormg mercadobola futnacional palmeirassp paulista2016