Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Alternativa no Cruzeiro, Reinaldo Rueda, técnico do Atlético Nacional, evita especular sobre futuro

Ex-técnico de Honduras e Equador em Copas do Mundo, Rueda implanta no clube colombiano um trabalho parecido ao que a diretoria azul gostaria de ver na Toca

postado em 28/04/2016 08:00 / atualizado em 28/04/2016 17:59

AFP

O técnico colombiano Reinaldo Rueda, de 59 anos, é atualmente uma referência na América Latina. Depois de dois trabalhos de quatro anos à frente das seleções de Honduras e do Equador, ambos premiados com vagas nas Copas do Mundo de 2010 e 2014, ele assumiu o Atlético Nacional de Medellín em junho de 2015, sucedendo Juan Carlos Osorio, com a missão de devolver ao clube o seu DNA de futebol técnico e vistoso. Em menos de um ano, apresenta bons resultados. Em dezembro, foi campeão colombiano. Nesta edição da Copa Libertadores, o Nacional foi o melhor na fase de grupos, com cinco vitórias, um empate, 12 gols pró e nenhum contra. Já são sete jogos sem ser vazado.
AFP


A consistência defensiva do Nacional é a prova de que Reinaldo Rueda alia responsabilidade com agressividade e qualidade técnica. Em entrevista recente ao jornal Zero Hora, de Porto Alegre, ele disse que uma de suas ambições no comando do clube é dar “espetáculo para a torcida”, mas com foco nos títulos. Para se reciclar, ele viaja ao menos uma vez por ano à Inglaterra e à Alemanha, onde estudou para ser técnico de futebol.

Por ter esse perfil, Rueda é uma alternativa no Cruzeiro caso Jorginho, do Vasco, e outros técnicos nacionais recusem o convite para substituir Deivid. O nome dele faz parte de uma lista de profissionais que podem ser consultados.

No começo do ano, a diretoria manifestou o desejo de implantar na Toca uma filosofia de jogo baseada em características históricas do clube, como toque de bola e ofensividade. É exatamente isso que Reinaldo faz hoje no Atlético Nacional de Medellín.

”Considero excelente esse projeto do Cruzeiro. É a filosofia com a qual trabalho no Atlético Nacional. Minha ideia sobre estilo de jogo é muito parecida ao que pratica o Atlético Nacional atualmente”, disse Reinaldo Rueda em entrevista ao Superesportes.

Apesar dos elogios, fazer Rueda deixar o Atlético Nacional em plena disputa da Copa Libertadores é outra história. Levantar essa taça é sua obsessão. E depois do empate por 0 a 0 com o Huracán, na Argentina, na partida de ida das oitavas de final, é improvável que o time colombiano seja eliminado em Medellín, na próxima terça-feira.
AFP


Segundo Reinaldo Rueda, o Cruzeiro ainda não fez nenhuma consulta. “Prefiro não especular. Costumo falar apenas quando recebo propostas oficiais dos clubes. Só nessa situação poderia considerar essa possibilidade (de deixar o Atlético Nacional)”.

O contrato do técnico com o clube colombiano vai até dezembro.

Leia, a seguir, a entrevista de Reinaldo Rueda ao Superesportes:

Houve algum contato ou sondagem do Cruzeiro?

Não sei de nada a respeito do interesse do Cruzeiro. Não tive nenhum contato com dirigentes do clube. Até o momento, nenhuma proposta ou contato oficial da parte do Cruzeiro.

O Cruzeiro busca um técnico para implantar uma filosofia de jogo baseada nas características históricas do clube: toque de bola, ofensivo. O que acha disso?


Considero excelente esse projeto do Cruzeiro. É a filosofia com a qual trabalho no Atlético Nacional.

Apesar de estar empregado e com ótimos números no Atlético Nacional, estudaria outra proposta neste momento?

Prefiro não especular. Costumo falar apenas quando recebo propostas oficiais dos clubes. Só nessa situação poderia considerar essa possibilidade.

Você tem trabalhos consistentes em seleções, como quatro anos em Honduras e quatro anos à frente do Equador, sempre com vagas em Mundiais. O que pensa de trabalhar em clubes?

Trabalhos em clubes são muito atrativos, muito interessantes.

Mas vê possibilidade de fazer trabalhos em clubes a longo prazo, como fez em duas seleções? Refiro-me especificamente a clubes sul-americanos, onde costuma haver muita cobrança por resultados imediatos.

Projetos a longo prazo na América do Sul não existem, são utopia. De qualquer forma, a médio prazo se pode alcançar bons resultados e bom nível de futebol. Minha ideia sobre estilo de jogo é muito parecida ao que pratica o Atlético Nacional atualmente.

Você recebeu propostas para trabalhar na China, teve o nome falado para dirigir as Seleções do México, do Chile e do Peru. O que busca na carreira, além, claro, do título da Copa Libertadores com o Atlético Nacional?


O que me atraem são projetos sérios e ambiciosos como o do Atlético Nacional. Meu grande sonho é trabalhar como técnico na Alemanha.

Soube que você morou na Alemanha e estudou por lá. O que fez no país?

Fiz pós-graduação em Treinamento Esportivo e obtive licença para trabalhar como treinador.

Além de inglês e alemão, fala também o português?

Tento falar. (antes de se despedir com um 'muito obrigado')

Tags: cruzeiro cruzeiroec mercadobola interiormg futinternacional libertadores reinaldo rueda