Cruzeiro
None

CRUZEIRO

'Contrapeso' de Arrascaeta, uruguaio Latorre não vinga na base do Cruzeiro e pode ser emprestado

Gonzalo Latorre fez apenas oito jogos como titular e marcou dois gols

postado em 29/06/2016 08:02 / atualizado em 28/06/2016 21:04

Divulgação
Após quase um ano de Cruzeiro, Gonzalo Latorre, de 20 anos, ainda não vingou nas categorias de base do clube. Foram apenas oito jogos como titular e dois gols marcados. O atacante uruguaio chegou à Raposa após negociação com Daniel Fonseca,  empresário de Arrascaeta, que, à epoca, era detentor de parte dos direitos de ambos os atletas. Equanto o meia do profissional iniciou as atividades na equipe celeste em janeiro da temporada passada, Latorre precisou esperar até julho de 2015, devido ao contrato com seu ex-clube, o Atenas do Uruguai.

Em fevereiro deste ano, durante entrevista para a reportagem, o presidente do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares, confirmou que Latorre veio para o clube em negócio 'casado' com a contratação de Arrascaeta e já demonstrava frustração por seu baixo rendimento na Toquinha.


Como está com a idade limite do time júnior, este ano será o último de Latorre nas divisões inferiores do Cruzeiro. Com contrato até o fim de 2019, o jogador não deve ser aproveitado no time principal e um empréstimo já é estudado pela diretoria. “O Latorre é um jogador que é muito competitivo, de muita força, e está no nossa grupo. Hoje, não temos nenhuma negociação concreta, mas como a gente sabe que ele é um jogador de seleção, acaba que temos que pensar em uma projeção pra ele e o contrato dele excede o tempo de base”, afirmou o diretor de base do Cruzeiro, Klauss Camara, ao Superesportes.

AFP PHOTO
O jovem foi revelado pelo Penãrol e atuou pela equipe principal do Atenas, da cidade uruguaia de San Carlos. O jogador também teve passagens pela seleção de seu país nos Sul-Americanos Sub-15 de 2011 e Sub-17 de 2013, além da Copa do Mundo Sub-17, em 2013.

Quando chegou aos juniores do Cruzeiro, Gonzalo Latorre ficou cerca de dois meses apenas treinando. Marcou um gol logo em sua estreia, diante do Villa Nova, pelo Campeonato Mineiro sub-20 de 2015. Emplacou cinco partidas como titular e depois se lesionou. A volta foi na Copa do Brasil, também na temporada passada, na qual fez dois jogos. De lá pra cá, o atacante jogou apenas em maio deste ano na vitória do Cruzeiro sobre o Coimbra, pelo Mineiro. Em seguida, o uruguaio ‘desapareceu’ novamente e não atuou mais pelo time júnior celeste.

“A gente sabia que ele era um jogador de destaque e que estava jogando nos profissionais lá (em Atenas, no Uruguai). Aí acabou que ele foi aproveitado num primeiro momento, mas ele não participou da Copinha, e não levamos ele para as competições. A gente vai ver, agora, qual direcionamento pra ele”, disse Klauss Camara.

Jogador promissor?

Apesar de ser 'considerado' um jogador de seleção, Latorre não é sequer cotado para atuar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto. Além das várias lesões do atacante na Raposa, a qualidade técnica do uruguaio é questionada. Perguntado se o jogador pode ser considerado um atleta com futuro nos profissionais do Cruzeiro, o técnico do sub-20, Marcos Valadares, esquivou-se. O treinador da divisão inferior chegou ao clube em setembro de 2015, dois meses após a contratação de Gonzalo Latorre.

“Ele ficou muito fora do contexto de trabalho. Não sei falar o potencial real técnico dele. Porque eu não o acompanhei tanto em jogos. Não posso dizer exatamente, é uma questão que foge um pouco da minha avaliação”, disse Marcos Valadares.

“Quando eu cheguei, ele já estava no Cruzeiro. Ele está em recuperação física agora para estar em situação favorável. Depois, que ele faça o que achar que é um bom caminho para ele, para alcançar os objetivos dele. Está treinando para que, mais pra frente, ele consiga seguir seu caminho, seja no Cruzeiro, nos profissionais ou em outro lugar”, completou o treinador do sub-20.

Procurado pelo Superesportes, Gonzalo Latorre não atendeu as ligações e bloqueou a reportagem após tentativa de contato via Whatsapp. O agente dele, Daniel Fonseca, também foi procurado durante vários dias, mas não atendeu as chamadas.

RAIO X DE LATORRE NO CRUZEIRO

- 2 gols em dez jogos (oito como titular e dois como reserva)

- No período, o sub-20 do Cruzeiro realizou 50 partidas.

- Em 2015 e 2016, Latorre ficou fora de dois amistosos e 38 jogos oficiais.

- Jogador nem sequer participou da Copa Ipiranga e da Copa São Paulo de Futebol Júnior, e de torneios disputados na Holanda, Tesad Osmanovski Memorial Cup e International Cor Groenewegen Toernooi.


RELAÇÃO DE JOGOS DE GONZALO LATORRE PELO CRUZEIRO

Campeonato Mineiro Sub-20 2015

Titular

11/09 – Villa Nova 1 x 2 Cruzeiro – gols: Thonny Anderson e Latorre
17/09 - Cruzeiro 1 x 0 Atlético
26/09 - Araxá 0 x 0 Cruzeiro
03/10 - Cruzeiro 4 x 0 Santarritense - gols: Alex (2x), Luiz e Latorre
10/10 - América 2 x 2 Cruzeiro

Reserva

18/10 - Cruzeiro 5 x 2 América - (não entrou)

Estatísticas: Dos 10 jogos da equipe, Latorre atuou em 5 como titular. Foi reserva 1 vez (sem entrar)

Copa do Brasil Sub-20 2015

Titular

22/09 - Fast Clube-AM 2 x 4 Cruzeiro
07/10 - Flamengo 2 x 0 Cruzeiro

Reserva

15/10 - Cruzeiro 3 x 1 Flamengo (entrou no segundo tempo)

Estatísticas: Dos 3 jogos da equipe, Latorre atuou em 2 como titular e entrou uma vez como suplente.

Campeonato Mineiro Sub-20 2016 (em andamento)


Titular

10/05 - Cruzeiro 4 x 0 Coimbra

Estatísticas: Dos 13 jogos da equipe, Latorre foi titular apenas uma vez.

Tags: interiormg seriea uruguai atacante base cruzeiro Gonzalo Latorre