Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Ainda sem "zaga ideal", Cruzeiro apresenta fragilidade no sistema defensivo no Brasileirão

Equipe não sofreu gols em apenas dois dos 12 jogos disputados na competição

postado em 01/07/2016 08:00 / atualizado em 30/06/2016 20:58

Sirli Freitas / Especial /Diario Catarinense
Entra jogador e sai jogador, e o Cruzeiro continua sofrendo muitos gols nas partidas do Campeonato Brasileiro. Ao todo, foram 18 gols negativos em 12 jogos, média de 1,5 por rodada. O sistema defensivo tem sido "criticado" tanto por torcedores quanto por Paulo Bento e seus comandados. O meia De Arrascaeta, por exemplo, desabafou após o apito final da derrota da equipe por 3 a 2, diante da Chapecoense, em Santa Catarina, na última quarta-feira. "Não podemos tomar os gols assim. Tomamos no primeiro tempo, no final da partida. Futebol é assim. Se tomar muitos gols, não vamos vencer", afirmou. 

Em Chapecó, o Cruzeiro chegou a ficar à frente no placar, mas vacilos defensivos permitiram a virada do time catarinense. Paulo Bento ficou irritado em diversos momentos da partida e mostrou-se preocupado com a fragilidade da defesa. “Acabamos, pela terceira vez, por sofrer um gol entre o minuto 40 e 45 da primeira parte. Não é normal sofrer três gols, obviamente em três jogos diferentes, no fim da primeira parte. Isso revela um déficit de maturidade que tem a ver não apenas com a idade, mas também com a competitividade que pretendemos para a equipe”, disse o treinador.

Jovens, lesões e suspensões

Seja por lesão ou suspensão, a linha defensiva do Cruzeiro é modificada em quase todas as partidas. Dois dos jogadores mais novos do Cruzeiro são utilizados com frequência por Paulo Bento. Os zagueiros Bruno Viana, de 21 anos, e Fabrício Bruno, de 20, demonstram personalidade, mas ainda oscilam no profissional.

Já os considerados titulares da zaga, Manoel e Dedé, desfalcaram o time nas 12 rodadas disputadas até aqui. Enquanto o primeiro se recuperou de lesão na cartilagem do joelho direito, o segundo ainda está em tratamento após fratura na patela do joelho direito. Manoel treinou durante a semana e deve ser relacionado para o jogo diante do Vitória, no domingo, às 11h, no Mineirão. Já Dedé teve a lesão “consolidada” e poderá ser liberado à preparação física em algumas semanas.

As laterais também sofrem com constantes mudanças. O lado esquerdo, por exemplo, conta apenas com Bryan, que ainda não convenceu, principalmente na marcação. Em outras ocasiões, Sanchez Miño, que pediu para deixar o clube, e Allano foram improvisados na posição.

Pela direita, Mayke e Lucas se alternam no time principal, mas recebem críticas por deixar o setor vulnerável. Os volantes Federico Gino e Bruno Ramires também atuaram no setor por necessidade.

O quarteto defensivo mais utilizado pelo técnico Paulo Bento no Brasileirão foi Lucas, Bruno Rodrigo, Bruno Viana e Bryan. Atuando juntos, eles fizeram três jogos, nas vitórias diante de Botafogo e Atlético, e na derrota contra o São Paulo.

Veja todos os quartetos defensivos do Cruzeiro utilizados no Campeonato Brasileiro

CORITIBA 1 X 0 CRUZEIRO (1ª rodada)
Lucas, Leo, Bruno Rodrigo e Sánchez Miño

CRUZEIRO 2 X 2 FIGUEIRENSE (2ª rodada)
Federico Gino, Bruno Viana, Bruno Rodrigo e Sánchez Miño

SANTA CRUZ 4 X 1 CRUZEIRO (3ª rodada)
Lucas, Bruno Rodrigo, Bruno Viana e Sánchez Miño

CRUZEIRO 1 X 1 AMÉRICA-MG (4ª rodada)
Federico Gino, Bruno Viana, Leo e Sánchez Miño

BOTAFOGO 0 X 1 CRUZEIRO (5ª rodada)
Lucas, Bruno Rodrigo, Bruno Viana e Bryan

CRUZEIRO 0 x 1 SÃO PAULO (6ª rodada)
Lucas, Bruno Rodrigo, Bruno Viana e Bryan

ATLÉTICO 2 X 3 CRUZEIRO (7ª rodada)
Lucas, Bruno Rodrigo, Bruno Viana e Bryan

CRUZEIRO 0 X 1 FLAMENGO (8ª rodada)
Bruno Ramires, Fabrício Bruno, Bruno Rodrigo e Allano

GRÊMIO 2 X 0 CRUZEIRO (9ª rodada)
Lucas, Fabrício Bruno, Bruno Viana e Bryan

PONTE PRETA 0 X 4 CRUZEIRO (10ª rodada)
Mayke, Bruno Rodrigo, Bruno Viana e Bryan

CRUZEIRO 2 X 1 PALMEIRAS (11ª rodada)
Mayke, Bruno Rodrigo, Bruno Viana e Bryan

CHAPECOENSE 3 X 2 CRUZEIRO (12ª rodada)
Mayke (Lucas), Bruno Viana, Fabrício Bruno e Bryan

Tags: interiormg seriea cruzeiro defesa zaga zagueiros brasileirão arrascaeta Paulo Bento Campeonato Brasileiro