Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Cruzeiro oficializa proposta ao técnico Mano Menezes e encaminha acordo

Bom relacionamento do treinador com a diretoria deve acelerar as tratativas

postado em 25/07/2016 14:14 / atualizado em 25/07/2016 21:41

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
Favorito para assumir o comando do Cruzeiro, o técnico Mano Menezes recebeu uma ligação nesta segunda-feira do vice de futebol do clube, Bruno Vicintin. Dirigente e treinador marcaram nova conversa para a parte da tarde. Se as negociações avançarem, Mano deve ser oficializado ainda nesta semana.

"Mano recebeu o convite do Cruzeiro: o Bruno Vicintin ligou agora, depois do meio-dia. Eles vão conversar novamente agora à tarde", disse a filha e assessora do treinador, Camila Menezes, à reportagem.

O bom relacionamento com a diretoria do Cruzeiro deve acelerar as tratativas. “Ele tem respeito enorme pelo Cruzeiro”, disse uma fonte muito próxima ao treinador, que quer voltar a trabalhar ainda neste ano.

A assessoria de imprensa do Cruzeiro confirma o contato com o treinador, mas informou que ainda não há definição. "Nas últimas horas o Cruzeiro iniciou conversas com algumas opções de nomes que podem assumir o cargo de treinador da equipe.  Entre eles está, sim, Mano Menezes.  Mas não chegamos a nenhuma definição.  Assim que o Clube definir o substituto do Paulo Bento vamos comunicar imediatamente a todos através desse canal, do nosso site oficial e das redes sociais", disse em nota oficial.

Mano está de férias no Caribe com a esposa e deve antecipar a sua volta ao Brasil, programada para o dia 31. O último clube de Mano foi o Shandong Luneng, da China. Ele caiu depois de péssima campanha na Superliga Chinesa. Em 11 rodadas, foram apenas duas vitórias, seis derrotas e três empates. Deixou o Shandong na vice lanterna da competição, com nove pontos.

Depois da volta ao futebol brasileiro, Mano já recebeu convite do Internacional, mas preferiu não aceitar a proposta.

Carreira

Mano começou sua carreira no Caxias, em 2004, mas logo se transferiu ao Grêmio, em 2005, onde conquistou a Série B daquele ano e os Campeonatos Gaúchos em 2006 e 2007. Em 2008, já no Corinthians, foi campeão da Série B. Em 2009, faturou uma Copa do Brasil e um Paulista.

O bom trabalho em São Paulo alçou o técnico à Seleção Brasileira, em 2010. No cargo, Mano venceu dois Superclássicos das Américas, conquistados em 2011 e 2012, mas não chegou ao objetivo principal que era a disputa da Copa do Mundo no Brasil, em 2014. Foram 40 jogos, 27 vitórias, 6 empates e 7 derrotas – aproveitamento de 72%.

Em seguida, Mano dirigiu o Flamengo em 2013, onde pediu demissão por não conseguir transmitir suas ideias do futebol ao elenco, e voltou em 2014 ao Corinthians, onde não teve o vínculo renovado.

O treinador deixou o Flamengo com 50% de aproveitamento. Em 22 partidas, com nove vitórias (incluindo um amistoso contra o São Paulo), seis empates e sete derrotas. Sob o comando dele, o time não conseguiu sequer duas vitórias consecutivas.

Nessa segunda passagem pelo Corinthians, Mano Menezes comandou o Corinthians em 63 partidas, com 33 vitórias, 15 empates e 15 derrotas. Terminou o Brasileiro na 3ª posição, foi eliminado nas quartas de final da Copa do Brasil pelo Atlético e caiu na primeira fase do Campeonato Paulista.

Num trabalho de três meses entre setembro e dezembro de 2015, Mano Menezes treinou o Cruzeiro em 16 jogos, com oito vitórias, seis empates e duas derrotas. Sua continuidade para 2016 foi interrompida por uma proposta milionária do Shandong Luneng, da China, que pagou multa rescisória de R$ 7 milhões para tirar o gaúcho da Raposa. Na Ásia, ficou apenas seis meses.



Tags: cruzeiro diretoria clube mano menezes