Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Após saída de Paulo Bento por maus resultados, diretor vê pontos positivos de gestão no Cruzeiro

Thiago Scuro crê que clube colherá frutos e melhorará resultados em longo prazo

postado em 27/07/2016 09:00 / atualizado em 27/07/2016 19:03

Rodrigo Clemente/EM D.A Press
O diretor de futebol Thiago Scuro creditou aos maus resultados a saída do técnico Paulo Bento do Cruzeiro. De fato, o clube vive péssimo momento: está na 19ª colocação do Campeonato Brasileiro, com 15 pontos nas 16 primeiras rodadas – apesar de ter avançado para as oitavas de final da Copa do Brasil. No primeiro semestre, Deivid também pagou caro por ser eliminado nas semifinais do Estadual e na fase de grupos da Primeira Liga, sendo demitido em abril. A tentativa de salvar o ano repleto de decisões malsucedidas está nas mãos de Mano Menezes, que tem a seu favor o bom aproveitamento à frente do clube no segundo semestre de 2015 (oito vitórias, seis empates e duas derrotas).

Questionado se a diretoria também falhou no planejamento, Thiago Scuro mudou o discurso do "futebol de resultados" aplicado somente a Paulo Bento, minimizou erros da gestão e preferiu avaliar de maneira positiva alguns pontos isolados, como a aquisição dos direitos econômicos do volante Lucas Romero, convocado pela Seleção Argentina para disputar a Olimpíada no Rio de Janeiro, e uma reorganização financeira que permitiu recursos maiores em caixa.

“Principalmente quando o clube vive esse momento de maus resultados, torcedor e parte da imprensa só olham para o que não funcionou. Mas acho que o Cruzeiro produziu muitas coisas boas, como no caso do Romero. Além disso, o clube pôde fazer investimento com recursos próprios. Nós estabelecemos um plano de reorganização para fazer o clube ter essa condição. Já expliquei algumas vezes as mudanças que o mercado teve por causa de Profut e proibição de investidores. Tem muita coisa positiva produzida na Toca da Raposa II, mas para quem está de fora são apenas o jogo e o resultado”, disse o dirigente.

Ironicamente, Bento foi mandado embora apenas por "resultados negativos". "Não é uma coisa do futebol brasileiro, é do mundo. Qualquer modalidade de alto rendimento, a perspectiva é de bons resultados, de conquistas. E um clube do tamanho do Cruzeiro, quando há a dificuldade de construir bons resultados, a pressão é grande. Lamentavelmente não deu esse resultado", afirmou Thiago Scuro.

Sobre os atletas contratados pelo clube, o diretor garantiu que todos passaram por rigoroso processo de avaliação de comissão técnica e departamento de análise. “Contratações por melhores momentos (DVD) não existem mais nos cubes. Hoje tem ferramenta de tecnologia que você consegue ter acesso aos jogos completos e às estatísticas. Cada caso é um caso, pois depende da necessidade do elenco. Mas digo que não houve nenhuma contratação por ‘melhores momentos’. O Arrascaeta (contratado pela diretoria anterior) é o maior exemplo disso: ele precisou de um tempo para se adaptar, foi criticado no ano passado e hoje é um dos maiores destaques do Cruzeiro. Temos conhecimento grande sobre os atletas e o que acontece aqui. Qualquer erro que cometemos vamos trabalhar para consertar aqui”.

Thiago Scuro reforçou a tese do planejamento em longo prazo para a diretoria com base nos investimentos recentes do Cruzeiro, que desembolsou quantias significativas pelos direitos econômicos dos atacantes Rafael Sobis, ex-Tigres/MEX, e Ramón Ábila, que defendeu o Huracán/ARG. Outros atletas como Bryan, Edimar, Rafinha, Ezequiel, Lucas Romero e Matías Pisano também assinaram vínculos prolongados.

“Em cinco, seis meses geramos investimentos já previstos. Com exceção do Denílson, que veio por empréstimo com possibilidade de continuar, todas as outras contratações terão três, quatro, cinco temporadas no Cruzeiro. Não é trabalho para 2016. É para os próximos anos. Assim, teremos de contratar menos depois. Mas para ter médio e longo prazo precisamos do curto prazo também. É a 13ª temporada em que estou no futebol e nunca vi algo parecido. Ninguém daqui de dentro e nem eu estamos acostumados a viver essa situação”, concluiu o executivo.

Tags: cruzeiro seriea interiormg futnacional Thiago Scuro Paulo Bento