Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Em 'reestreia' contra o Santos, Mano priorizará 'velhos conhecidos' para escalar time do Cruzeiro

Técnico colocará base de equipe comandada por ele no segundo semestre de 2015

postado em 29/07/2016 15:00 / atualizado em 29/07/2016 15:17

Jair Amaral/EM D.A Press
Um dos critérios utilizados pelo técnico Mano Menezes para selecionar os 11 titulares do Cruzeiro no duelo de domingo, às 16h, contra o Santos, na Vila Belmiro, é o conhecimento que ele adquiriu sobre os jogadores em sua primeira passagem pelo clube, no segundo semestre de 2015. Atletas como os zagueiros Bruno Rodrigo e Manoel, os volantes Henrique e Ariel Cabral, o meia De Arrascaeta e o atacante Willian tendem a ser prestigiados, já que a Raposa foi bem no returno do Brasileiro do ano passado e registrou 62,5% de aproveitamento sob o comando de Mano.

Logo no primeiro treino, Manoel assumiu a titularidade na zaga no lugar de Leo e Willian foi escalado de centroavante, com Ábila ficando entre os reservas. Já o volante Henrique sofreu torção leve no tornozelo esquerdo e precisou ser substituído por Bruno Ramires. O camisa 8, porém, passará por reavaliação do departamento médico e, segundo o próprio Mano Menezes, ainda tem chance de ser titular. O técnico falou a respeito da importância de utilizar atletas com os quais já trabalhou para tirar o Cruzeiro da incômoda zona de rebaixamento (19º lugar, com 15 pontos).

“Se a equipe estivesse vivendo bom momento, manteria o time que vinha jogando. Como não é o caso, tenho que partir de uma ideia. E a ideia é a que eu vi no ano passado. Disse aos jogadores e a vocês aqui. Agora é pensar em termos táticos, ver como a equipe evolui e até utilizar os jogadores que chegaram, respeitando, claro, a produtividade de cada um”.

No ano passado, Mano Menezes alcançou bons resultados no Cruzeiro graças ao esquema que procurava ser forte na marcação e efetivo em contra-ataques. O time não tinha tanta posse de bola, porém era “agressivo” enquanto chegava à frente. Por causa dessa filosofia, venceu oito de 16 jogos e somou 30 de 48 pontos disputados na temporada passada. Questionado se será assim contra o Santos, o técnico deixou a possibilidade em aberto.

“Não é possível jogar só em contra-ataque, mas não é necessário atuar o tempo todo no campo do adversário. Às vezes o adversário te dá espaço, você pode baixar a linha e encaixar um bom ataque. Me lembro um jogo contra o São Paulo que fizemos grande jogo no primeiro tempo e viramos no segundo (vitória por 2 a 1, no Mineirão, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2015). Não há preferência para A ou B. É preciso entender o que é o futebol. Quero que os jogadores recuperem a confiança, e nós estaremos ao lado deles para mostrar a parte da comissão técnica. Tenho certeza que o torcedor do Cruzeiro vai ver o time jogando do jeito que ele gosta”.

O provável time do Cruzeiro terá Fábio; Lucas, Manoel, Bruno Rodrigo e Edimar; Henrique (Bruno Ramires), Ariel Cabral, Rafinha (Robinho) e Arrascaeta; Rafael Sobis e Willian. Mano Menezes explicou que aos poucos colocará “sua cara” na equipe, embora o processo seja demorado em função de correções táticas e do próprio andamento da Série A. “Deve demorar ainda alguns jogos por causa da alteração que vamos propor. Mas não pode ser menos competitivo, ainda mais num jogo na Vila Belmiro, onde sabemos que o Santos é muito forte”.

Quem jogou com Mano Menezes em 2015:

Goleiros: Fábio e Rafael
Lateral-direito: Mayke
Zagueiros: Bruno Rodrigo e Manoel
Volantes: Henrique e Ariel Cabral
Meias: Arrascaeta, Alisson e Marcos Vinícius
Atacante: Willian

* Os zagueiros Leo e Dedé, o atacante Judivan, o goleiro Elisson e o volante Bruno Ramires também estavam no elenco, mas não atuaram (os três primeiros por causa de lesão)

Tags: seriea futnacional interiormg Cruzeiro Raposa