Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Velocidade será arma do Cruzeiro em Cariacica para tentar bater o vice-líder Flamengo

Mano aposta nas saídas rápidas da defesa para o ataque no jogo contra o Flamengo, em Cariacica. Desafio será neutralizar o setor de criação do rubro-negro

postado em 24/09/2016 11:34 / atualizado em 24/09/2016 11:42

Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

Enfrentar o vice-líder do Brasileiro em um estádio onde o rival está invicto e com expectativa de casa cheia não será tarefa das mais fáceis para o Cruzeiro, que encara o Flamengo neste domingo, às 16h, no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, pela 27ª rodada do Brasileiro. Para segurar o rubro-negro e tentar sair no contra-ataque, o técnico Mano Menezes terá duas novidades: Ezequiel assume a vaga de Lucas, expulso no clássico, e Lucas Romero deve começar no meio-campo, em lugar de Ariel Cabral, para aumentar a velocidade na saída de bola, na tentativa de surpreender o rival.

“(A escalação) vai depender da estratégia que a gente utilizar. Temos que ter uma saída rápida. Então pode-se deduzir”, afirmou Mano, deixando a entender que Romero deve herdar a vaga de Ariel para agilizar a saída para o contra-ataque. Outra preocupação do treinador é apertar a marcação ao setor criativo do Flamengo. “Não trabalho com marcação individual, mas, sim, por zona. Nosso time precisa ter agressividade de marcação por zona. O Flamengo tem uma série de movimentos coordenados que fica fácil a gente ler, mas não é fácil de neutralizar. Por mérito, está na vice-liderança”, comentou.

Com a mudança, o meio-campo do Cruzeiro deve ter Romero, Henrique e Arrascaeta, servindo a Robinho, Sóbis e Ábila. A outra troca é na lateral direita: Ezequiel vai começar sua segunda partida como titular, a exemplo do que ocorreu no empate com o Coritiba, por 2 a 2, na 20ª rodada. “O Ezequiel tem boas triangulações curtas. Quero que ele faça o melhor. Entrou bem contra o São Paulo. Vamos pensar o jogo para dar segurança a ele”, afirmou Mano.

Ezequiel vai substituir Lucas, que tem sido cobrado pela torcida. “(As cobranças) acontecem em todo clube. O Lucas é um grande jogador, já mostrou isso. Eu tenho que estar pronto e aproveitar esta oportunidade”, afirmou, antes de falar sobre suas qualidades. “Marco bem ali atrás e procuro auxiliar os jogadores da frente com assistências e, quem sabe, até com gols. Espero corresponder à oportunidade. Venho trabalhando muito forte para ajudar o Cruzeiro. É estar concentrado, fazer uma grande partida e ajudar a vencer”, afirmou.

TREINOS

O técnico Mano Menezes comandou o penúltimo treino nessa sexta-feira na Toca da Raposa II, antes do embarque para Vitória, no início da tarde. Neste sábado, o time treina no local da partida. Como foi expulso no empate com o Atlético por 1 a 1, domingo passado, Mano não poderá ficar no banco de reservas. Na partida, a equipe será comandada pelo auxiliar Sidnei Lobo.

Contra o Flamengo, o Cruzeiro (15º colocado, com 30 pontos) tenta dar fim à sequência de três jogos sem vencer, depois de perder para Botafogo (2 a 0) e São Paulo (1 a 0) e empatar com o Atlético. “Temos que pontuar nestas próximas rodadas. E temos que descontar os três pontos que deixamos contra o Botafogo. Se não der de uma vez, vamos descontar em parcelas”, comentou Mano.

08/10/1995. Credito: Paulo Filgueiras/EM. Brasil.


MEMÓRIA

Cariacica, 21 anos depois

Não será a primeira vez que Flamengo e Cruzeiro se enfrentam na capixaba Cariacica. Em 8 de outubro de 1995, pelo Brasileirão, as equipes jogaram em um Estádio Kléber Andrade bastante diferente do atual, com torcedores aglomerados em barrancos, diferente das arquibancadas de hoje em dia. Em campo, o time celeste venceu por 2 a 0, gols de Paulinho McLaren, depois de jogada de Roberto Gaúcho, e Marcelo Ramos, de cabeça. O resultado classificou os mineiros para a semifinal contra o Botafogo, que se sagraria campeão daquela edição.

Tags: ezequiel brasileiro seriea interiormg cruzeiro flamengorj cariacica