Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Com título da Chapecoense, Cruzeiro fica mais próximo de vaga na Sul-Americana de 2017

Time depende de empate com o Corinthians para disputar torneio internacional

postado em 05/12/2016 16:30 / atualizado em 05/12/2016 17:54

Divulgação/Conmebol

Com o título da Copa Sul-Americana sendo oficialmente outorgado nesta segunda-feira à Chapecoense, o Cruzeiro ficou bem perto de garantir vaga na segunda mais importante competição do continente. Para tanto, precisará empatar com o Corinthians no domingo, às 17h, no Mineirão, pela 38ª rodada da Série A.

Em nono lugar no Brasileiro, com 52 pontos, a Chape vai disputar a Copa Libertadores de 2017 como campeã da Sul-Americana. A equipe catarinense foi declarada vencedora do torneio pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) quase uma semana depois do acidente aéreo que matou 71 pessoas, sendo 19 jogadores de seu elenco. A agremiação se encaminhava para Medellín, na Colômbia, onde enfrentaria o Atlético Nacional na última quarta-feira, no Atanasio Girardot, pelo duelo de ida da final da "Sula". Comovido com a dor proporcionada pela tragédia, o próprio clube colombiano se mostrou solidário e solicitou à entidade máxima do futebol no continente que o título fosse destinado à Chapecoense.

Em função da decisão anunciada pela Conmebol, o 14º colocado do Campeonato Brasileiro será um dos seis representantes do país na Sul-Americana. Essa posição é atualmente ocupada pelo Coritiba, que soma 46 pontos.

Na 13ª colocação do Brasileiro, com 48 pontos, a Raposa já se encontrava na zona classificatória da “Sula”. Isso porque Grêmio e Atlético, finalistas da Copa do Brasil – competição que garante vaga na fase de grupos da Copa Libertadores –, estão na parte de cima da tabela da elite nacional.

O Grêmio, que venceu o jogo de ida no Mineirão por 3 a 1 e atuará em casa nesta quarta-feira, às 21h45, em sua arena, é o oitavo colocado do Brasileiro, com 53 pontos. Caso seja campeão da Copa do Brasil, o tricolor gaúcho vai à Libertadores e “puxa” o 13º colocado, no caso o Cruzeiro, para a Sul-Americana.

Se o Atlético – quarto na Série A, com 62 pontos – ganhar a Copa do Brasil, o sétimo colocado do Brasileiro “abrirá mão” da Sul-Americana e “herdará” a vaga na fase preliminar da Libertadores. Esse cenário também beneficia o 13º da elite no país.

Um ponto


A conta para o Cruzeiro se qualificar à Sul-Americana é simples: basta um empate com o Corinthians no próximo domingo, às 17h, no Mineirão, pela última rodada do Brasileiro. Com isso, o time de Mano Menezes chegaria a 49 pontos e não poderia ser ultrapassado pelo 15º Vitória, que só pode somar 48, e pelo 14º Coritiba, que até teria possibilidade de igualar 49 pontos, mas levaria desvantagem no número de vitórias.

O clube celeste só ficaria fora do torneio em caso de derrota para o Corinthians e triunfos de Coritiba e Vitória sobre Ponte Preta (no Moisés Lucarelli, em Campinas) e Palmeiras (no Barrradão, em Salvador), respectivamente.

Histórico


Bicampeão da Copa Libertadores (1976 e 1997), bi da Supercopa (1991 e 1992) e campeão da Recopa Sul-Americana (1998), o Cruzeiro não ostenta a mesma tradição na Sul-Americana. Em quatro participações, a melhor campanha do clube celeste foi em 2005, quando disputou as oitavas de final e acabou eliminado pelo Vélez Sársfield, da Argentina.

Tags: sulamericana futnacional futinternacional classificação contas Cruzeiro Coritiba Vitória