Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Com possível saída de Bruno Rodrigo, Cruzeiro prepara 'novo' zagueiro para atuar na esquerda

Manoel, do elenco atual, e Luis Caicedo, reforço para 2017, são os candidatos

postado em 08/12/2016 19:30 / atualizado em 08/12/2016 21:43

Alexandre Guzanshe/EM D.A Press

Colocado na reserva do Cruzeiro pelo técnico Mano Menezes nesta reta final de Campeonato Brasileiro, o zagueiro Bruno Rodrigo, de 31 anos, não deve ter o contrato renovado para a temporada 2017. A decisão sobre o futuro do jogador será anunciada no decorrer da próxima semana.

A diretoria celeste preferiu manter Leo, três anos mais jovem, e focar também na permanência de Dedé. No ano que vem, o time ainda contará com Manoel, Luis Caicedo – equatoriano contratado por US$ 1,6 milhão ao Independiente del Valle (60% dos direitos econômicos) – e Fabrício Bruno, este último revelado nas categorias de base do clube.

Em 2016, Bruno Rodrigo foi o zagueiro com mais partidas pela Raposa: 52 (seis gols marcados). Manoel, que completará 30 apresentações no domingo, às 17h, contra o Corinthians, no Mineirão, é quem mais se aproxima em número de jogos.

Com a iminente saída do camisa 4, Mano Menezes terá de preparar um novo defensor para atuar pelo lado esquerdo, posição originalmente ocupada por Bruno Rodrigo, que é destro. Como o comandante não disporá de nenhum zagueiro canhoto no elenco, um atleta cujo pé preferencial é o direito fará essa função.

Nas três partidas anteriores do Cruzeiro na Série A – vitória por 1 a 0 sobre o Sport, na Ilha do Retiro; empate por 2 a 2 com o Santos, no Mineirão; e derrota por 1 a 0 para o Internacional, no Beira-Rio –, Manoel jogou pela esquerda. Leo, por sua vez, posicionou-se à direita até mesmo quando teve ao lado atletas menos experientes, como Bruno Viana, vendido ao Olympiakos da Grécia em agosto por 2 milhões de euros (R$ 7,6 milhões).

No departamento médico está Dedé, em recuperação de fratura na patela do joelho direito e com boa expectativa de voltar aos gramados no primeiro semestre de 2017. Nos momentos em esteve à disposição, o zagueiro de 1,92m também tinha a preferência de jogar do lado direito.

Em compensação, o equatoriano Luis Caicedo, à época de Independiente del Valle, mostrou a mesma versatilidade de Manoel. Quando formou dupla com o compatriota Arturo Mina no time que chegou à final da Copa Libertadores e foi derrotado pelo Atlético Nacional, o novo reforço estrelado, de 1,85m, atuou pelo lado esquerdo. Tudo indica que ele e Manoel brigarão por essa posição em 2017.

Bola aérea

Em quase quatro anos defendendo o Cruzeiro, Bruno Rodrigo marcou 17 gols em 166 jogos e se tornou o terceiro maior zagueiro artilheiro da história do clube. O detalhe relevante é que o atleta de 1,86m ficou conhecido por ser competitivo na bola aérea. Dos 17 gols pela Raposa, 16 foram anotados em finalizações de cabeça e apenas um em chute "mascado" com o pé direito.

Tags: raposa cruzeiro interiormg seriea futnacional zagueiro Bruno Rodrigo