Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Cruzeiro negocia com coordenador da CBF e estuda promover executivo da base a gerente

Erasmo Damiani e Klauss Câmara são cotados para trabalhar juntos no clube em 2017

postado em 12/12/2016 21:10 / atualizado em 12/12/2016 22:06

Divulgação/CBF

O Cruzeiro negocia com Erasmo Damiani, coordenador das categorias de base da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), para substituir Thiago Scuro na direção de futebol do clube em 2017. Segundo apurou o Superesportes, as conversas estão em andamento e os detalhes podem ser acertados no Rio de Janeiro, onde o presidente Gilvan de Pinho Tavares se encontra para prestigiar a festa de encerramento do Campeonato Brasileiro.

Por mensagem, Damiani desconversou sobre a eventual proposta e preferiu não se manifestar abertamente. “Por enquanto não tenho nada a falar”. Contudo, fontes ligadas à CBF e ao próprio Cruzeiro confirmaram à reportagem que o coordenador já foi procurado.

Erasmo Damiani, de 50 anos, coordena a base da Seleção Brasileira desde o início de 2015. Neste ano, a equipe sub-23, comandada por Rogério Micale – técnico contratado sob sua gestão –, sagrou-se campeã pela primeira vez do torneio de futebol masculino dos Jogos Olímpicos, evento realizado no Rio de Janeiro.

Antes de trabalhar na Seleção, Damiani passou pelas bases de Figueirense, Atlético-PR e Palmeiras. Em Santa Catarina, ele atuou ao lado de Klauss Câmara, atual diretor-executivo de futebol de base do Cruzeiro. Os dois construíram relação de amizade no Sul do país e, desde então, têm mantido contato frequente.

Gerência

Divulgação/Cruzeiro
Com duas passagens pela base na Toca da Raposa (julho de 2010 a agosto de 2011; e desde junho de 2014) Klauss Câmara é cotado para trabalhar no grupo profissional e assumir o cargo de gerente de futebol. Essa função não é ocupada desde que Valdir Barbosa se desligou do Cruzeiro, em agosto de 2015, e acertou com o Coritiba.

Com experiência vasta no futebol de base, Câmara chegou a ter a promoção estudada pela alta cúpula celeste em setembro de 2015, quando Isaías Tinoco foi demitido. O clube, no entanto, manteve o dirigente na base e, no fim daquele mês, contratou Thiago Scuro.

Sobre a possibilidade de fechar com o novo diretor de futebol, o próprio vice-presidente de futebol do Cruzeiro, Bruno Vicintin, e o supervisor de futebol, Pedro Moreira, são próximos a Erasmo Damiani, o que pode facilitar ainda mais a conclusão do negócio.

Negociações frustradas

Antes de procurar Damiani, o Cruzeiro tentou o retorno do diretor de futebol Alexandre Mattos, campeão brasileiro pelo Palmeiras, e ofereceu salário superior ao que ele recebia nos dois primeiros anos de contrato com o clube paulista. Mattos, porém, já havia dado sua palavra a Paulo Nobre, presidente do time alviverde, e prorrogou sua permanência em São Paulo por mais duas temporadas com condições economicamente melhores.

Curiosamente, Alexandre Mattos deixou o Cruzeiro em dezembro de 2014, depois de ter sido bicampeão brasileiro (2013 e 2014), sem que Gilvan se esforçasse por sua permanência em Belo Horizonte.

Outro profissional tentado pelo clube celeste foi Anderson Barros, do Vitória, mas recebeu a negativa em virtude de uma conversa já adiantada com o Vasco. Além disso, a família de Barros vive no Rio de Janeiro, o que facilitou em sua decisão.

Tags: diretor mercado cruzeiro selefut mercadobola erasmo damiani klauss câmara