Cruzeiro
None

MERCADO DA BOLA

Destaque da base tem propostas de outros times, mas Cruzeiro deve selar compra em janeiro

Raniel pertence ao Santa Cruz e está no clube celeste desde o início deste ano

postado em 29/12/2016 17:50 / atualizado em 29/12/2016 18:41

Reprodução/Instagram
O Cruzeiro está próximo de ficar em definitivo com Raniel, um dos destaques das categorias de base do clube. O meia-atacante, de 20 anos, pertence ao Santa Cruz e atua no time júnior celeste desde maio. A equipe coral emprestou o jogador por um ano, com opção de compra. A diretoria da Raposa já procurou os pernambucanos para adquirir os direitos econômicos do jovem.

“Sim (o Cruzeiro nos procurou). Até o início do mês de janeiro esperamos ter tudo concluído”, disse Alírio Moraes, presidente do Santa Cruz, ao Superesportes. Ele não quis informar o valor da compra “porque o contrato tem cláusula de sigilo”.

Os dirigentes estão negociando o percentual de direitos econômicos que ficará com cada clube. O Santa Cruz deseja ficar com uma parte para garantir algum valor em uma possível venda futura.

De acordo com o superintendente da base do Cruzeiro, Antônio Assunção, Raniel teve seu desempenho aprovado neste ano. Em 16 jogos oficiais, o atleta marcou oito gols, sendo cinco de falta. Era titular da equipe até que sofreu uma fratura na mão nas quartas de final da Copa do Brasil Sub-20, no duelo contra o Santos, e precisou passar por uma cirurgia. O retorno do jogador aos treinos está previsto para o próximo mês de janeiro.

Na Copa do Brasil Sub-20, Raniel foi o grande destaque do Cruzeiro e o terceiro no ranking de artilharia da competição, com quatro gols. Devido ao bom momento vivido em 2016, o meia-atacante despertou interesse de outros clubes do Brasil.

“Ele tem propostas de grandes clubes. O contrato dele é até maio com o Cruzeiro e eles têm direito de exercer a compra, têm a prioridade. Os valores eu não posso informar. Isso é com o Cruzeiro e Santa Cruz”, afirmou Eduardo Maluf, empresário do jogador, à reportagem.

Histórico problemático no Santa Cruz


Sempre tratado com uma grande joia no Santa Cruz, Raniel teve momentos conturbados no clube. Em 2014, após um jogo do Campeonato Pernambucano, o atleta recebeu uma punição sendo pego no doping por uso de cocaína.
No Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o jogador recebeu um gancho de 12 meses.

Reprodução/Instagram
Em seguida, a pena foi reduzida para seis meses pelo advogados corais até que o comitê disciplinar da Fifa entrou no caso e retomou a punição de um ano para Raniel, proibindo o atleta de atuar até fevereiro de 2016. Novamente, o departamento jurídico do Santa Cruz entrou em ação. Entendeu que a punição da entidade máxima do futebol veio fora do prazo e, com essa alegação, conseguiu liberar o meio-campista para jogar.

Após o imbróglio com a Fifa, Raniel ainda chegou a acionar o Santa Cruz na Justiça, alegando falta de pagamentos do clube coral. Pouco depois, a ação foi retirada e o jogador seguiu no Arruda. Em 2016, o meia disputou 21 jogos entre os profissionais até que acabou transferido por empréstimo ao Cruzeiro, em uma transação que também envolveu a liberação do volante Uillian Correia para o Tricolor até o fim desta temporada.

Tags: santacruz interiormg cruzeiro raniel santacruzpe mercadobola