Cruzeiro
None

PRIMEIRA LIGA

Atlético x Cruzeiro com torcida dividida anima Gilvan: "Queremos servir de exemplo"

Clássico válido pela Primeira Liga será realizado no dia 1º de fevereiro

postado em 18/01/2017 17:40 / atualizado em 18/01/2017 21:22

Beto Magalhaes/EM/D.A Press
A partida entre Atlético e Cruzeiro, em 1º de fevereiro, às 19h30, válida pela primeira rodada da Primeira Liga, será realizada com torcida dividida no Mineirão. A decisão, segundo o presidente do clube celeste, Gilvan de Pinho Tavares, foi tomada após uma assembleia feita entre os integrantes do torneio. O dirigente da Raposa se animou com a volta do clássico tradicional e afirmou que os idealizadores querem que a competição “sirva de exemplo”.

"A gente tem problemas em Minas para fazer jogo com torcida dividida. A própria polícia enxerga assim. O Mineirão não tem até hoje coisa simples que poderiam resolver isso. No estádio do Palmeiras, eles fizeram uma coisa simples e barato, que permite a divisão da torcida. Uma grade, sem perder espaço no estádio. Se fizessem isso no Mineirão, poderíamos fazer o clássico dividido aqui, já conversei com o presidente do Atlético. No Mineirão, as entradas criam risco muito grande de conflito entre torcida”, disse Gilvan, em entrevista coletiva na Toca da Raposa ll, nesta quarta-feira.

“Na Primeira Liga é diferente, criada por idealistas, presidentes de clube, querem fazer tudo de forma diferente. Todos discutimos em assembléia, democraticamente. Queremos servir de exemplo", completou.  

Na edição de 2016 da Primeira Liga, as equipes atuaram duas vezes como mandante e uma como visitante na fase de grupos. Teoricamente, essa condição deveria ser invertida, com Cruzeiro e Atlético jogando, cada um, duas partidas fora e uma em casa. Assim, para ninguém sair no prejuízo, as duas diretorias chegaram a acordo e marcaram o clássico em “campo neutro”.

A única vez que o novo Mineirão foi dividido meio a meio foi justamente na reinauguração do estádio, dia 3 de fevereiro de 2013, quando o Cruzeiro venceu o Atlético por 2 a 1. Os gols da equipe celeste foram marcados por Marcos Rocha, contra, e Dagoberto, enquanto Araújo balançou as redes pelo Galo.

Desde então, foram disputados 19 clássicos entre Atlético e Cruzeiro, válidos por Campeonato Mineiro, Campeonato Brasileiro e a decisão da Copa do Brasil de 2014. Na maioria desses jogos, a torcida visitante ocupou apenas 10% do estádio. Em alguns casos, houve duelos no Independência com torcida única.

Tags: atleticomg interiormg primeiraliga gilvan cruzeiro atlético