Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Lucas Silva pede passagem no Cruzeiro, mas esbarra nos números e na confiança em Ariel

Prata da casa tem entrado e jogado bem; argentino, entretanto, vive boa fase

postado em 24/02/2017 10:15 / atualizado em 24/02/2017 11:49

EM
"O bom filho a casa torna". No futebol, o retorno, quase sempre, é cercado de pressão por boas atuações. Em apenas três partidas incompletas, Lucas Silva se mostrou disposto a repetir as atuações que o fizeram ser considerado um dos destaques do bicampeonato brasileiro do Cruzeiro. A busca pela titularidade, entretanto, esbarra nos números consistentes* e nas boas apresentações de Ariel Cabral, concorrente pela vaga no meio.

Criticado por parte da torcida, o volante argentino tem se mostrado peça importante no time de Mano Menezes.

Mas Cabral e Lucas Silva podem jogar juntos? Sim. Na partida dessa quarta-feira contra o São Francisco-PA, os dois atuaram ao mesmo tempo. Mas não é essa a ideia do treinador, que considera Henrique titular absoluto.

Sobra, então, uma vaga para volante. Veja por que Ariel Cabral, ao menos por enquanto, é o dono da posição.

Combativo


Uma das críticas mais recorrentes ao volante argentino é quanto ao pequeno número de desarmes. Em 2017, Cabral mostrou que pode, sim, ser um ‘cão de guarda’ - mesmo sem a cara de ‘durão’.

Ele é o maior ‘ladrão’ de bolas do Cruzeiro na temporada. Foram 20 desarmes em oito jogos no total. A melhor atuação nesse sentido foi contra o São Francisco-PA. Na ocasião, Ariel retomou a posse oito vezes - mesmo número que todo o time paraense.

Ligação


Ariel Cabral aparece pouco em lances decisivos. O número de gols e de assistências é baixo. Entretanto, o argentino é fundamental na função de construir o jogo cruzeirense.

Se considerados apenas os números do Campeonato Mineiro, o camisa 5 é o segundo jogador de elenco com mais passes certos (150) - atrás apenas do zagueiro Leo (194). Ariel, no entanto, errou 18 vezes esse fundamento - o maior número do time.

Para um volante, estar no topo dos dois rankings significa ser participativo. E é justamente isso que cobra Mano Menezes. Quase sempre pelo chão, Ariel Cabral é fundamental na construção do jogo técnico e de posse de bola do Cruzeiro.

Homem de chegada

Reprodução/Footstats

O argentino nunca se provou muito habilidoso no ataque. Em 2017, isso não mudou. No entanto, Cabral tem conseguido aparecer bem no setor ofensivo do campo (veja acima). O primeiro gol do Cruzeiro na temporada, por exemplo, foi marcado por ele.

Um dos pedidos de Mano Menezes para os volantes do time é justamente a chegada na área adversária. E Ariel Cabral tem obedecido o treinador. Mas, para manter lugar no time, o argentino precisará ser mais participativo nos lances decisivos - passes para finalizações, assistências e gols.

Moral com o chefe


O bom desempenho estatístico de nada adiantaria se Mano Menezes não reconhecesse em Ariel Cabral uma peça importante para a equipe. Repetidas vezes, o treinador elogiou o comandado. E o argentino agradece.

“A confiança do treinador é boa. Ele confia em mim e eu tenho que demonstrar isso dentro de campo”, disse Cabral em entrevista coletiva no início de fevereiro.

Desde a primeira passagem de Mano no Cruzeiro, em 2015, o camisa 5 é titular. E assim seguirá se mantiver as atuações seguras.

*Dados coletados pelo Footstats

Tags: ariel cabral lucas silva cruzeiro cruzeiroec futnacional seriea interiormg raposa