Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Com disputas acirradas no elenco, Cruzeiro tem poucas vagas para muitos concorrentes

Várias posições seguem sem dono definido pelo técnico Mano Menezes

postado em 27/02/2017 12:01 / atualizado em 27/02/2017 17:11

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

No início da temporada, o técnico Mano Menezes afirmou que até o fim de fevereiro deveria ter definido o time titular do Cruzeiro. A hora chegou e parece que ainda há muitas dúvidas a serem dissipadas. As opções são boas, com as diferenças entre os jogadores sendo mais de estilo e características do que técnicas.

No gol, Rafael vem dando conta do recado desde agosto. Porém, sabe que poderá ter de voltar para a reserva assim que Fábio, recuperado de cirurgia no joelho, estiver em plena forma.

Na lateral direita Ezequiel tem crescido de produção a cada jogo. Mas não pode relaxar, pois Mayke é uma sombra forte e em quem a diretoria e a comissão técnica apostam muito, até por já ter dado respostas positivas quando exigido.

Na zaga ninguém tem posição garantida. Leo e o recém-chegado Caicedo foram titulares na última partida, mas Manoel, que começou o ano jogando, se recuperou de pancada e quer retornar. Além disso, Dedé já treina normalmente com bola depois de superar mais uma cirurgia no joelho direito e em breve deverá pleitear um lugar na equipe.

A lateral esquerda é o primeiro ponto em que parece haver um dono, o recém-contratado Diogo Barbosa. Ele vem mostrando bom futebol, tanto na defesa quanto no apoio ao ataque, não dando muitas chances aos outros jogadores da congestionada posição – Bryan, Edimar e Fabrício.

Quem vinha como titular absoluto e não mudou de status foi o volante Henrique, um dos mais experientes do grupo e que segue em bom nível. No trabalho de proteção da defesa e de propiciar saída de bola qualificada ele tem a companhia de Ariel Cabral, que viu crescer a concorrência com o retorno de Lucas Silva, que nos últimos dois anos atuou no futebol europeu.

Daí para a frente, os titulares parecem estar definidos, com Robinho, Thiago Neves, De Arrascaeta e Rafael Sobis. Foi essa a formação usada na goleada por 6 a 0 sobre o São Francisco-PA, pela segunda fase da Copa do Brasil, e que mostrou movimentação consistente, em que pese a pouca qualidade do adversário. Mas mesmo o quarteto ofensivo tem de se desdobrar. Afinal, opções não faltam a Mano Menezes, quem tem jogadores como Alisson, Elber, Rafinha e Ábila, além dos garotos Marcos Vinícius, Alex e Raniel.

ALTERAÇÕES NATURAIS

Segundo o treinador, as mudanças vão ocorrer naturalmente, muitas vezes motivadas pelas circunstâncias de cada jogo. Em um campo ruim, por exemplo, ele pode abrir mão dos toques rápidos e apostar na força, com Ábila entrando como referência na área.

Ou até alternar peças para evitar o desgaste. Afinal, se fez nove jogos em menos de um mês (contando o amistoso com o Brasília), a maratona seguirá a partir de quinta-feira, quando recebe a Caldense pelo Campeonato Mineiro: serão oito partidas em 25 dias, incluindo Copa do Brasil e Primeira Liga.

EM DISPUTA

Gol

Titular: Rafael
Candidato: Fábio

Lateral direita

Titular: Ezequiel
Candidato: Mayke

Zaga

Titulares: Leo e Caicedo
Candidatos: Dedé e Manoel

Volante

Titular: Ariel Cabral
Candidato: Lucas Silva

Garantidos

Lateral esquerda: Diogo Barbosa
Volante: Henrique
Armação: Robinho, Thiago Neves e De Arrascaeta
Ataque: Rafael Sobis

Tags: cruzeiroec seriea nacional interiormg futnacional disputas elenco